segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"PERITOS MALDITOS" - UMA ANÁLISE MATEMÁTICA.

O relato da mídia marrom e da sociedade civil desinformada viciada em tragédias é devastador para a nossa categoria. Por esses relatos, somos pessoas insubordinadas, cruéis, maléficas, despreparadas, incompetentes e sadomasoquistas e o segurado é um pobre cidadão honesto que pagou a vida inteira e quer o seu direito mas é maltratado pela perícia.

Será mesmo?

Como já provamos aqui, as matérias jornalísticas sobre previdência são em geral lamentáveis, as de perícias médicas parecem ser feitas por analfabetos ou com grave déficit cognitivo, a mais recente mostra mais uma "tragédia" mas o papel que o imbecil do repórter mostra é justamente uma carta de concessão de benefício.

Bom, mas como a sociedade compra como verdadeira essa tese dos "Peritos Malditos", vamos botar à prova essa crença.

A Fonte é o INSS em Números, boletim estatístico mensal do INSS. Esta autarquia, como todos aqui já sabem também, não é exatamente a melhor defensora dos peritos, e o boletim cita números oficiais, não especulações.

Bom, na edição de Abril de 2011, nós temos alguns dados:

Acumulado de Perícias Médicas feitas no país até Abril de 2011: 2.509.219
Número de Perícias Feitas em Abril de 2011: 581.154
Número de Perícias com Decisão Contrária até Abril de 2011: 30%
Número de Perícias com´Decisão Favorável até Abril de 2011: 70%

Queixas à Ouvidoria do INSS: Não separa por áreas específicas, somando "Benefícios, Denúncias e Atendimento" dá 34.979, mas inclui todos os tipos de serviços.

Número de pedidos de aposentadoria regular (idade, tempo de serviço) em Abril:163.663
Número de pedidos de benefícios por incapacidade (todas espécies) em Abril: 391.524
Total de benefícios pedidos ao INSS em Abril de 2011 (todos os tipos): 660.331
Percentual de Pedidos de Benefício por Incapacidade: 60%
Percentual de Pedidos de Benefícios Programados e outros não-médicos: 40%
Número de Peritos Ativos em Brasil em Abril de 2011: 3.333
Número de Servidores Administrativos Ativos: 33.475

Idade Média do Acervo de Benefícios por Incapacidade (Médico): 20 dias
Idade Média do Acervo de LOAS (Médico e Serviço Social): 24 dias
Idade Média do Acervo de Aposentadoria por Idade/Tempo (Administrativo): 44 dias
Idade Média do Acervo de Pensões (Administrativo): 30 dias
Idade Média do Acervo de Salário Maternidade (Administrativo): 28 dias


Número Médio de Perícias por Perito Ativo em Abril de 2011: 117,5
Número Médio de Benefícios por Administrativo Ativo em Abril de 2011: 4,8 (isso mesmo, MENOS QUE CINCO).

Indeferimentos de Ax1 (Perícia Inicial): 31%
Indeferimentos de PP (Pedido de Prorrogação): 18%
Indeferimentos de PR (Pedidos de Reconsideração): 66%
Índice de Concessão Judicial Inicial: 8%

Percentual de Perícias com Sugestão de Aposentadoria por Invalidez em 2011: 0,88%
Número de Aposentados por Invalidez no Brasil em Abril de 2011: 2.809.649
Gasto mensal com Ap. por Invalidez no Brasil em Abril de 2011: R$ 2.020.975.930,00
Percentual (Impacto) dos Aposentados por Invalidez na folha mensal do INSS: 9,70%
Número de Brasileiros (CENSO IBGE 2010): 190.732.694
Porcentagem de brasileiros aposentados por invalidez: 1,5%
Porcentages de brasileiros em idade economicamente ativa aposentados: 2,2%

Bom, os números falam por si só: Os peritos são apenas 9,25% do total de servidores ativos do INSS, mas esses 9,25% são responsáveis por 60% da demanda total do INSS, o que faz com que a média de trabalho dos peritos seja incríveis 2.337% maior que a média de trabalho dos funcionários admnistrativos. Mesmo assim, os peritos executam esse trabalho num tempo médio de espera 50% menor do que a média dos administrativos.

Ainda assim, as queixas à ouvidoria não conseguem fazer número percentual, são mero traço estatístico, e olha que o que não falta é chefe de APS estimulando segurado a se queixar de peritos.

