quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PONTO DE VISTA - CURSINHO PARA MÉDICOS CUBANOS

Pura demagogia. Algumas cabeças políticas de Brasília são verdadeiras usinas de imbecilidades ideológicas. Como se não bastassem a implantação de cotas raciais e segregação entre estudantes de escolas públicas e privadas nas universidades federais, oficializando o preconceito, também criaram um convênio formal para facilitar a imigração de médicos cubanos que iriam revolucionar a saúde pública brasileira em poucos anos. Mas a coisa saiu do controle e não pararam por aí. A última delas anunciadas é que - preocupado com o baixíssimo índice de aprovação dos estrangeiros e, claro, dos Cubanos - eles estão planejando um cursinho "pré-validação" pago pelo governo brasileiro – sim, com o nosso dinheiro suado - para que os capacitados, mas injutiçados e vítimas de preconceito – os médicos da ilha socialista - possam ser aprovados na temida Prova de Revalidação de Diploma.  É que tá difícil...

Consta que no primeiro ano da aplicação, 2010, de 628 candidatos, passaram 2 e em 2011, de 677 candidatos, passaram 65 (numa prova nitidamente mais fácil). Sinceramente, os petistas compraram e pagaram para ficarem numa saia justíssima. Ainda em 2008 e 2009, quando se assinara o acordo, autoridades e o próprio ministro da saúde garantiram que Cuba tinha um ensino de “excelente qualidade” e que a população brasileira não teria o que temer e que, inclusive, para comprovar isso, haveria a tal prova de validação. A obsessão pela idéia ficou embora os resultados não tenham vindo comprovar. Prova é que ainda esta semana o Secretário de Saúde da Bahia (PT) teria dito que: “os projetos estão avançados, mas admitiu haver preconceito em relação ao curso feito em Cuba.”. E complementou: “o nível do ensino – em cuba - é muito bom". Ops! Como é que é? bom?! Preconceito?

É tudo muito simples para os camaradas. Eu, você e os Conselhos de Medicina Federal e Estaduais - que sempre fomos contra a idéia – somos de repente retrógrados, capitalistas e preconceituosos. Somos assim porque supostamente queremos impedir o acesso a saúde pela população carente e nos mantermos como a elite da sociedade e classe dominante. Que grande bobagem! A idéia do cursinho dos Cubanos foi mais uma tentativa desesperada de reparar  a grande falácia do tal convênio. De tentar esconder que ele é exatamente o que sempre foi. Tal como o socialismo, bonito na teoria e nos sonhos, mas um grande fracasso na realidade.

Agora pergunto: É ser preconceituoso olhar com desconfiança a questão? É agir pensando em “reserva de mercado” e "capitalismo" a rejeição da idéia de introduzir na saúde brasileira profissionais cubanos que são reprovados numa prova básica? Não seria apenas a oficialização de 2 medicinas, uma para rico e uma para pobre? E de pagar bolsa de R$1.240,00 com o dinheiro do povo? Ah! Se quiserem fazer cursinho no Brasil, mandem a conta para o Fidel. Será que estão pensando que a população é idiota?


Mas nem tudo está perdido. Eu tenho a solução que pode fazer milhões como eu mudarem de idéia. Eu Sugiro que todos os petistas que idealizaram, executaram e compactuaram com esta idéia “brilhante” levem seus parentes e passem a se tratar em Cuba a fim de provarem ao seus eleitores que os médicos cubanos podem sim cuidar das nossas vidas e dos nosso queridos. Nada tem mais poder na liderança que o bom exemplo. A começar pelo ex-presidente Lula que era o chefe do governo na época e oportunamente precisa de cuidados médicos. Será que ele deixa o Sírio-Libanês para ir para Havana?

Leia mais:

3 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Todos sabem que os "brasileiros" escolhidos para cursar a Elam (Escola latinoamericana de medicina) de Cuba são os filiados e militantes do PCdoB e PT. Logo, a pressão dos camaradas para que seus pimpolhos sejam reconhecidos no Brasil. Esse curso é uma vergonha e o MPF deveria entrar na jogada.

Quem conhece a medicina em Cuba sabe que até mesmo lá dentro a Elam, onde não estuda cubano, é considerada uma faculdade "fraca".

Snowden disse...

Vamos ser realista, a medicina neste pais e uma porcaria! No SUS os baixos salários faz com que ninguém queira o trabalho, ai os legisladores falam em atendimento multidisciplinar, com enfermeiro fazendo atendimento ginecológico e por ai vai...no setor privado, o empresariais dono de Operadoras querem e lucrar mais, nao remunerando de forma descrente os trabalhadores!
E quando o político fica doente? Vai pro Albert Ainstein ou Sírio -libanês de Sao Paulo...e muita hipocrisia...
Vc cidadão quer ser atendido por um medico cubano?
Eu já vi tanta barbaridade e iatrogenia, imperícia e imprudência que ai meu Deus...

INSSano disse...

Mas não se falou no verdadeiro objetivo de os cubanos quererem estudar no Brasil: fugir da ilha dos irmãos Castradores...