quarta-feira, 16 de novembro de 2011

INSS tem Torre de Babel em software corporativo



Imagine uma indústria totalmente informatizada, mas com um programa para cada coisa. E imagine que muitos desses programas não " conversam" entre si. O que aconteceria com uma empresa assim? Quem respondeu "falência", provavelmente acertou. 
Esta é a realidade do poderoso Instituto Nacional da Previdência Social. Ele tem mais de 90 sistemas corporativos e, pasme, nem todos se interligam. Vejamos um dia típico de um Médico-Perito : ao chegar, ele usa o SISREF, o ponto eletrônico. Em seguida, aciona o SGA que controla as senhas e chamadas de segurados e precisa ser operado durante toda jornada, ou enquanto houver gente para atender. Passo seguinte, inicia o SABI, o programa para fazer perícias. Eis que aparece uma perícia do LOAS, então é necessário acionar o SIABPC. Mais tarde, o médico vai analisar um processo de aposentadoria especial, então está na hora de usar o PRISMA.Chegou o intervalo , hora de bater o ponto no SISREF. Voltou do intervalo, dá-lha SISREF de novo. O médico descobriu que  é necessário protocolar um documento. Sem problemas, está na hora do SIPPS . Opa, é preciso entrar no sistema que controla visitas externas, então vamos para o   HIPNET. Após um café tomado às pressas, surge uma homologação de aposentadoria, para isto nada melhor do que o SABI-CO, o Controle Operacional. De repente é preciso consultar determinada Portaria, Memorando, ou mesmo alguma lei. Nada de esquentar a cabeça, basta acessar o SISLEX. Por falar em consulta, há centenas de documentos eletrônicos em PDF e DOC que o profissional deve saber onde guardou. Não podemos esquecer também que todo servidor é obrigado a acessar e-mail todos os dias e se quiser conversar com alguém ( tipo MSN) pode usar o PANDIOM. Ufa! 
Seguramente os colegas que lerem este texto irão complementar com programas que esqueci de listar. Claro que para todos estes programas você tem que ter seu login e senha, a qual deve ser trocada de tempos em tempos e não se pode repetir as 10 últimas  ! 
Com tudo isso, algumas tarefas ainda são manuais!! Exemplo, perícia de maior inválido, perícia de acréscimo de 25 % . Isso mesmo, eu disse manuais, feita na caneta, manuscritas em papel. Não é o máximo? 

2 comentários:

gmourasilva disse...

Para acessar internet, você precisa de um navegador, como o Internet Explorer ou o Firefox. Para escrever um documento, abro o Word. Para enviar um email, uso o Mozilla Thunderbird. Se eu quero ouvir música, abro o Windows Media Player. Se eu quero conversar com alguém uso o MSN.

Seu post é implicância pura. Parece que você nunca usou um computador na vida antes de entrar no INSS.

Luiz Carlos Amado Sette disse...

O senhor seguramente NÃO sabe o que é significa sistema corporativo.Informe-se melhor antes de escrever bobagem.