quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PONTO DE VISTA - TODOS COMEÇAM A VER

Arranquem as unhas, raspem os cabelos  ou mordam as línguas em seus protestos, os que não suportam a idéia! Não existe qualquer solução para os Benefícios de Incapacidade  sem a valorização dos Médicos. Esta classe profissional que está  em dúvida quanto ao animalzinho que será o mascote do seu time: a Ovelha  Negra, o Burro de Carga ou o Bode Expiatório. Esta classe que  diariamente é chamada de "problemática" pelo patrão, de "vilã" pelos  órgaos de controle e de "carrasca" pela sociedade. Esta classe que todas  as semanas recebe de prêmio pelos serviços à nação uma nova agressão ou  um antigo direito subtraído. Esta classe que é o patinho feio, a  cinderela e o Gulliver. Esta classe que é bonita, nobre e gigante embora insistam em lhe chamar de infeliz, pobre e pequena. Esta classe que irrita por não conseguirem render ou lhe roubar a própria natureza de fazer o bem, ser humana e ser complexa.

Os Peritos Médicos têm mais anos de estudos que a  média da maioria das carreiras de estado e certamente entre as maiores do  executivo. Vários deles foram os melhores alunos de seus tempos. Apesar de Plantadores de Couve gritarem o contrário, definitivamente possuem inteligência acima da média. 100% de nível  superior entre Pós-Graduados. Eles são a maior quantidade de Médicos do Trabalho  do Brasil. Lotados numa Instituição que tem cerca de 23% de cargos de  nível superior, eles representariam o sobrenadante, a nata, a CPU, o  Neurônio da estrutura autárquica, mas.... Os Peritos Médicos tem um rendimento  (produtividade) maior que a média maioria das carreiras de estado e certamente uma das  maiores do executivo. Realizam 7 milhões de perícias médicas anuais. São responsáveis por 70% da demanda das APS. Trabalham 8 horas por dia e  90% possuem outros empregos. Não conversam muito no expediente e raramente vão ao banheiro ou param o atendimento para para  tomar água. São uma  usina de produção como em poucos locais do serviço público. Quem disse que quem trabalha muito não tinha tempo de  ganhar dinheiro e nem crescer na política, estava certíssimo. Embora a  mídia, o sindicatos e autoridades os chamem de ignorantes, vagabundos e carrascos, o passado e o presente destes médicos provam o contrário.

Curioso é o recente fato de que Sindicatos começam a propor aquilo que internamente sempre se propusera. Realmente quando alguém de fora fala, a advertência e o conselho parecem valer mais. Ao que tudo indica é chegada a insustentável hora H em que não se consegue  melhorar nada sem valorizar o médico do INSS. O Governo, em seu  "emcimadomurismo" típico e observando a barba dos vizinhos europeus pegar fogo, parece se convencer gradativamente que uma Perícia Forte é essencial para equilibrar suas despesas e lutar pelos seus interesses. A  AGU, mesmo tendo lutado contra a autonomia da perícia médica no Poder Judiciário, aprendeu sobre os ganhos na defesa institucional com os peritos. Por aqui, nem imaginam mais defender causas de incapacidade sem eles.

Os  Sindicalistas Organizados que, quem diria, há algumas décadas atrás  lutavam contra a Burguesia e o Capitalismo, e agora são os consultores  dos Gestores da Nação, a cada novo pronunciamento, parecem enxergar que o Perito Médico forte é a própria Saúde do Trabalhador mais forte.  Eles começam a cobrar visitorias aos ambientes de trabalho, dedicação  exclusiva e cursos de qualificação. Os empresários, que não se importavam tanto com o servidor perito, agora se preocupam demasiadamente com o custos das  ações regressivas e taxação sobre acidente de trabalhos. Querem saber mais sobre as qualificações dos servidores públicos que estão envolvidos neste reconhecimento. Por fim, a Sociedade evoluiu para exigir uma avaliação de melhor qualidade, que acerte mais e  cometa menos injustiças, e não a ausência da fiscalização, consciente da  realidade cultural do seu país - todo trabalhador honesto conhece um  fraudador. Todos querem, todos pedem e todos precisam da valorização do Médico do INSS. Não há outro caminho.

É verdade que falta muita coisa como: a aceitação da especialidade medicina  legal soberana para o exercício do cargo, a autonomia médica funcional, técnica e científica plenas e a cobrança e controle por  qualidade nos laudos médicos. Falta deixar a perícia médica assumir a  sua vocação cujo objetivo é a promoção da justiça,  o bem estar social e a saúde do trabalhador. Apesar de tudo, Eu acredito  na Perícia Médica... Creio que a razão vence a emoção. Que a coerência  vence a demagogia. Que a inteligência vence a estupidez; Que o  conhecimento vence a ignorância; Que nenhuma mentira vence o que é  verdade. Eu creio num tempo melhor. Num país melhor. Para mim, aos poucos  vai surgindo a um raio de luz rompendo mil noites de omissão e  perseguição quando todos parecem ver o que sempre esteve a um palmo do nariz e compreender o que sempre foi dito. Quando os problemas, os vilões e os carrascos do trabalhador não são outros trabalhadores médicos, mas  uma única palavra chamada ignorância, o flagelo da Perícia Médica.

Um comentário:

Paulo Taveira disse...

Este post é o melhor desde há algum tempo. Lavou-me a alma.São argumentos assim que temos de levar ao Presidente Hauschild.Tão enfático e claro que pensei que era do Chico, só no final vi que era do Heltron.Parabéns Heltron!