Do total de mais de 2,5 milhões de perícias processadas até Abril, apenas 30% foram pelo não reconhecimento da incapacidade e 70% foram favoráveis aos segurados, especialmente perícias de PP, o que representa algum tipo de falha no trâmite pericial pois foge à curva da normalidade (Dra. Filomena já havia dito de 80 a 90% dos PP no Brasil eram favoráveis com DCB média de 60 dias) mas isso não representaria motivo de queixa pois o segurado recebe o auxílio doença nesses casos.

Além disso, mesmo com a Justiça sendo frouxa nas concessões de liminares (8% do total de concessões), dados da PFE mostram que em instância final apenas 5% dos processos são deferidos, ou seja, em 95% das vezes o Judiciário concorda com a perícia do INSS.

Também temos como fato que o número de perícias feitas em Abril é menor que o número de pedidos de Auxílio-Doença no mesmo mês, ou seja, se existe FILA é porque existe MÁ GESTÃO que gera distribuição indevida de recursos humanos e retrabalho excessivo lotando as agendas.

Também chama a atenção que mais de 2% da PEA (população em idade economicamnete ativa, 15-64 anos) no Brasil está aposentada por invalidez. De cada 100 brasileiros de qualquer idade ou origem, 01 está aposentado por invalidez neste momento. Surreal. Mostra bem o que vem sendo falado nos tópicos abaixo.

PARABÉNS À PERÍCIA MÉDICA DO INSS QUE MESMO TRABALHANDO NA ADVERSIDADE, COM INIMIGOS EXTERNOS E INTERNOS E INTENSA CAMPANHA ORGANIZADA DIFAMATÓRIA, CONSEGUE TER O MELHOR NÍVEL DE EXCELÊNCIA E EFICÁCIA DE TODO O SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL.
Esse é o caminho. A excelência.

Aos vagabundos e fraudadores de plantão, procurem o jornal marrom mais próximo para reclamar.

11 comentários:

angelina disse...

Tenho um orgulho danado de você.
Quem dera que 10% dos nossos peritos - 333 tivessem o teu calibre.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Cardoso disse...

Necessidade todos temos. Acredito piamente que a maiora das pessoas que procura o INSS realmente se considera incapaz. Mas achar não significa ser. Leia os tópicos abaixo sobre a infantilização e a vitimização do homem contemporâneo que entenderás porque muita gente vem procurando um muro para encostar. De fato, na maioria dos casos os TRABALHADORES tem o benefício reconhecido, na ordem de mais de 80%. Como já disse, só reclama quem é contrariado, só existe "humilhação" na denegatória.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HSaraivaXavier disse...

Mas não há qualquer comentário do Chico defendendo tal pratica. Pode escrever que tais casos existem, mas são rarissimos. Despresiveis em macro estatisticas. O seu argumento é improcedente ainda na origem. Todos os peritos que conheco são contra o atendimento de qualquer conhecido. Pior ainda de seu paciente. O Codigo de Etica Medica e os Pareceres são invariavelmente contrários a tal pratica que deve ser combatida com afinco.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Cardoso disse...

ENgraçado, primeiro tenta contestar os dados levantando assunto que não faz parte do tema, depois usa esse assunto para tentar desuqalificar argumento legítimo (95% das decisões judiciais são favoráveis ao INSS) e por fim joga outro assunto que nunca defendi, falando como se fosse fala minha. Perito que pericia o próprio paciente é crime, denuncie isso se souber de algum caso. O que isso tem a ver com a matéria?

H disse...

Infelizmente o caminho adotado pelo senhor acima é o mais trilhado por quem odeia a perícia mas não sabe onde colocar o defeito: no momento do discurso e da discussão com dados concretos, desvirtuam tudo e descambam para outro lado totalmente estranho ao propósito original. "Não gosto de perícia pq não gosto e a maioria dos peritos têm olhos castanhos...isso é um absurdo Como pode a maioria dos peritos não ter olhos azuis ou verdes? Temos que acabar com a pericia imediatamente". Mais ou menos assim.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Cardoso disse...

Não sei do que fala, mas se já está na Justiça, aguarde a decisão deles.

H disse...

Senhor Sebastião: sequer sei do que se trata. Mas, com certeza, não tem nada com o que se discute aqui. O senhor tem certeza de que seu comentário é pertinente ao tópico? Observe que somente se pode discutir o que está em questão e não outros assuntos, justos ou não, que estão ocultos apenas na sua mente. Espero ter sido claro. E, em verdade, parece que sua intenção é desqualificar todos os peritos frente ao que o senhor classifica como ato anti-ético. Essa maneira de desqualifacar o conjunto baseando-se em uma parte, deixa qualquer debate sem validade. Ficou tudo bem claro? Se desejar expor o caso, aí sim discutiremos sobre e não sobre o que está no tópico do colega.