terça-feira, 23 de agosto de 2011

E HAJA ROUPA SUJA PARA LAVAR - AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SC -09.08.2011.

"Cada perícia é um transtorno. O médico não é mal educado, mas ele não olha pra você, não pergunta se você está melhor, ele olhou todos os meus papéis e exames e deu uma rizadinha ‘você conseguiu trazer tudo’. Isso acaba com a dignidade da pessoa." 
Depoimento da Sra. Ana Lúcia, Segurada do INSS

"O governo não cumpre nem as NRs (Normas Regulamentadoras) que ele mesmo cria e quer cobrar produtividade sem dar condições de trabalho aos servidores”
Desabafo de Servidora Jeanine, Presidente do Sindpdsc

“Muitos chegam na Federação, diariamente. São pessoas que viveram uma vida na informalidade e só se dão conta de que não possuem Previdência quando ficam doentes, com mais de 60 anos. Temos que pensar uma Previdência para todos pois até para respirar a gente paga imposto, então não é possível que alguns fiquem sem nenhuma forma de assistência na velhice”.
Opinião de João Osmar, Presidente do Sindicato Estadual dos Aposentados SC

“Nos oito anos do governo Lula, não se conseguiu reverter totalmente esse processo e não foi por falta de esforço, mas não se fez tudo que é necessário para recuperar a Previdência Social para o trabalhador. Deixaram a Previdência sem concurso público por 18 anos”.
Eliana Schmidt, Superintendente da Região Sul, tentanto atribuir a FHC a culpa da desordem administrativa

Já deu tempo pra recuperar a Previdência. Hoje, o segurado sofre, o servidor sofre. Eu tenho 33 anos de serviço público e ganho R$ 823,00 de salário base, com nível superior. Temos gratificações que não vão para a aposentadoria e por isso o trabalhador não se aposenta. Durante 20 anos nós trabalhamos seis horas e dávamos conta da demanda, mesmo assim veio a imposição das 8 horas e já estamos marcando perícias para dezembro. O servidor sofre porque vê o sofrimento da população e não pode fazer nada."
Servidor da APS São José discordando da Superintendente

"...A cobrança da jornada de 8 horas teve repercussões terríveis para os servidores e o governo nunca teve um olhar para a saúde do servidor público e que ainda não está conseguindo fazer reabilitação profissional dos servidores."
Eliana Schmidt, Superintendente Região Sul

“Às 8hs todos os guichês estão ocupados, mas não podemos começar o atendimento porque o sistema está fora do ar. O Sabi (Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade) não melhorou em São José. Temos pericias marcadas para as 7horas, mas o perito só chega as 9horas. O segurado fica esperando duas horas, xingando.”
Servidora da APS São José tentando culpar Médicos pela ingerência.

10 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Olha para quem tem um cargo de confiança, a Eliana Schmitd, tem muita coragem em admitir a verdade sobre a autarquia... E também muito apoio político para se sustentar no cargo já que se posiciona contra a instituição

Regi disse...

TRABALHO DE PERITO INSS X PRESÍDIO


PRESÍDIO
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m.
PREVIDÊNCIA
Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m.
_________________________

PRESÍDIO
Você recebe três refeições por dia, de graça.
TRABALHO
Você só tem uma,CORRIDA, no horário de almoço,em horário pré-determinado e tem que pagar por ela.
_________________________

PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.
PREVIDÊNCIA
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
_________________________

PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.
TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas,ANTES DOS SEGURADOS CHEGAREM e, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá.
_________________________

PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama…
TRABALHO
Você é agredido por segurado,família do segurado,escutar absurdos dos chefes de APS e ser cobrado por erros iniciados por administrativos.
_________________________

PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes.
TRABALHO
Você não tem nem tempo de lembrar deles.
_________________________

PRESÍDIO
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.
TRABALHO
Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir auxílios doença indevidos,aposentadorias fraudulentas e improbidade adm.no uso do dinheiro público.
_________________________

PRESÍDIO
Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos..
TRABALHO
Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente, Diretor, Chefe…
_________________________

PRESÍDIO
Você tem todo o tempo para ler piadinhas.
TRABALHO
A piada somos nós !
_________________________

TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em 15 anos.
No trabalho você tem que cumprir 35 anos ( e vão aumentar) e não adianta ter bom comportamento.

HSaraivaXavier disse...

Bem criativo REGI, mas não chega a tanto.

No texto acima é curioso notar a "maldade" da servidora. Observe que ela mesmo diz que "as 8horas" ainda não pode atender por que o "SABI" estaria fora do ar. E fala que o Perito chega as 9horas com o segurado esperando desde as 7horas.

Ora, leitores, qualquer servidor sabe que o Periciando é obrigado a passar pelo administrativo para depois ser encaminhado a perícia médica. Suponhando que as 8:15h o administrativo comece o seu atendimento e que perca cerca de 15 minutos para habilitação.

O segurado estaria disponível para a perícia médica apenas as 8:30h e esperaria o perito por 30minutos. Não defendo atrasos excessivos, mas claramente é diferente de 2 horas.

Isso mostra a necessidade de separar de vez a perícia médica da área administrativa. Deveria ser possível apenas agendar a perícia depois de retiradas as pendencias administrativas.

No modelo atual é muito bom. A APS abre as 7:30, o Sabi só funciona as 8:00, o segurado só é liberado as 8:30 e o médico leva a culpa de todo atraso... É impressionante a perversidade.

Pensador disse...

Dr. Heltron,

“Maldade” da servidora ou “ingenuidade” sua nesta afirmação?

