quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para ser greve pra valer...

Não me afino com a diretoria da ANMP, fato notório. Tenho divergências insuperáveis e inimizade com o presidente. Mas integro a categoria e continuo filiado à ANMP e entendo que a direção precisa refletir a vontade dos associados que representa. É meu desejo que o movimento grevista seja vitorioso, mas, mesmo assim, não vejo como, já que a pauta é inegociável. De que adianta uma pauta extensa? Se o governo atender 80% dela as coisas mudam muito pouco! O que se quer é reconhecimento salarial e funcional (autonomia técnica) e jornada compatível. O resto é firula (no que se refere a pauta de greve)! É necessário repautar a greve!

Sinto que a categoria está sendo usada como massa de manobra apenas para demonstração pessoal de força; para demonstrar a capacidade de parar e de retornar; o controle do interruptor. A já tradicional referência jurídica faz com que a greve só exista se for reconhecida como legítima pelo judiciário. Isso é um erro e, graças a ele, muitos se mantém fora do movimento até o judiciário se manifestar, por sinalização dos próprios líderes.

Foco nos três pontos: (1) Salário fixo, sem gratificação (subsídio) tendo por base o piso FENAM; (2) Autonomia funcional tipo a que se dá aos peritos do regime próprio federal; (3) Jornada de 30 hs.
Falar em GT, entrega de CRER, critérios de gratificação e outras coisitas como pauta de greve? Que é isso? Greve é um instrumento extremo, não pode ser usada para revolta ou apenas protesto!!!

13 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Acabo de receber um mailing em que a diretoria se diz "orgulhosa" da adesão ao movimento. Fiquei ainda mais preocupado, pois não se trata de vaidade. No fim do documento, há um incentivo motivacional: "fiquem certos, não sairemos de mãos vazias". Será que vão aceitar uma redução de salários menor?

HSaraivaXavier disse...

Como no final tudo que existe é mesmo um quase. Estamos quase vivos ou quase mortos. Eu quase concordo com você. Discordo quanto a questão da segurança e entrega da CRER. Que fique claro aos leitores que TODAS AS CHANCES FORAM DADAS AO INSS. O problema das agressões recorrentes é tão grave senão o mais grave para quem está no fronte de batalha. Reuniões desde a época do Eduardo Henrique tiveram poucos avanços. Promessas e promessas apenas isso. Isso é sim um ponto fundamental na greve. o Subsídio, a carga horária e autonomia formam com a segurança o quarteto da demanda pericial. Sinto colega, mas não é um aumento que deve calar a nossa luta por segurança. REPITO o problema foi exaustivamente conversado com o INSS. Claro, que um pouco de influencia política e boa relação com a ANMP teria ajudado. SEGURANÇA É PRIORIDADE PELO MENOS PARA MIM que ainda não ascendi ao Olimpo.

HSaraivaXavier disse...

O melhor desta GREVE é que há tantos motivos que cada um pode escolher o seu e a sua prioridade. O importante é participar e apoiar torcendo para que a diretoria saiba administrar bem este voto maciço de confiança. Talvez sua última chance de redimir com a maioria dos associados. Para termos o direito de criticar e usufruir dos Benefícios do Pós-greve, entendo que todos os opositores devam participar ativamente do movimento. A luta é dos peritos. Esta diretoria que aí está vai passar. A carreira fica.

Eduardo Henrique Almeida disse...

Exatamente esse é o ponto, caro Heltron. A pauta de queixas é inesgotável e cada um enfatiza aquilo que lhe diz mais respeito diretamente. Acontece que rol de queixas não pode virar pauta de greve, entende?
Na única greve realmente vitoriosa a pauta era Regulamentação da carreira e fim da terceirização de perícias, nada mais. Na realidade o segundo item é consequência do primeiro. O fato inegável é que a liderança não soube definir a pauta, mas nada impede que os interessados que se expõem em greve o façam.
Síntese e objetividade são sinais de maturidade, concorda? Bem diferente de fazer greve para resolver todas as pendências históricas que seriam facilmente resolvíveis após uma greve vitoriosa.
Com tantos pontos, a negociação fica complexa e irresolvível! Virão grupos de trabalho, votos de confiança, reuniões e mais reuniões.
O que se precisa é perguntar na lata: Vamos continuar o processo de profissionalização ou não? Não adianta querer resolver pontos e não dizer o que será da carreira que já tentaram até passar pro SUS. Nós precisamos dessa resposta do governo!

