domingo, 7 de agosto de 2011

TEORIA PERFEITA, PRÁTICA DIFERENTE, PELO MENOS PARA OS PERITOS DO INSS

As Organizações GLOBO publicaram ontem o documento chamado de: "Princípios Editoriais das Organizações Globo". Na minha opinião uma excelente iniciativa. O Objetivo, segundo a nota oficial, seria para "não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença."


O documento está dividido em três partes:
I) Os atributos da informação de qualidade
II) Como o jornalista deve proceder diante das fontes, do público, dos colegas e do veículo para o qual trabalha
III) Os valores cuja defesa é um impertativo ao Jornalismo

Chama a atenção do Perito.med exatamente a Secção I pelos "atributos de qualidade da informação":
ISENÇÃO
- O contraditório deve ser sempre acolhido
- Não pode haver assuntos tabus
- O trabalho jornalístico é coletivo, e errarão menos aqueles que ouvirem mais
- O Jornalistas (da Globo) deve evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção
- Todo esforço dece ser feito para que o público possa diferenciar o que publicado, como opinião, do que é publicado como notícia, como informação.
CORREÇÃO
-Estar correto é procurar descrever e analisar os fatos da maneira mais acurada, dadas as circunstâncias do momento.
- Deve-se não apenas checar minuciosamente os fatos, mas também consultar especialistas e ter atenção máxima às observações vindas do úblico, sejam positivas ou negativas
- Erros devem ser corrigidos, sem subterfúgios e com destaque
- Os veículos das Organizações Gloco têm obrigação de se fazer entender
AGILIDADE
- A notícia tem pressa
- A rapidez necessária ao trabalho jornalístico não se confunde com precipitação
- Nenhuma reportagem será publicada sem que esteja apurada dentro dos parâmetros seguro de qualidade

Na secção II ratifica-se que se deve ter LEALDADE COM A NOTÍCIA E SEM SENSACIONALISMO

"Fazer e manter boas fontes é um dever de todo Jornalista. Como a isenção deve ser um objetivo permanentemente, é altamente recomendável que a relação com a fonte, por mais próxima que seja, não se transforme numa relação de amizade. A lealmente do Jornalista é com a notícia".

"Nenhum veículo das Organizações Globo fará uso de sensacionalismo, a deformação da realidade de modo a causa escândalo e explorar sentimentos e emoções com o objetivo de atrair uma audiência maior. O jornalismo é incompatível com tal prática. Algo distinto, e legítimo, é um jornalismo popular, mais coloquial, às vezes com um toque de humor, mas sem abrir mão de informar corretamente".

Na secção III ratifica-se que se deve ser INDEPENDENTE, APARTIDÁRIO E LAICO

"A Organizações Globo serão sempre independentes, apartidárias, laicas e particarão um jornalismo que busque a isenção, a correção e a agilidade, como estabelecido aqui de forma minuciosa. Não serão, portanto, nem a favor, e nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos e partidos. Mas defenderão o respeito aos valores sem os quais uma sociedade não pode se desenvolver plenamente: a democracia, as liberdades individuais, a livre iniciativa , os direitos humanos, a república, o avanço da ciência e a preservação da natureza."

"Estas ações deve ser retratadas com espírito isento e plurarista, acolhendo-se amplamente o contraditório, de acordo com os princípios aqui descritos, de modo a que o público possa concluir se há ou não riscos e como se posicionar diante deles"

Nota do Autor:
Um documento digno de louvor e com excelente redação como podem ver. Infelizmente ainda distante de ser efetivado na amplitude - Pelo menos em matéria de perícia médica. Este ano mesmo a mesma Organização fez diversas matérias envolvendo peritos do INSS. Todas sensacionalistas. Em nenhuma delas foram apresentados documentos essenciais como: as Comunicações dos Resultados dos Requerimento (CRER) e, principalmente, os Laudos Médicos Perícias (LPM). Nos casos apresentados não foram entrevistados, em nenhum momento, especialistas imparciais, outros peritos previdenciários ou médicos legistas, mas sim, se limitaram aos comentários dos seus próprios Médicos Assistentes. Os Peritos Médicos envolvidos foram mal adjetivados e trazidos ao escárnio público sem serem entrevistados. Em todas as cenas optou-se por fazer tomadas, na imensa maioria das vezes, sensacionalistas de sofrimentos físicos e psíquicos tomando parte no populismo objetivamente sem citar critérios de leis e normas administrativas. Os Jornalistas entenderam de forma superficial, precipitada, irresponsável e equivocada que: "Como existem muitas queixas sobre o assunto, é porque a perícia médica do INSS é um péssimo serviço". Subtraindo e ignorando a natureza conflituosa e complexa da atividade, sem apresentar estatísticas (nada apresentado por números) e, por fim, abraçando o apelo popular contrariando todas as normas da sua própria casa.
O Perito.Med, por fim, sugere às Organizações Globo que apure a condução ética das Matérias que envolveram os problemas com Peritos do INSS e Segurados no Fantástico e SPTV há poucas semanas dentro dos seus princípios e, claro, a responsabilidade profissional, especificamente do Jornalista Chico Pinheiro que abertamente os ignorou o conduzindo sempre de forma ameaçadora, intimidadora, leviana e agressiva as sequencias incitando a violência aos Médico do INSS. Esperamos que consiga de fato aproximar os seus princípios da sua realidade.

Um comentário:

Rodrigo Santiago disse...

Destaco o seguinte trecho:

"Nenhum veículo das Organizações Globo fará uso de sensacionalismo, a deformação da realidade de modo a causa escândalo e explorar sentimentos e emoções com o objetivo de atrair uma audiência maior".

É exatamente o oposto do que foi feito por alguns jornalistas em matérias envolvendo peritos e perícias do INSS.

Que moral teriam para criticar a profissão alheia se não têm ética no exercício de sua própria profissão?