quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vale tenta despejo de funcionários lesionados

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) investigam suposta tentativa da Vale, de agilizar de maneira ilícita, procedimentos de revisão de benefícios previdenciários de aproximadamente 90 funcionários lesionados, junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social –INSS.
Conheça também a Associação dos Trabalhadores Vitimados por Doenças do Trabalho do Sudeste do Pará.

A denuncia vem do médico e ex perito da mineradora, Francileno Teixeira, que em depoimento a justiça afirmou: “em decorrência do ‘trânsito’ que possuía junto ao INSS a Vale pediu que agilizasse as decisões acerca de seus empregados junto a autarquia; que a Vale queria que as perícias que envolvem seus empregados fossem agilizadas para que as casas que tais pessoas ocupavam fossem desocupadas e a empresa pudesse usá-las para outras coisas”.

Teixeira relata que “a Vale ofereceu-se, inclusive para pagar os custos do INSS com exames envolvendo os trabalhadores e empresa”.

Segundo o Juiz Igor Garcia da 8 Vara Federal do Trabalho de Belém, “se comprovado que a Vale está ‘despejando’ ilicitamente seus empregados, pode sofrer ação individual destes ou coletiva, por parte do MPT ou do sindicato profissional”.

Leia mais:
30/08/2011- 20:27h

2 comentários:

gisele camara disse...

Parabéns Helton por este tópico em defesa da Saúde do Trabalhador. Penso que o Pilar central da sustentabilidade nossa de Nossa Previdência Social Pública está na Prevenção, Promoção e Proteção a Saúde do Trabalhador. Isto inclui em responsabilizar os promotores de adoecimento dos Segurados. Os contribuintes da Previdência não podem pagar uma conta que não é deles.

Unknown disse...

Hoje em dia a empresa hidro albras e alunorte, continua fazendo a mesma coisa com funcionarios doentes em barcarena, dia 14 de maio o deputado edmilson rodrigues fez um pronunciamento na ALEPA. Ta no site www.grampara/edmilson-rodrigues