sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FOLHA DE SÃO PAULO - "A Onda é Doença Mental"

25/11/2011
Afastamentos por doenças mentais disparam no país

As concessões de auxílio-doença acidentário --que têm relação com o  trabalho-- para casos de transtornos mentais e comportamentais cresceram  19,6% no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano  passado.

Esse aumento foi quatro vezes o da expansão no número total de novos afastamentos autorizados pelo INSS.
Nenhum outro grupo de doença provocou crescimento tão forte na  quantidade de benefícios de auxílio-doença concedidos entre janeiro e  junho deste ano.

"Há ondas de doenças de trabalho. A onda atual é a da saúde mental", diz Thiago Pavin, psicólogo do Fleury.

Na íntegra: 
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1011732-afastamentos-por-doencas-mentais-disparam-no-pais.shtml

 http://www.sinait.org.br/noticias_ver.php?id=4456

Comment:

A despeito de haver justa preocupação com a saúde do trabalhador e a incompetencia do SUS para tratamento de patologia mental, um outro aspecto também é importante e preocupa em especial os peritos do INSS. É que a grande maioria dos casos de agressões, as estatísticas do perito med falam de 88%, estariam envolvidos diretamente com portadores de patologias mentais. 
Isso também significa mais conflitos potenciais e, claro, dificuldades para julgar a incapacidade. Afinal, de 65 a 75% das fraudes das quadrilhas de auxílio doença estariam relacionadas a patologia mental, exatamente porque...
A Psiquiatria é sem duvida a ciencia médica mais difícil de ser abordada na perícia - uma vez que é uma das que necessitaria de mais aprofundamento da relação de confiança - já bastante reduzida no ato pericial -, além da subjetividade a ausência de exames complementares. E ainda pior, o atendimento pericial de psiquiatria forense é um dos mais demorados (tempo cerca de 1 hora). Uma perícia psiquiátrica, ou consulta, exige de 2 a 3 vezes o tempo normal de qualquer outra área. Num tempo em que o INSS quer "automatizar direitos" e "agilizar atendimentos", o seu crescimento pode significar mais pressão sob os peritos que, como todos os profissionais pressionados, erram mais.

4 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Curioso é que embora vários muitos tenham se pronunciado. Todos atribuem às cobranças do trabalhador com novas tecnologias da informação e pressão por metas.

2 fatores essencias foram ignorados por todos os que foram ouvidos. O primeiro é que a própria imprensa já alertara ainda este ano sobre o exagerado aumento em benefícios relacionado ao USO DE DROGAS ILÍCITAS - que por sinal todos sabem que cresce em ritmo acelerado. O Segundo é relacionado as fraudes. Em 2011 a psiquiatria renasceu infelizmente para assumir a ponta das fraudes em auxilio -doença. Somente este ano pelo menos 4 quadrilhas desmanteladas pela PF estavam envolvidas diretamente com benefícios fraudulentos por PATOLOGIA MENTAL. Alguém aqui esqueceu do episódio da PADARIA DO PÃO-DOIDO e a VAN GOHG?

É interessante como sempre se tende a puxar a interpretação dos dados a favor dos sincalistas. Podem enganar até quem não tem intimidade com a rotina do absurdo.

HSaraivaXavier disse...

Por fim existe uma relação direta com o Crime e a Impunidade.

Mas fazer o quê? Qualquer bandido de colarinho branco que precisa se apresentar para ser cobrado por responsabilidade coloca logo um atestado de patologia mental.

Ha´dezenas e dezenas de casos pelo Brasil e isto é crescente.

Qualquer doente psiquiátrico sabe que existem fraudadores no INSS inclusive eles mesmo nos contam nos consultórios.

Como separar? Ah! Nem me falem de especialistas. A grande maioria dos fraudadores engana o próprio psiquiatra. Todos eles chegam com laudos assistente.

Precisamos de outra idéia

Eduardo Henrique Almeida disse...

Área de pesquisa de Dra Maria Maeno.

Snowden disse...

E só ter os Investigadores da Previdencia! Indivíduos que saiam a campo afim de fiscalizar beneficiários! Ai pra ver o nego ou a nega dirigindo, bebendo cerveja, saindo pra trampar, indo ao clube, e contando vantagem pros amigos no bar fica fácil! Há sempre os indícios na sala pericial, seria só grampear o indivíduo e depois um belo processo nos couros por estelionato e grande oba oba na mídia, seria um grande estimulo pra acabar com a pouca vergonha ...