segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SRPM ou "SICAMP 2 - O RETORNO DE FREDDY KRUGGER". MAIS UM SISTEMA PARA CONTROLAR PERITOS.

INSS quer terceirizar gestão para os já sobrecarregados peritos da ponta.

Com o fim do SIBE-BI, o INSS decidiu resgatar lá do fundo das trevas um sistema arcaico para tentar com que os próprios peritos façam aquilo que 11 sistemas diferentes existentes não conseguem: mensurar o real trabalho dos peritos dentro do INSS.

Fazendo um resgate de uma postagem de 2012, o INSS tinha naquela época 10 sistemas diferentes para controlar peritos, cada um com um resultado diferente (clique aqui).

Um deles era o SICAMP, feito por médicos da Gex Santos, onde o próprio perito tinha que perder tempo cadastrando em um sistema lento e detalhista todas as atividades feitas, que por sua vez foram usadas em reuniões para fazer comparações indevidas causando assédio a vários colegas.

Uma frustrada tentativa de encampar esse sistema fracassou em 2009. Agora, porém, o INSS decidiu resgatar esse sistema e vai rebatizá-lo de SRMP, sistema de registo de atividades médico-periciais, onde o INSS vai terceirizar a função de gestão no próprio operador (perito) que, além de ter que cumprir agendas lotadas sem condições estruturais, ainda vai ter que gastar tempo para passar tudo o que fez para um sistema a mais dos que já existem, como SABI e e-recursos.

Isso, somado ao sistema implementado no SABI para cruzar dados do SISREF com o início das agendas (Memorando-Circular Conjunto nº 8/DGP/DIRSAT/INSS), já somamos neste momento 12 sistemas de controle de atividade médico-pericial, a saber:

1) SISREF - Ponto eletrônico, senha individual, vigiado diariamente pelo chefe que homologa, SST e BSB.
2) SGA - O sistema Big Brother do Gabas, controla as senhas, a movimentação e tempo em cada setor.
3) CLOCK - Programinha do DATAPREV instalado nos computadores do INSS que passam relatórios diários de toda movimentação na máquina.
4) SABI - Possui relógio interno que controla o tempo de cada ação feita pelo perito
5) SICAMP/SRPM - Sistema interno criado em Santos que deveria ser alimentado pelos peritos para produzir relatório de atividade. Não colou e só algumas gerências usam. INSS quer institucionalizar essa ferramenta.
6) SCP - Sistema de controle pericial criado por Hauschild que nunca deu certo. Gestores vão alimentar o sistema com as atividades feitas pelos peritos.Era o "big brother" do Hauschild.
7) Controle Operacional - Médicos destacados pelo SST para supervisionar atividades periciais nas APS, mas em "off" também são obrigados a passar relatórios diários dos atendimentos dos peritos.
8) Supervisão de Benefícios - Faz relatórios diários via administrativo para a DIRBEN.
9) Chefe de APS - Além de ter que preencher vários dos sistemas acima ainda tem que fazer relatórios diários e mandar para a gerência.
10) Vigias de APS - Contratados para supostamente dar segurança ao trabalho, mas alguns tem desvio de função para vigiar entrada e saída de peritos e anotar placas de carros.
11) QUALITEC - Ferramenta de controle de qualidade de laudo médico pericial, usada para verificar também produtividade mas que os peritos jamais sabem exatamente quando é feito ou qual o resultado.
12) SABI x SISREF - Mecanismo para controlar o horário de entrada do perito x início das atividades periciais junto ao SABI.

2 comentários:

Ighenry disse...

Quem trabalha corretamente, não precisa se estressar com programinhas fúteis de controle. Eles são criados e utilizados por e para ocupar o tempo ocioso de quem não tem mesmo o que fazer. Podem criar 1000 desses que a fila do INSS continuará a mesma.

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

Hum,Hum
Aposto que vai aumentar !