Anônimo disse...

Também não tenho a mínima simpatia pelo referido senhor. Mas, acima dele, está a categoria. ATÉ ONDE SEI, O ESTADO É DE AGE PERMANENTE,E ISSO PERMITE QUE A PAUTA SEJA ATUALIZADA. POR CELULAR, VIA EMAIL OU O RAIO QUE O PARTA, MAS ATUALIZADA RESPEITANDO O QUE OS PERITOS REALMENTE QUEREM. É A CHANCE DO SENHOR ARGOLO MOSTRAR QUE A GREVE É DOS PERITOS E NÃO DELE (A MEDIR FORÇA E MOSTRAR QUE PODE MOBILIZAR UMA CLASSE INTEIRA)

Orestes disse...

Gozado o argolo.
Pede que sejamos pacientes, que relevamos o passado recente, em que ele próprio lançou uma bomba-atômica sobre a associação, que nos unamos, mas ele próprio...
Ele próprio se recusa a descer do pedestal do olimpus, ao se recusar a ouvir os bravos colegas do sul. A pauta que ele próprio criou é a lei.Como se ele tivesse representatividade para criar leis ou normas.
Torço muito para que o movimento dê certo, pois a categoria e o governos merecemm esse desfecho, mas seguir o argolo, só de pensar, me dá enjôos.
Penso como seria o resultado de uma greve como essa , caso tivesse sido deflagrada antes da "terra-arrasada" patrocinada pelo argolo durante as eleições.
A categoria é muito forte,mas infelizmente seu poder é minado pela fraca liderança.
Que Deus nos ilumine para que consigamos avançar, com e apesar da diretoria anmp..

Unknown disse...

Para um vôo ousado e com intensão de êxito, um bom avião não basta. É preciso um piloto perspicaz alinhado a uma tripulação preparada e confiável.

Unknown disse...

Concordo com os 3 pontos levantados pelo Eduardo e tb pelo Francisco. A negociacao deve ser realizada por peritos, lideres em sua regiao, como o Francisco, o Abdul, Eduardo juntamente com a diretoria. A hora e de uniao. O Argolo ja deve ter notado que a greve nao se mantem por ele mas sim apesar dele. A ANMP em primeiro lugar...
Marcelo.

EU POR MIM MESMO disse...

Peritos! Peritos ! Peritos do Brasil inteiro, UNI-VOS.
Dificil unir MÉDICO mas é a única maneira de sobrevivência.
Não vos descuideis todavia, colegas das vossas clínicas particulares ! Emprego é emprego. Hoje está bom (?) amanhã está pior !(?). Não somos um país sério e isso já foi do exterior para dentro. Nem precisaria porque ninguém mais que nós outros sabemos que não somos um país sério !
Não vos descuideis de vossas clinicas, companheiros! Eu , graças a Deus, já me aposentei há 15 meses. Nunca despresei a minha clínica particular e vejo, hoje, o quanto deixei de ganhar !
Repito: NÃO VOS DESCUIDEIS DE VOSSAS CLÍNICAS ! NOSSAS CLÍNICAS SÃO A NOSSA TRIBUNA ! O RESTO É COISA DE POLÍTICO SEM VERGONHA, PODRE , SACANA E ETC....

EU POR MIM MESMO disse...

...Nunca desprezei....

Paulo Taveira disse...

Muito boa avaliação Dr.Eduardo.

Robson Alves disse...

Concordo plenamente com os colegas Eduardo Henrique Almeida e também com o Heltron Israel. Acho que para continuar a greve será preciso sintetizar e definir a pauta mais clara e objetivamente. Concordo com os pontos do Eduardo mas não podemos abrir mão do ítem Segurança,sobre o qual nada vem sendo feito (será que esperam mais agressões graves e talvez até mesmo atentados à vida de mais Peritos?). Mas também acho que não podemos abrir mão de exigir menor número de perícias e mais tempo p/que possamos executá-las com mais qualidade e presteza, procurando ser justos tanto com o INSS quanto com os Segurados.

EU POR MIM MESMO disse...

No creo en los peritos pero que los hay, hay ! Exceto Argolo, simpatizantes e afins.