quinta-feira, 30 de abril de 2015

FIM DE UM CICLO. MINHA DESPEDIDA DO PERITO.MED.

Já faz cinco anos do honroso convite que recebi de Eduardo Henrique, criador e primeiro administrador do blog perito.med, para colaborar nestas páginas criadas em prol da categoria que se encontrava então dividida por um cisma que nos muito prejudicou e que a cada dia perdia voz e espaço de discussão, sendo atacada por todos os lados possíveis.

Tive a honra de compartilhar este espaço com grandes pensadores da perícia médica e em especial da perícia médica previdenciária. Ao longo dos anos construímos um arcabouço de idéias e textos que fizeram deste humilde blog uma referência nacional em assuntos previdenciários, acessado e lido por todos que vivem neste mundo e, também, pelos nossos amigos políticos de Brasília. São quase 7.000 artigos a disposição dos peritos e dos leitores nesses 5 anos.

O blog foi um farol num mar de escuridão e trevas. O blog manteve viva a chama da perícia médica e a esperança de muitos em dias melhores. Recebemos aqui centenas de mensagens de peritos concursados que confessaram ter tido no blog a inspiração ao concurso, o contrário também, pessoas que agradeceram pois viram que não seria uma boa opção para elas.

Temos o blog técnico, cujos textos doutrinários são usados hoje em dia em aulas, palestras e até mesmo em recursos de advogados junto ao INSS, CRPS, dentre outros.

Temos o blog político, que desmascarou a má gestão previdenciária, malfeitos de gestores, a ilusão do "bom gestor" que por anos escondeu péssimos resultados e antecipou com incrível precisão eventos impactantes para a nossa categoria. Foi raro o momento em que erramos uma previsão.

Temos o blog social, com as notícias, furos e bombas que nos tornaram referência até mesmo para colunistas políticos.

Temos o blog médico, que foi um dos primeiros a se insurgir contra os planos de estatização do ato médico, de vilipêndio da medicina, da doutrinação "social" da medicina, e que se tornou referência na luta contra o Mais Médicos, contra a invasão ao ato médico, chegando até mesmo a cunhar o termo "cubanadas". Este blog ajudou a provar que o Mais Médicos é uma farsa.

Mas acima de tudo, este blog ajudou a construir uma identidade para o perito. Este não é o meu blog, nem o blog do Heltron ou do Eduardo, este é o blog dos peritos, conforme somos conhecidos. Muitas vezes até mesmo confundido como a página da ANMP, tamanha penetração nas mídias, hoje em dia o blog tem cerca de 500 a 800 mil acessos mensais, para um blog médico de assunto tão específico, é um fenômeno de audiência.

Um dos segredos do sucesso é a independência. Quem nos lê sabe que não temos rabo preso com ninguém. Quem nos lê sabe que nos expomos pela categoria. O INSS tentou de tudo para nos calar, até PAD abriu contra os editores deste blog. Inútil, pois quem faz esse blog na verdade são nossos leitores. Nós somos meros "transcritores" dos desejos e ansiedades da categoria.

Em nome dessa independência, para preservar a imagem do blog e o da ANMP, para evitar confusão entre interlocutores, hoje eu me despeço e me retiro como editor e colaborador do perito.med, pois amanhã assumirei a presidência da ANMP.

Será a gestão da união, do renascimento da entidade. Para acabar com o cisma citado no início desse texto. Vamos todos ser um só, um só corpo pericial, uma só luta. Não posso e não devo misturar minha imagem de presidente da ANMP com o perito.med.

Não posso trazer o perito.med para dentro da ANMP pois o blog já construiu identidade própria. A melhor forma de me manter independente na presidência da ANMP e manter o blog livre é eu me afastando dele.

Por isso esse será meu último texto aqui. Até um dia, quem sabe? A Dra. Luciana Coiro me substituirá e manterá esse blog junto com Dr. Heltron Xavier e demais colaboradores.

Espero ter feito um bom trabalho nesses 5 anos de blog. Faremos um trabalho melhor ainda na ANMP.

Me despeço citando Charles Chaplin, um contestador à sua época, em homenagem ao contestador blog dos peritos:
"Tua caminhada ainda não terminou...
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te."

16 comentários:

Unknown disse...

Sua atitude mostra que é um profissional de elevado caráter moral. Não sou médico, apenas um cidadão leitor, que admira muito o trabalho desenvolvido e publicado no blog. Parabéns e sucesso na nova etapa que se inicia.

