sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL ESTIMULA DENUNCISMO

Triplicam denúncias a ouvidoria

Aumento foi registrado após operação da Polícia Federal no mês de outubro, que desarticulou quadrilha que fraudava a previdência de Passo Fundo

Após a ação da Polícia Federal que desarticulou, no dia 20 de outubro, uma quadrilha que fraudava a Previdência Social em Passo Fundo, envolvendo a concessão de benefícios de auxílio doença por transtornos mentais e depressão, o número de denúncias a Ouvidoria do INSS triplicou, segundo o chefe Regional de Atendimento, Vanderson Borges da Silva. “É que as pessoas, num determinado momento, tem a oportunidade em vendo alguém que estaria utilizando do bem público, e não estaria usando de uma forma correta, denunciar”. De acordo com ele, as principais denúncias são sobre beneficiários do auxilio doença ou aposentados por invalideZ que continuam trabalhando. Vanderson alerta para o risco de quem está nessa situação. “Se você está afastado por doença, não adianta dizer que estava apenas acompanhando o trabalho. Quando chega a denúncia nós temos que apurar. Comprovado o ilícito, as pessoas que estão em benefício são chamadas para fazer uma perícia médica. Normalmente o perito tem dado alta”, informou.

Vanderson chama atenção para as conseqüências para aquele que estiver recebendo o benefício irregularmente. “É provável que as pessoas terão que devolver todo o período recebido, se for constatada a veracidade da denúncia. Infelizmente muita gente está exposta trabalhando enquanto recebe o benefício”, alertou. Denuncias podem ser feitas para a ouvidoria através do telefone 135.

 
A coordenadora do Núcleo Regional de Educação Previdenciária, Marlise Vieira de Araújo, do quadro “INSS”, do programa Realidade, dessa quinta-feira (03).

Um comentário:

HSaraivaXavier disse...

É muito curiosa a experiência de perito. Boa parte dos segurados e principalmente os suspeitos de simulação justificam a sua revolta com o indeferimento exatamente por conhecerem pessoas da sua vizinhança que fraudam o Inss. Demonstram a indignação de enfrentarem uma perícia rigida enquanto tantos conhecidos simulam e trabalham aposentados por invalidez e ninguém faz nada.