segunda-feira, 6 de julho de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO REABRE INVESTIGAÇÃO DA BANCOOP E BRADESCO BLOQUEIA CONTA DA COOPERATIVA POR SUSPEITA DE LAVAGEM DE DINHEIRO.... E AI GABAS?

Duas notícias recentes abalaram as estruturas inacabadas da Cooperativa Habitacional do PT, digo, dos Bancários de São Paulo, a Bancoop e com repercussão na esplanada dos ministérios, bloco "F", oitavo andar.

No dia 03/07 veio à tona que o Bradesco resolveu encerrar as contas da Bancoop em sua posse por suspeitas de lavagem de dinheiro e outros ilícitos. Conforme determina o BC, o COAF (órgão do governo que monitora esse tipo de movimentação) foi informado e as contas encerradas. Por decisão liminar porém, as mesmas ainda estão ativas.

No dia seguinte, o Ministério Público em SP decidiu reabrir investigações sobre a Bancoop, baseado nessa situação e outras em vigor, como a prisão do ex-presidente da entidade, João Vaccari Neto, por envolvimento em outro escândalo, o Petrolão.

Carlos Eduardo Gabas, o atual Ministro da Previdência que, condenado pela Justiça, não pode deixar Brasília sem aviso prévio, foi Conselheiro Fiscal Titular da Bancoop até 2009, período que será agora investigado pela procuradores paulistas.

Conforme comprovam os balanços sociais da Bancoop, Gabas aprovou sem ressalvas os balanços fiscais da cooperativa mesmo com dezenas de ações judiciais, provas e ações do MP apontando para irregularidades. Um de seus pares no Conselho é o atual presidente da Bancoop.

Abaixo destacamos os três últimos balanços aprovados por Gabas, publicados pela revista interna da Bancoop ao qual o blog teve acesso:



Pelo acordo judicial em cumprimento pelo crime de falso testemunho, Gabas não pode ser acusado criminalmente nos próximos 2 anos. A acusação de lavagem de dinheiro feita pelo Bradesco cai diretamente no colo do Conselho Fiscal e Gabas até 2009 era responsável pela "lisura" do processo.

Se ele for incriminado nessa também, o acordo judicial vai pro beleléu e o Ministro poderá se ver em uma situação muito difícil perante a Justiça. O amigo de Gabas, Vaccari, já está em cana. E ai Gabas?

Em tempo: Gabas não faz parte da lista de 3500 mutuários que receberam calote da Bancoop, ele deu a "sorte" de ter seu investimento bem-sucedido com a entrega de uma cobertura duplex no residencial Jardim Anália Franco, na Rua Francisco Morengo, Mooca, São Paulo. Lula também teve sorte e seu triplex no Guarujá foi entregue em ordem.

Para saber mais:

http://www.perito.med.br/2010/12/o-poderoso-chefao.html
http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/acervo.php?c=175524
http://www.perito.med.br/2015/04/bancoop-chega-lava-jato-se-cuida.html
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2008/07/423622.shtml

Nenhum comentário: