segunda-feira, 28 de julho de 2014

BOMBA!! EXCLUSIVO: PERITO.MED TEM ACESSO Á VERDADEIRA "MINUTA" DA CARREIRA. JAMAIS FORAM 20H. INSS RECONHECE DEGRADAÇÃO DA CARREIRA E PEDE 30H. EXONERÔMETRO É RATIFICADO PELO MPS.

Está engavetado há quase um ano nos arquivos da SEGEP/MPOG (onde trabalha atualmente a esposa do Comissário Gabas) o processo 03100.001880/2013-24 oriundo do MPS e que versa sobre a proposta oficial do Ministério da Previdência Social para a reestruturação da carreira do perito médico previdenciário, conhecida entre os peritos como a "minuta" da carreira, por causa das promessas feitas pelo então candidato à presidente da ANMP, Jarbas Simas, de que viriam as 20h e ele inclusive teria visto essa minuta com esse teor (clique aqui). Achamos que o nobre colega vai precisar trocar os óculos.

Cansados de verem a ANMP brincar de sapo no pântano (só comendo mosca), colaboradores do blog foram à caça e descobriram a existência da minuta de reestruturação proposta pelo MPS e protocolada junto ao MPOG em novembro de 2013.

Resumidamente, o MPS faz as seguintes ponderações:

1) A carreira é essencial para as atividades do MPS e do INSS.
2) A carreira está defasada salarialmente.
3) O MPS não consegue repor os quadros e/ou fixar os peritos.
4) Aumento de demanda por novos serviços e aumento de contribuintes enseja mais peritos que em 2007.
5) O represamento gerado pela falta de peritos custa muito ao MPS.

Fazendo esse diagnóstico, na verdade já feito por este blog desde 2010, o MPS propõe a seguinte reestruturação da carreira:

A) Carreira de 30h sem redução salarial
B) Redução do peso da GDAPMP dos atuais 50% para 15% do salário total.
C) Reposição automática dos quadros

Esta proposta está na gaveta do MPOG desde novembro de 2013. Por isso fica ainda mais incompreensível, beirando à má fé, as justificativas absurdamente mentirosas que o próprio MPOG fez à Presidência da República para justificar o veto às 30h.

Leia aqui as justificativas absurdas do MPOG para o veto (clique aqui).

Como que o MPOG alega, por exemplo, que as 30h vão impactar na redução de perícias, se o próprio MPS informa ao MPOG que a redução para 30h NÃO CAUSARÁ impacto nas agendas médicas? 

Em relação á dificuldade de fixação de peritos, o MPS mostra com gráficos como que a carreira está desestimulante:


 Gráfico 7 (da minuta) - De todas as carreiras médicas federais ou similares à da perícia médica, o perito médico do INSS é o que tem a MENOR REMUNERAÇÃO FINAL (em amarelo à direita). Da esquerda para a direita: Delegado da PF, Auditor Fiscal do Trabalho, Médico IBAMA, Médico IPEA (* detalhe, esse é 20h) e Médico SUFRAMA.


Gráfico 6 (da minuta) - Remunerações iniciais de algumas carreiras de médicos (40h semanais) incluindo prefeituras e estados . A do Perito Médico do INSS é a pior de todas

Em relação ao exonerômetro, ao contrário do que alguns pelegos tentam dizer, a evasão da carreira foi comprovada pelo INSS que ratifica os números que o perito.med apresenta. O MPS informa ao MPOG que tínhamos 5.245 peritos em 2007 e éramos 4.849 peritos em 2013. Nesse periodo o INSS deu posse a 2.003 peritos novos. Mesmo assim teve uma queda de 396 peritos. Ou seja, Somando os 2.003 novos empossados mais os 396 que faltam para empatar com os números de 2007, temos 2.403 exonerações / aposentadorias desde 2007. O INSS aponta que os últimos anos representa a maior parte das saídas, muitas por aposentadoria a partir de 2012. Os números do blog estão desatualizados mas iremos atualizar em breve.


Gráficos retirados da minuta provam que o blog sempre esteve certo. A carreira está se esfacelando e só não colapsou ainda porque o governo vem enxugando gelo dando posse em média a 400 novos cargos por ano desde 2008. Ou seja, o INSS precisa nomear mais que UM PERITO POR DIA para apenas estancar a sangria da perda de cargos. Enquanto isso demanda do INSS cresce e a fila vai junto.

Quem disse tudo isso ai acima não fui eu, é o MPS e o INSS. Está com a assinatura do Gabas, Lindolfo e carneiro. Mas este blog já disse tudo isso ai acima descrito, nos últimos 4 anos.

O projeto está parado no MPOG. O INSS, mesmo sabendo que o problema é a carreira estagnada, ao invés de pressionar politicamente, prefere a saída mais fácil da terceirização ilegal e criminosa, que vai aumentar ainda mais a estagnação e a crise.

Credenciar peritos lembra o náufrago que está com sede e começa a beber a água do mar. 

Obviamente que não é possível o MPOG ter nas mãos esses dados e, pouco tempo depois, mandar documento mentiroso para a Presidência da República justificando um veto que é justamente uma das medidas que o próprio INSS pede como reforma urgente. 

Como estamos desconfiados que existe sim uma intenção em boicotar a carreira e não sabemos até onde que essa minuta está sendo mesmo "defendida" pelo INSS, iremos protocolar uma representação ao Ministério Público Federal para que apure as responsabilidades do governo na gestão de uma área tão essencial ao povo brasileiro e tão negligenciada pelo governo.

Clique aqui para ler o documento de inteiro teor da minuta da reestruturação da carreira: (Clique aqui).

Enquanto vocês lêem o documento, vejam de novo esse vídeo, vejam quem está levantando os documentos, quem está de fato trabalhando, quem está esclarecendo as coisas e quem está apenas de papinho e promessas vazias... reflitam.... 


Já somos o menor salário médico federal. Em 2007 éramos o maior. Em 7 anos já somos o menor. Nessa toada, em 10 anos nossos salários serão inferiores a de técnicos de enfermagem federal. É assim que pretendemos aposentar?

Vamos continuar parados, sossegados, mantendo a atual "linha" de comando nos nossos representantes até quando?

3 comentários:

H disse...

Elejam o PT e o PC do B como seus representante e verão...Ops, já foi eleito o querido desses partidos? É o que dizem...Eu não sei de nada...só sei que o discurso é dependente da plateia...

Eduardo Henrique Almeida disse...

O que dizer?
Fizemos um trabalho coletivo forte e determinado com disposição e enfrentamento. Tivemos até 2 óbitos em nossas fileiras. Em tão pouco tempo e com más escolhas dos colegas pusemos tudo a perder. O INSS e o MPS precisam dizer de público o que querem desta carreira que oficialmente dizem ser importante e, na prática, é dioturnamente solapada por eles mesmos.

Gustavo M. Mendes de Tarso disse...

Já comprei minha apostila para a preparação do concurso de Médico do IPEA.