quarta-feira, 4 de abril de 2012

DILMA DECLARA GUERRA À MEDICINA


A Presidente perdeu o rumo?

Contaminada pela política populista em período eleitoral, sem saber o que fazer para fazer do SUS uma verdade para o País sem ter que gastar dinheiro (confesso que nem eu sei), a Presidente que cortou 10 bilhões da saúde com o veto à EC 29 mas acha que o problema do país é falta de médico sustentada em uma mentira estatística diz que a solução para o problema de saúde é oferecer aos seus eleitores aquilo que ela jamais ofereceria para a sua filha e netos: Médicos de má qualidade, sem formação adequada e agora sequer formados no Brasil, como se vê na matéria do Valor Econômico de 02/04/12.

Enquanto a Presidente frequenta o melhor hospital privado do País bancada pela população brasileira, enquanto a sua filha dá a luz no melhor hospital privado de Porto Alegre, nas mãos dos melhores médicos formados nas melhores faculdades, Dilma quer resolver o problema da falta de médicos no país não fazendo o que deve, como montar estrutura decente, hospitais de qualidade e formar médicos e fixá-los no interior com bons salários e segurança. Não... isso custa dinheiro.

Ela quer é entupir o país de CRM abridno faculdade em qualquer esquina e agora entupir de "sem CRM" formados em países andinos e Cuba para atender a patuléia que paga com impostos suas idas ao Sírio Libanês em São Paulo, enquanto que estes mesmos países rumam no sentido oposto, o de não permitir revalidações fáceis a estrangeiros, inclusive brasileiros.

Postura lamentável, que denota no mínimo que a Presidente está sendo extremamente mal assessorada.

Sabe o que vai acontecer, Presidente? Esses médicos que de tão incompetentes sequer fazer faculdade no país conseguem, que não conseguem passar em prova de conhecimentos básicos, irão ficar um ou dois anos atendendo de forma descompromissada a população carente e depois vão rumar para a capital, lotando ainda mais o litoral de médicos e mantendo o interior vazio e carente. Ou alguém acredita aqui que um playboy que cursou medicina na Bolívia o fez porque queria muito atender populações carentes no meio da Amazônia?

Espera-se uma reação enérgica do CFM, da AMB e dos médicos. Espera-se que os médicos próximos à Presidente mostrem a ela o erro de postura em declarar guerra à medicina e de querer que desqualificados botem a mão em pessoas desamparadas, aumentando ainda mais o abismo social entre os ricos que se consultam com médicos de verdade e pobres que morrem nas mãos de médicos de mentira.

3 comentários:

E.G. disse...

De fato, herdou de Lula: os melhores assessores, a péssima memória, a camaradagem, o gosto pelas boas instituições e, por fim, as saídas mais nonsense para os problemas que insistem em não deixá-la governar em paz.

Vandeilton disse...

Infelismente, há dois tipos de médicos próximos à Dilma: os médicos que cuidam de sua saúde e os médicos deputados/senadores/governadores.
.
Os primeiros são proibidos pelo código de ética de influenciarem conceitos políticos de seus pacientes.
.
Os segundos são políticos. E como tais, quando o assunto é agradar o executivo, para manter cargos/benefícios para o partido, não pensam duas vezes em negar suas origens.
.
Aliás, já viraram poliíticos justamente porque não aguentavam mais a vida de médico (assim como nós também não a estamos aguentando).
.
Exemplo: O ministro da saúde, Padilha, é médico infectologista, e seu ministério, juntamente com o da educação, é o mentor/organizador deste complô contra a saúde pública brasileira.
.
Outro exemplo: a bancada dos médicos no legislativo só é menor que a dos advogados, mas a lei do ato médico não é aprovada nunca, pelos próprios parlamentares médicos.
.
Outro exemplo: Governador do Acre, o médico Tião Viana viu sua secretária humilhar os médicos e se calou ... não pediu explicações, não explicou, não puniu, não abriu investigação, não a desautorizou ... nada ... e olha que ela é subalterna a ele. Imagina se ela tivesse um cargo superior ao dele.
.
Outro exemplo: Agnelo Queiroz, médico e governador do distrito federal, dispensa apresentações. Acusação de corrupto é igual BOM DIA, para ele.
.
Etc ...

Snowden disse...

O problema do SUS é muito difcil de solucionar! Depois da municipalizacao, os prefeitos "botam a mão" nos recursos com licitações sinistras...
Além do mais os salários ofertados sao "pixulezinhos" e em consequência pouco atrativos, por isso só atrai "Bolivianos"...tem Hospital no estado de Sao Paulo que parece que vc está na Espanha, falando Portunhol...