Firmino disse...

Parabéns, Francisco! Seu trabalho no blog foi inestimável para todos nós que fazemos a Perícia Médica Previdenciária! Sucesso e conte conosco nesse novo e formidável desafio na nossa ANMP!

Grande e Fraterno Abraço,

Eduardo Henrique Almeida disse...

Cumprimento o Francisco e afirmo que se ele se dedicar à ANMP como se dedicou ao blog a categoria e a sociedade podem esperar melhores tempos. Que Deus o acompanhe e que sua lucidez e inteligência revertam em prol de todos, sem aumento de patrimônio material, mas de patrimônio moral, melhor qualificação dos peritos, melhores estudos sobre nosso universo, melhor articulação com as forças democráticas e progressistas. Estou certo ainda que o Héltron e a Luciana estão entre os melhores nomes possíveis para dar a continuidade a esta ferramenta democrática.Parabéns mais uma vez.

Unknown disse...

Francisco, não te conheço pessoalmente mas passei a te admirar desde que conheci o blog perito.med. Não considero que isso é o fim de um ciclo, mas início de uma nova era pra carreira de perito. Sentirei saudades de seus artigos aqui no blog, mas minha alegria é infinitamente maior em saber que nossa classe será representada por vcs.
Sei que daqui a alguns meses, o que era motivo de revolta e vergonha (ANMP) passará a ser motivo de orgulho para nós peritos que queremos e, principalmente, merecemos respeito.
Quanto ao blog, com Heltron, Eduardo e Luciana ficará em excelentes mãos.
Obs: Desculpe-me por não usar o Dr na frente dos nomes, é pq de tanto acessar o blog já me sinto em casa. Rsrsrsrs

Angel disse...

Deus seja com vcs

E.G. disse...

Não sentiremos tua falta. Sabemos onde vai estar, que vai estar muito mais ativo e vai fazer muito mais diferença a partir de semana que vem. Não esquece de chamar de volta os dissidentes e fazer ressurgir o forum da renascida.

Unknown disse...

Parabéns Chico. Sempre acreditei em você. Penso até em voltar para a anmp. Um grande abraço. Benedita

Paulo Taveira disse...

Meus cumprimentos ao grande colega Chico.Assim ele assinou seu primeiro post no forum da Fênix, outrora chamada falecida. Naquele post tive a oportunidade de perceber a pérsonalidade única do colega que hpje nos traz a esperança. Com a Luciana Coiro, outro nome que estava desperdiçado e agora será aproveitado. Com o Heltron , o EHRA pensadorúnico da PMP, outros tempos se descortinam. Parabéns a todos e a nós tb.Acorda ANMP! Acorda perito!

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido neste espaço de luta e resistência. Não nos conhecemos pessoalmente, mas sempre me identifiquei com as opiniões e colocações aqui postadas. Sucesso na frente da ANMP, estamos prontos para os próximos passos.

Biaperita disse...

Querido Chico, sempre serás o bom e velho 'chico do Blog" rsrs para mim. Agora serás o Chico do Blog Presidente da ANMP. Sucesso nessa nova etapa. Essa postura só demonstra tua razoabilidade e firmeza moral. Sucesso também aos colegas que se dedicarão ao nosso 'diário oficial da perícia médica". Um abraço fraterno.

Anderson disse...

Grande Francisco! Em que pesem algumas divergências no campo das ideias políticas, reconheço no colega o símbolo de determinação e resistência da perícia médica do INSS. Mesmo com toda a perseguição sofrida, nunca deixou de auxiliar qualquer colega que o pedisse ajuda. Ninguém mais do que vc merece resgatar a ANMP. Digo que a categoria pericial precisa de vc à frente da ANMP, mas a categoria médica, em breve, precisará de vc à frente do CFM. A esperança volta a reinar no seio pericial previdenciário! Sucesso!

PauloVieira disse...

Parabéns pelo trabalho de esclarecimentos continuados sobre o INSS desenvolvido por este blog nos últimos anos.

H disse...

Fear today, forgot tomorrow............

H disse...

Fear today, forgot tomorrow....

Herculano Kelles disse...

Parabéns pela eleição e futura posse no cargo que os peritos do INSS te confiaram. Espero que o blog mantenha a sua altivez e firmeza contra os desmandos que a tropa governamental vem conduzindo os seus "negócios" no INSS e pelo país.

Unknown disse...

Parabéns, brother!!!

"A Malícia não vencerá a Sabedoria!"