sábado, 27 de agosto de 2011

NOVOS CONCEITOS - DOUTOR EXPIATÓRIO

Bode Expiatório:
Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo (que geralmente não tenha cometido). A busca do bode expiatório é um ato irracional de determinar que uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou até mesmo algo, seja responsável de um ou mais problemas sem a constatação real dos fatos. (fonte: wikipedia)

Doutor Expiatório:
Os médicos do século XXI foram escolhidos arbitrariamente para levar a culpa das calamidades, crimes e eventos negativos (que geralmente não cometeram). A Busca do Doutor Expiatório é um ato irracional de determinar que um profissional seja responsável pelos problemas da saúde e previdência sem a constatação real dos fatos. (fonte: perito.med)

6 comentários:

H disse...

Como esse post é sábio e verdadeiro.

Médico virou desculpa para tudo. Por exemplo, como no último episódio com uma GO em Belém do Pará.
Se atende e o pior acontece aos RN: processo em cima dela por ter atendido em local sem condições.
Se não atente e nenhum outo lugar atb. não atende, por estar todo o SUS no mais completo abandono e sem a mínima condição: prisão e processo em cima dela.

Onde estão os justos procuradores do MP para abri o debate público para a real situação do SUS, processando ou intimando para dar esclarecimentos os administradores e responsáveis a nível municipal, estadual e federal? Ah, mas para processar e exigir isso e aquilo do médico, parece que estão bem ativos.

H disse...

Prevejo que em 10 anos, nenhum dos grandes cérebros vestibulando seguirá a carreira médica. Teremos apenas os medíocres. Quem, mas quem mesmo, quer entrar nua roleta russa onde a cabela é o médico e o gatilho da justiça, sociedade e políticos? Não há dom e ideal que suporte isso. Chega !!!

Andre disse...

Sabe Herbert, fico pensando se não somos um pouco culpado de deixar as coisas chegarem onde chegou. Vejo pouco ou quase nehum medico denunciando as estruturas precárias, talvez a execeção seja exatamente no INSS onde percebo que os colegas são mais combativos. Os sindicatos e os Conselhos deveriam fazer operação pente fino nos locais de atendimento e produzir relatórios, para não expor nenhum colega, seria institucional, mas infelizmente quando leio os jornais das instituições que nos representam percebe um abismo entre a realidade e estes órgão, claro que existem exceções, mas no geral essa é a minha impressão.

H disse...

Caro André,

Imagino o motivo do silêncio médico. além de não dar em nada, a denúncia, o denunciante ainda vai ser perseguido até os quintos dos infernos. Teria que ser um monte de médicos. Os sindicatos médicos poderiam denunciar cada serviço irregular. Seria algo impessoal. O MP poderia denunciar os serviços irregulares. Mas, se não estou enganado, prefere denunciar os médicos.

Pensador disse...

Dr. Heltron Israel e Dr. Herbert,

Bode expiatório é: 'Aquela pessoa sobre quem se faz recair a culpa dos outros ou a quem se imputam todos os reveses e desgraças'.
... Para aqueles que isso ocorrer, uma ONG britânica chamada Scapegoat Society recomenda seguir os seguintes passos:
- Compreenda o que está ocorrendo não apenas superficialmente, mas de uma forma profunda: Examine a história, os bastidores, o contexto e situação.
- Questione o que o difamador tem como objetivo.
- Tente entender o que está ocorrendo entre ele e a vítima.
- Deixe claro que você ou o grupo identificou o processo e irá falar abertamente sobre isso até que ele termine.
- Enfatize que você ou seus colegas não estarão disponíveis como alvos.
- Mantenha distância máxima possível do difamador.
- Estabeleça os fatos do que foi feito e por quem.
- Assegure que o difamador assuma a responsabilidade por tudo que ele tenha creditado ao seu bode expiatório.
- Assegure que o difamador concorde em cessar suas ações contra seu bode expiatório.
- Faça um acordo maleável para ambas as partes.
(Fonte: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0171&area=d8&subarea=)

Achei o texto interessante e por isto compartilho. Mas agora penso também, será mesmo verdade que os peritos são os bodes expiatórios do momento? Será que o comportamento inadequado de alguns e a omissão de outros em procurar coibir os que tem o dito comportamento inadequado não esta resultando no que vivemos hoje? Uma sociedade costuma ser medida pelo que tem de pior e o mesmo pode valer para uma categoria, ou não?

Pensem nisto!

Pensador

H disse...

Caro pensador,

Agradeço pelas dicas mas não sei se percebeu mas estamos discutindo sobre algo maior do que a classe pericial. Estamos discutindo sobre a qualidade dos serviços de saúde, do motivo do silêncio do médico e da facilidade em culpá-lo por tudo e não se denunciar gestores acima do médico (os que mandam nos recursos, realmente).