terça-feira, 13 de abril de 2010

Perito.med.br

Prenunciando uma carreira de estado, forte e valorizada, o site perito.med.br foi criado em setembro de 2002 para congregar médicos do INSS, desolados com o descaso com que eram tratados pelos governos, principalmente nos 8 anos FHC. Deste site surgiu uma chama de esperança e os médicos do INSS se organizaram para mudar a Previdência através da profissionalização de sua atividade mais representativa. Isto foi feito, a perícia mudou, o INSS mudou a seu reboque. Atualmente, a maioria dos peritos em atividade ingressou após a luta de seus colegas que foram às ruas em uma greve de 89 dias em que 100% da perícia parou, após 11 meses de negociação infrutífera com o ministro Ricardo Berzoini, graças a quem a greve durou tanto tempo e só foi resolvida com a sua substituição pelo então senador Amir Lando. Passamos momentos difíceis em que uma diretora da associação dos peritos viajou para a praia, outro para a Disney e fiquei sozinho para conduzir movimento desta envergadura. Não alardeei que estava só; ao contrário, conduzi o movimento com firmeza e liderança, sem medo de qualquer retaliação.
Da nossa vitória surgiu uma entidade forte, mas muito rancor de um governo que, embora contrário às terceirizações, tem fortes traços clientelistas e vínculos com sindicatos nada satisfeitos com maior rigor técnico nas perícias. Os anos vindouros seriam difíceis.
Em 2007 deixei a presidência da entidade de classe anunciando, na cerimônia de transmissão, a intenção de me dedicar a uma fundação de desenvolvimento técnico-científico da categoria, mas o projeto encontrou obstáculos, foi boicotado e sepultado. Com ele, sepultou-se também outras características de então, como a combatividade responsável e objetiva, a articulação com a sociedade, a visão de futuro. O site perito.med.br perdeu seu apelo combativo, seu sentido aglutinador e norteador, sendo finalmente sepultado e substituído por outro.
Neste momento resolvemos, eu e alguns colegas, ressuscitar o site e sua marca consagrada, passando a disponibilizar o espaço para aqueles que desejarem debater publicamente a perícia médica previdenciária e sua importância para a previdência social pública e de qualidade. Convido-os a participarem ativamente deste espaço. Como escreveu Galeano, "todos, todos temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada pelos demais". Fiquem à vontade para opinar e apoiem o projeto se tornando seguidores.

10 comentários:

Orestes disse...

Conhecí o site perito.med antes de adentrar para o INSS, em 2004.Fique tanto impressionado com as idéias alí exibidas que decidí contribuir para com a causa da categoria.Lembro-me perfeitamente da pesquisa que fiz no site do TCU para extrair um acórdão emitido por aquele órgão, que ainda não era do cohecimento da direitoria da ANMP(acho), e que fora lí publicado.O Eduardo Henrique me enviou e-mail agradecendo pelo dica.
Foi acessando ao site perito.med que acabei me interessando pela carreira e, acreditanto no seu grande potencial futuro, prestei concurso.
Bons tempos aqueles!

Alfredo Mengai disse...

Muito bonito o visual do site que incorpora incluisive com muito bom gosto e significado a Phoenix, ave que renasceu das próprias cinzas.

Desde precocemente na carreira de Perto Médico me identifico e me entusiasmo com o espírito dinâmico e inteligência do Dr. Eduardo Henrique, que é nosso verdadeiro fundador e guia ideológico da carreira médica pericial previdenciária. Ingressei pelo concurso de 2005 e mesmo ainda sem ter sido homologado em publicação no DOU porque nosso concurso constou de duas fases: a prova de conhecimentos e um curso rápido de uma semana com prova de conhecimentos específicos, ambas eliminatórias,e desde cedo tomava conhecimento e me entusiasmava pela nova carreira atraves dos emails e informações divuldadas pelo Dr. Eduardo, o que me chamava a atenção era justamente seu igual entusiamo pela condução do movimento pelo reconhecimento e criação da Careira Médica Pericial dentro da Previdência Social.

Infelizmente este seu impulso inercial acabou se desfazendo com sua saida da Presidência tendo sido lamentavelmente substituido pelo vice que por não apresentar minimos predicados de liderança e espírito aglutinador está por acabar de esfacelar uma associação que congrega mais de 5000 médicos federais.

Espero que esta Fênix alce vôo altos e renove nossas esperanças principalmente para os colegas médicos mais jovens que ainda tem esperanças na carreira e uma expectativa de trabalho ainda de muitos anos pela frente como Peritos Médicos Previdenciários.

Parabens Dr. Eduardo Henrtique, pelo espírito de luta, por não se deixar abater pela infâmia de seu ex-vice, pelo espírito empreendedor, pelo sempre presente entusiasmo em fortalecer nossa carreira pericial.

Parabens pela iniciativa em renascer, como a Fênix, nossa esperanças em dias melhores.

Alfredo Mengai
Tucuruí - PA

Kleber Castilho disse...

Eduardo,

Parabéns pelo novo espaço destinado aos peritos.

KC

Adriano Battista disse...

Em fevereiro tatuei uma belíssima fênix tribal no meu braço esquerdo. A primeira tatuagem da minha vida!

Adriano A. Batista

Unknown disse...

Antes de mais nada parabéns por este espaço, gostaria de saber como estão a negociações ou seja quando que a gente de 25 anos vai poder aposentar, porque aliás a previdência não está cumprindo a determinação do supremo e o mandato e não se falando mais no mandato de injução para aposentadoria especial
abços

EU POR MIM MESMO disse...

ISSO PODEREMOS CHAMAR DE EVOLUÇÃO...OU REVOLUÇÃO NO SITE.

EU POR MIM MESMO disse...

Sinto-me orgulhoso de ter sido um dos ferrenhos lutadores que durante 89 dias ( A GUERRA DOS 89 DIAS), quando a perícia bem ou mal virou Perícia. Naqueles tempos terríveis do FHC que trabalhava a todo vapor para o desmantalemento do sistema pericial brasileiro para ter assim motivos para entregar aos espanhóis ! Entre mortos e feridos , estamos todos vivos. Eu, particualmente, aposentado desde março do ano passado mas suficientemente ativo e vivo a torcer para o sucesso total de todos os peritos que será a conquista final da dignidade que ainda necessitamos !

Unknown disse...

Sou Médico Perito aposentado, tenho 71 anos e quero mais informações sobre os atrasados que irão pagar relativo a diferença do percentual da gratificação de desempenho de 30 p/ 80?
e também quero informação se estão valendo os 44,44% para os hoje padrão S-5 de 20 horas aposentado previsto p/ julho de 2010 conforme acordo fechado c/ o governo em 30/05/08.
Ateciosamente. Médico Perito Carlos Eduardo da Maia...(SÓCIO DA ANMP)

Unknown disse...

Acredito que a vida é feita de fases. Quando o espírito é íntegro e os ideais justos e verdadeiros, a persistência é soberana em vencer um período difícil.

hulk disse...

Peritos são só um monte de coco.