quarta-feira, 25 de abril de 2012

O ANTI-HEROÍSMO DA PERÍCIA MÉDICA


A Perícia Médica tem dentro de si a vocação do anti-heroísmo. Aquela figura sem talento, virtude ou beleza que zanza, tropeça, pende e tartamudeia pelo mundo do trabalho. Como o querido "Chapolin Colorado", o super-herói latino, mulherengo, fraco, medroso, pobre, desajeitado e burro que aparecia para socorrer e que dizia "Se aproveitam da minha nobreza!!"- Quando alguém fazia pouco dele ou ele se via forçado a fazer algo contra sua vontade. Ela é uma anti-heroína como se escutasse repetidamente um “Deus que me livre de você, quer dizer, Deus que me ajude por você mas, por favor, não espalha” exatamente daqueles os quais está ajudando. É tipo a personagem da sensacional canção “Geni e o Zepelim” do mestre Chico Buarque. É isso. Uma classe de profissionais que a sociedade chama, paga, nega, cospe, caçoa e até joga pedra - por vezes com um realismo intenso, mas que, ao que tudo indica, quem diria, é também a sua única ridícula esperança de tempos melhores na matéria de Saúde do Trabalhador.

Ora, está aí para que todos vejam e leiam, quanto mais se cava no buraco da bacia das almas, quanto mais se abre a caixa preta desgovernada da Previdência, quanto mais se aprofundam os tórridos afagos e os arranhões das palavras, mais essencial, crucial e fatal se faz a grandeza da atividade médico-legal no cenário. Se você não concorda com isso pode chorar de raiva e subir pelas paredes. A Perícia Médica salvará você também. Subitamente todos os agentes parecem se render a sua inata importância social. A própria autarquia que parece tentar, de todas as formas, diminuir a sua dependência deste espinho no olho, pode ser no pé também, e subtrair o seu brilho pálido diariamente pisando e apertando, mas sem poder evitar a sua inexorável e irritante dependência. Terceirização, DCA, Demissão em massa e o escambal. Se fazer perícia fosse mais fácil a carreira já tinha sido extinta há tempos. “Mas não pode ser! Tem que haver um jeito de não precisarmos destes torturadores abusados” parecem dizer com bonecos brancos de Vodu na mão. FAP, Regressivas, Indenizações coletivas. MPT e AGU que mal liam os laudos periciais do INSS agora querem que os peritos salvem a pátria no combate aos acidentes de trabalho ainda que na sua reconhecida e inegável cegueira subnormal e malemolente claudicância administrativa e jurídica. Quem diria, agora os Peritos Médicos, que não sabiam decidir nada de nada, agora, dizem eles, julgam mais eficientemente que uma tabela proposta. A CUT e o Presidente do INSS literalmente andam com as cabeças "já pelas tabelas” parafraseando novamente o mestre. "Sigam-me os bons" lhes irrita também a anti-heroína.

A valorização da Perícia Médica desponta como sendo a única solução para tratar os males que açoitam o trabalhador. Aos poucos o mundo sindical, ora, ora, tem alinhado sem saber as suas demandas exatamente com aquilo que a perícia sempre alertou: vistorias técnicas, programas de qualificação, laudos fundamentados e dedicação ao cargo com consciência e responsabilidade social das suas decisões. Só que parece que ele ainda não sabe. E na verdade a própria seguridade social dependerá da Perícia Médica. Sim, brevemente novas medidas legais esquisitas empurrarão uma avalanche de desavisados e, claro, uns fraudadores básicos, para os consultórios periciais até que a conta não bata mais e, a exemplo dos irmãos ibéricos, todos chorem. Difícil é entender a ajuda a quem não toleramos. Difícil é engolir palavras que cortam. Difícil é viver da caridade alheia dos que nos detestam. Difícil é pedir a mão ao inimigo quando se está caindo num precipício. Mais difícil ainda é limpar o fundo de quem nos humilha. A Perícia Médica é a enfermeira que toma conta do doente rico, acamado, arengueiro, ranzinza e rabugento que não se conforma com a sua situação, mas depende de um mais fraco simplesmente para viver.  “Mas não pode ser Geni! Mas não pode ser Geni! Você pode nos salvar, você vai nos redimir!”. E viva a nauseante, agonizante, cambaleante, sufocante e insuportável Perícia Médica! A anti-heroína que vai nos salvar!

4 comentários:

Rodrigo Santiago disse...

E Viva o Heltron! Genial!

Snowden disse...

Depois que a CUT disse que "retirar do perito a avaliação do trabalhador implantando Tabelinha de PraZos" é um absurdo! E futuramente quando o Governo se conscientizar que "abrindo a porteira" pro beneficio, as contas vão explodir...parece que não aprende que está lidando com Brasileiro, povo ligeiro e malandro?! Que se não valorizar o Perito atendendo suas demandas de vzlorizacao dando salario por subsídios e equiparado a auditor fiscal, ele não vai se sacrificar em arriscar sua vida pelo erário?! É só conversar com os peritos de forma informal...Chegam a ser Idiotas...ô negos burros...e a DCA?! 1 bilhão por mês de rombo! Será que a Presidenta não enxerga que o deficit previdenciario grande parte é ingerência ?! E os benefícios que perde na Justiça por falta de assistente técnico?! Não vê também?! E o golpe dos 4 meses?! NAo vê que tem q treinar e incentivar o trabalhador a querer fazer bem feito?! Quer deficit de quanto?! 100 bilhões?! ...vamos com calma que a gente vai chegar lá ... Enquanto esse país não tiver atitudes inteligentes, enquanto só visualizarmos politização dos cargos públicos onde a natureza técnica deveria ser primOrdial, será a bagunça que reinará...

Snowden disse...

Heltron, Macunaíma entra em que parte da história?
;-))

Eduardo Henrique Almeida disse...

Brilhante! Que os homens responsáveis e que detém o poder assumam que perícia é atividade nobre, importante, qualificada e que precisa ser tratada com respeito.