terça-feira, 20 de abril de 2010

PERÍCIA MÉDICA,ATIVIDADE DE RISCO: opinião de colega no jornal Zero Hora POA-RS

Perícia Médica, Atividade de Risco

A Perícia Médica tem por finalidade maior enquadrar, dentro da legislação existente, o grau de incapacidade que, devido à doença, vai dar direito ao sustento financeiro durante o afastamento do trabalho e o repouso médico. O direito existe, mas não de maneira indiscriminada.

São interesses naturalmente diferentes e na maioria das vezes, opostos até. Quem procura a Perícia Médica sempre vai achar que tem o direito, diferentemente do perito, que vai a busca dos elementos que permitam o enquadramento nesse direito ou não.

A sociedade está doente sim, mas não só das doenças que a Medicina trata: está doente pela falta de perspectivas de trabalho bem remunerado; está doente pela safadez de alguns dos seus políticos, que em nada se aproximam da realidade diária dos cidadãos que os elegeram; está doente pela falta de valores que permitam nortear as ações e a nossa convivência social. São doenças que precisariam ser tratadas por políticas sociais sérias e eficazes e não através da busca de benefícios que só servem para mascarar a real situação dessa massa de pessoas que procuram as perícias médicas por todo País.

O conflito está aí e precisa ser resolvido: nem todos terão suas expectativas de receber o auxílio financeiro do governo ou do seu empregador ao procurar o médico perito, ele é apenas aquele que, dentro da legislação e dos conhecimentos técnicos necessários, vai verificar a real incapacidade de quem procura o amparo da lei

Sinal desses tempos difíceis, ser Perito é correr risco de vida!

Dr. José Andersen Cavalcanti - Médico Perito

FONTE:http://joseandersen.blogspot.com/2010/04/perica-medica-atividade-de-risco.html

Um comentário:

Adriano Battista disse...

Eduardo, por gentileza publique um tópico sobre o seguinte blog:
http://professorrobsoncosta.blogspot.com/
Trata-se de um espaço muito interessante no qual é possível obter bom material para download e atualização em temas médicos, além de dispor uma variedade de coisas legais...