quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PLANETA FRAUDE - OPERAÇÃO FALCATRUA

Curitiba, 31 de Agosto de 2011
Publicado: 31/08/2011 - 11:16 - Atualizado: 31/08/2011 - 11:29

PF promove operação para prender fraudadores da Previdência Social

Karla Losse Mendes Fale com o repórter

A Polícia Federal (PF) cumpre sete mandados de prisão temporária durante a “Operação Falcatrua” na manhã desta quarta-feira (31), em Guarapuava, região central do Estado. Os mandatos foram expedidos contra suspeitos de fraudar aposentadorias e causar prejuízo estimado em R$ 700 mil à Previdência Social.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação sobre o grupo criminoso começou em fevereiro deste ano. Durante a apuração, os policiais identificaram inclusive a participação de três servidores públicos da Agência da Previdência Social na cidade, que teriam participado da fraude de ao menos 80 benefícios. As principais fraudes foram detectadas em benefícios por incapacidade, especialmente auxílio-doença.
Além dos mandados de prisão, a polícia cumpre também oito mandados de busca e apreensão. A ação conta com a participação de 28 policiais federais e 10 servidores do Ministério da Previdência Social.



E teve Perito Médico preso:
"...As investigações começaram em fevereiro deste ano. Com a intermediação dos servidores, a agência pagava benefícios por incapacidade, especialmente o auxílio-doença, a quem não tinha direito. Dois funcionários públicos do INSS de Guarapuava e um médico-perito foram presos, além de outras quatro pessoas que faziam uma espécie de serviço de despachante".

4 comentários:

Saulo disse...

Interessante o texto "dois servidores públicos e um médico perito". Era um perito contratado ou os médicos peritos já deixaram de ser servidores públicos??

HSaraivaXavier disse...

Redação mal feita. Ao que tudo indica eram 2 servidores administrativos e 1 servidor perito médico.

ANTONIO disse...

Impressionante o vício que se tornou essa roubalheira no INSS, enquanto alguns "espertinhos" roubam milhões outros que deveriam receber o benefício são vergonhosamente barrados nos seus direitos, tratados com tanta indiferença que muitas vezes nem sequer buscam esses direitos. Antonio - Contador

HSaraivaXavier disse...

É como eu disse. Enquanto o governo não tratar o INSS como um banco que entra e sai muito dinheiro será isso. Enquanto usar de sistemas eletrônicos primários e frágeis e não lhe der segurança jurídico-admnistrativa com leis e normas claros. E a capacitação?
É inadmissível que ainda exista concurso para profissionais com nível médio no Inss. Da mesma forma que peritos do INSS que julgam não tenham noções básicas de direito e mesmo de perícias medicas. O novo concurso exige apenas CRM e oferece salários baixos diferentemente dos de 2005 e 2006. Olha o
tipo de médico que será oferecido a população. Agora imagina o que passa nas mãos dos peritos. É unanimidade que o INSS tem 50% de requerimentos com intuitos fraulentos.