sexta-feira, 17 de abril de 2015

MINISTRO GABAS TEM CONFIRMADO A REALIZAÇÃO DE PERÍCIAS PELOS MÉDICOS MUNICIPAIS DO SUS - ISSO PODE DAR CERTO ARNALDO?

PERÍCIA MÉDICA PELOS MÉDICOS DO SUS?
Para quê discutir o que já foi discutido?
Todos sabemos que os Municípios do Brasil têm dificuldades para contratação e fixação de profissionais médicos. 
Dados oficiais da População Médica - CNES - (2012) asseguram que cerca de 13% dos médicos trabalhem na Rede Pública Assistencial das cidades com menos de 50.000 habitantes. *Por coincidência, as mesmas cidades-alvo do Plano de Expansão de APS do INSS. 
Aliás, esta informação foi assumida pelo próprio governo e usada para justificar a criação do Programa Mais Médicos (2013) com importação de milhares de Cubanos - em condições análogas a escravidão - e a criação de dezenas de Novas Faculdades nos municípios também deste perfil. Só que este ato do Ministério da Saúde criou um ambiente altamente desfavorável à contratação de Peritos pelo INSS por mecanismo competitivo.
Os Gestores da Previdência Social talvez não tenham notado, mas as medidas tomadas para resolver o problema (que ele mesmo cria, combate e recria) terminaram por ampliar a necessidade de prestação de serviços médicos nas regiões carentes de profissionais sem quase alterar o desequilíbrio da distribuição.
Isso ocorreu porque foram acrescidas aos requisitadíssimos 13% das pequenas cidades novas oportunidades de serem supervisores do PMM ou professores dos novos cursos de Medicina   enquanto o médico da "cidade grande" ainda não fora forçado a migrar para o interior.
O Ministério da Previdência Social e o Ministério da Saúde terminam por competir. Um pelos recursos humanos do outro quer queiram ou não. E por enquanto o MPS está em grande desvantagem. 
Meus caros, a realização de Perícia pelos Médicos do SUS esbarra por fortes questões econômicas, sociais e políticas, muitas das quais o Governo não tem controle. Pelo menos a curto e a médio prazo, diferente de como quer fazer parecer o Exmo. Ministro!
Ops! Onde está a manifestação de apoio do Ministério da Saúde (MS) sobre o discurso do Ministro da Previdência Carlos Gabas? Como acreditar na facilidade vendida por ele?
E depois, qual o interesse do MS em disponibilizar parte da mão de obra especializada de um serviço de assistência básica já sobrecarregado para o INSS?
E o que o MS ganha mesmo com este acordo além de filas, reclamações e processos?
E o Povo Brasileiro doente onde fica?
Por sinal, em qual reunião do CNS (Conselho Nacional de Saúde) foi admitida esta parceria?
O MPF sabe que o plano pode comprometer ainda mais a assistência às regiões mais carentes? 
(entrevista de hoje de Carlos Gabas)
Será que o Exmo. Ministro Gabas se lembra que a própria PFE-INSS já se posicionou noutro tempo contrariamente a este tipo de parceria?
E ainda não falamos de desdobramentos óbvios.
E ainda não estamos falando dos desafios logísticos como instalação de internet e computadores nas unidades do SUS - ferramentas essenciais para o desempenho da atividade pericial.
E ainda não estamos falando da questão da falta de Qualificação dos Médicos do SUS e, pior, da falta de Ética Médica que veda a realização de Perícia Médica  pelo Médico Assistente. 
Supondo que os  Médicos Municipais aceitassem deixar de exercer a medicina amistosa assistencial em troca de toda antipatia e todos os riscos da atividade de perito (Processos criminais, administrativos, éticos e cíveis) quem preencheria o seu vácuo administrativo? O sujeito que entrou na faculdade Nova do Programa Mais Médicos e se forma em 2020?
Eu não iria não. E nem à força. E ainda bem que nem podem me forçar.
Ministro Gabas o seu discurso superficial de "vamos colocar o médico do SUS para fazer perícias" não me convence por fim por que, além de tudo que já foi dito, os médicos servidores municipais não possuem qualquer obrigação legal de realizar atividades além daquelas para as quais foram contratados. 
Como o Senhor vai resolver isso? Instituindo a Escravidão do Jaleco Branco?
Os Médicos não pertencem ao Governo, nem tampouco ao Povo.
E os 300 anos de Escravidão no Brasil já passaram.
Por que perder tanto tempo? Por que a Previdência insiste tanto em repetir os seus erros?
Por que a necessidade de se rediscutir aquilo que já foi discutido e resolvido?
VAMOS DISCUTIR FORTALECIMENTO DA CARREIRA PORQUE PERÍCIA MÉDICA NO SUS É COMPLETAMENTE INVIÁVEL

4 comentários:

Snowden disse...

Não sei por que tanta objeção por parte do blogueiro, ainda não entendeu?!
Vai ser bom pois todo brasileiro poderá ter seu beneficio do INSS, tendo em vista que o medico do SUS vai conceder de forma descompromissada de forma mais acentuada de quando como foi com a primeira terceirização antes da criação da carreira!
Com isso, se você mora nessas cidades onde a maior parte depende de emprego de prefeitura, você morador não precisará mais ficar mendigando emprego com grupos políticos, terá sua rendinha e seu beneficio de auxilio-doença pois se você ta doente você tem direito, pois não é esse o entendimento da patoleia?!
Parabéns Ministro, implante isso pois o senhor ativará a economia com essa renda extra na catrata, fazendo ela girar! Combine com o ministro Levy pra ele fazer a parte dele aumentando bastante o salario mínimo pra favorecer o povo com essa bolsa!

Snowden disse...

Outra coisa, ministro Gabas sabe das coisas pois foi contador da bancoop e transformou ela numa potencia junto com o Vaccari!
Parabéns Ministro por essa decisão, bastante sabia e que denota seu conhecimento e experiência administrativa reconhecida pela Presidenta Dilma!

Snowden disse...

Blogueiro está revoltado pois não sabe reconhecer um sábio! Ministro Gabas é sábio! Veja como ele tá bem apos o PT tomar o poder...vamo torcer ministro pra PF não ir muito profundo na Bancoop, naquela "guinada" do aposentados, dos imóveis la, lembra?!...

Paulo Taveira disse...

Este ministro é uma piada pronta.