quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Enquanto isso, na sala da Justiça...

Peritos do INSS são chamados de "vilões do INSS" pela imprensa (SBT), seus atendimentos são chamados de "consultas" (TV Globo), requerentes que não são sequer segurados fazem perícia e, reprovados, protestam contra os peritos, quando não os agridem. Advogados e imprensa reafirmam o equívoco sobre peritos especialistas nas doenças dos periciados. 
Senhores, o desentendimento é geral. Nossos heróis, que não morreram de overdose, estão no poder mas não fazem o que o poder lhes atribui: esclarecer. A cidadania precisa esclarecimento sobre o que venha a ser perícia médica. Vou além, muitos peritos também precisam. Precisamos de entidades sindicais e associativas que ocupem o espaço que o Governo, por razões que desconheço, não ocupa: o de responsável por esclarecer os direitos previdenciários de forma maciça à população cliente compulsória dessa seguradora social.

Será que não temos senso crítico para perceber que a imprensa pode ter alguma razão ou estar nos dando sinais do que precisa ser feito? Será que o velho discurso de incapacidade ser diferente de doença não estaria por demais desgastado? Sobre peritos, categoria que integro, tenho percebido grande melhoria na qualidade dos laudos, nos registros, mas ainda há falhas de julgamento. Esse aspecto, que reputo o mais difícil da perícia, não faz parte da formação médica convencional e precisa ser ensinada no INSS, que não o faz. Acontece que o INSS não tem essa vocação, portanto, há alguns anos, venho defendendo a Perícia Médica da União, um novo órgão eminentemente pericial, independente, que servisse a todos os órgãos da administração pública, fosse respeitado como uma referência ética e técnica.

Onde está o INSS? Onde está o MPS? Por que não esclarecem didaticamente o que faz um perito? Por que não explicam aos usuários que há leis e normas restritivas para se obter os benefícios? Por que não treinam seus peritos e não apenas os põe para executar mais e mais perícias, em quantidade inexequível, como máquinas desumanamente tratadas? O quadro é jovem, renovado, precisa ser orientado, precisa ser valorizado! Isso não é feito! Dezenas pedem exoneração todos os meses!

Os números mostram que os peritos reconhecem os direitos na maioria das vezes. Quando não os reconhecem, em geral, estão certos. A Justiça tem reafirmado as decisões periciais, querem prova maior? Muitos peritos judiciais se curvam diante das perícias de nossos peritos.

Perícia não é para especialista em pneumologia, em nefrologia, como afirma a repórter do SBT. Perícia é para especialista em perícia, que é um ato médico-legal. É assim no mundo inteiro! Alguém pergunta se o legista que abriu um crânio em uma necrópsia é neurocirurgião? Não, não pergunta, por que entende o que é um perito médico legista. Perícia não é para o bem do paciente; perícia é o relato da verdade para uma autoridade.  São dezenas os esclarecimentos que faltam!

Com que intenção nada disso é esclarecido à população? Essa é a pergunta que faço a todos os dirigentes de classe ou do Governo, que assistem passivos a imolação de servidores públicos qualificados e que têm importante papel social e econômico.

Um comentário:

Snowden disse...

Rende voto?
-- Se vc tem um bode expiatorio pra malhar e pra justificar perante a ignorancia da Sociedade e da mídia a ingerencia administrativa da Previdencia Social, pra que vc vai esclarecer? Pra puxar pra si a culpa? Expor os orgaos com gestores fisiologistas? Caia na real Eduardo, isso nunca vai acontecer...
Atitude so sera tomada caso o rombo previdenciario seja ENOOOORRRMMMMEE...Pessoas qualificadas o governo tem, mas náo há vontade política!
-- Médico é bode expiatório! Seja pra justificar que o SUS não funciona, seja pra justificar que a Perícia não funciona, seja pra justificar que "Não houve atendimento no convenio"... Apanha de todos os lados e so haverá uma solução pra isto se aqueles que estão em cargos diretivos se sensibilizarem pra tal, algo que acho difícil acontecer pois quando o cara "chega lá", ele só olha interesses pessoais...