A servidora afirmou existir agenda para perícia médica desde as 7 horas e a agenda da perícia médica costuma ser aberta em conformidade com o horário que o perito médico exerce atividade na instituição, ou seja, se o perito estiver chegando às 9 horas e o início do seu expediente for as 7 horas, então existe sim um atraso real deste em 2 horas. Se este atraso for costumeiro, tem-se aí inassiduidade habitual (Lei 8.112/90).

Segue-se ainda como esclarecimento Dr. Heltron ao contrario do que afirmasse, nem todos os segurados que tem agenda de perícia necessitam passar antes pelo administrativo, muitas vezes basta distribuir uma senha para perícia médica.

Outra situação é que se existe um serviço agendado para as 7 horas é porque existe a previsão do atendimento naquele horário, ou seja, a agenda foi criada prevendo a existência de servidores administrativos e de peritos médicos correspondentes a demanda agendada. È para isto que serve o atendimento programado. Note que o agendamento não está relacionado com o horário de atendimento da agência mas com o horário de expediente e na agência em questão o expediente se inicia as 7 horas.

Quanto ao fato do sistema SABI apresentar algum problema neste intervalo ou da demanda ser acentuada ao ponto de ocupar todos os guichês logo no início da manhã não muda o fato do tempo de atraso do perito médico. Duas horas são duas horas e não menos que isto como afirmas ou quer que acreditamos naquela sua matemática? Sinceramente, acho você também não acredita no calculo que vez.

Pensador

Regi disse...

O médico após criação do SISREF chega na hora que chegar, tendo por objetivo ficar as horas contratadas em seu concurso público; portanto se chegar mais tarde(por qualquer motivo), sairá mais tarde.

Sepor algum motivo não puder cuprir as 8 hs previstas ele simplemente as "pagará" posteriormente.

Agora se o medico permanece mais do que as 8 hs previstas o INSS deverá ressarcí-lo ! MAS QUE CURIOSO ? O INSS HABILITA PORÉM NÃO CONCEDE AO FINAL AS HORAS EXTRAS TRABALHADAS !

PORTANTO, QUEM MANDOU INSTITUIR O SISREF ?

Rodrigo Santiago disse...

Parece que é somente um perito que chegou atrasado um só dia - pelo menos não há mais detalhes para se afirmar nada em contrário - e já querem generalizar os peritos e os dias como se fosse algo habitual~, e não circunstancial

Pensador disse...

Dr. Regi,
Receio que necessite ampliar seus conhecimentos quanto a ferramenta SISREF e orientações correspondentes. Para isto sugiro a leitura completa da Orientação Interna Nº 2 de 28/05/2009 que dispõe sobre os procedimentos complementares relativos à jornada de trabalho e controle de assiduidade e pontualidade dos servidores do Quadro de Pessoal do INSS. Mais precisamente, nos seus Art. 4º, § 3º, § 4º e Art. 6º. Você irá se surpreender em quanto foram prematuras e equivocadas as suas colocações.
Art. 4º: Os horários de início e término da jornada de trabalho e dos intervalos de refeição e descanso, observado o interesse do serviço, deverão ser estabelecidos previamente com a chefia imediata e adequados às conveniências e às peculiaridades de cada unidade administrativa, com observância do disposto nos arts. 1º, 2º e 3º, respeitada a carga horária correspondente dos cargos ocupados pelos servidores.
§ 3º Os atrasos, as ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97 da Lei 8.112, de 1990, e, ainda, as saídas antecipadas, poderão ser compensados, até o mês subseqüente ao da ocorrência, em horário a ser estabelecido pela chefia imediata.
§ 4º Os servidores poderão, dentro do horário de funcionamento da unidade, cumprir jornada de trabalho superior a, no máximo, duas horas diárias, para fins de compensação de atrasos, ausências justificadas e saídas antecipadas, condicionados à anuência da chefia imediata, sem percepção do Adicional por Serviço Extraordinário, previsto no art. 73 da Lei 8.112, de 1990.
Art. 6º: O controle de assiduidade e pontualidade será exercido por registro eletrônico, mediante o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência – SISREF.
Espero que tenha entendido.

Pensador

HSaraivaXavier disse...

Pensador,

Não me faça rir.
Visite qualquer APS.
Antes de mais nada elas abrem de 07:30h para entrada dos segurados.
Inclusive para os agendados as 7:00h

Observe que a própria servidora relata que apenas pode iniciar o seu trabalho as 8:00h porque O MESMO SISTEMA QUE O PERITO USA sí funciona a partir deste horário.

O que o perito faz das 7h até as 8h?
Qualquer coisa menos perícia médica. Pode ver o email por exemplo. É rotineiro no Brasil que muitos colegas só tenham o primeiro segurado disponível para ser atendido depois das 08:30h e que as 9:00h tenham atendido apenas 2 e não haja NENHUM DISPONIBILIZADO -travados nas pendencias administrativas.

E desde quanto houve defesa de não se cumprir o horário?

Faça-me o favor se criticar seja ao menos com o que está escrito e não com elocubrações perfunctórias.

Claro que é errado chegar atrasado no trabalho. A questão é que o atraso na atendimento, ou seja, ter passado 2 a 3 horas esperando não tem relação direta com este caso. o INSS é responsável por 1:30h do atraso, o perito por 30minutos, mas como citaste a culpa é do perito.

Fale com mais propriedade do assunto. Atualmente a grande maioria, beirando os 100%, mesmo os PP, precisam passar pelos administrativos. O tal preenchimento da DUT tem sido sacal, fica mandando o segurado para lá e para cá várias vezes durante o dia. Aliás sabes o que seja DUT?

Em qual agencias trabalhas que segurados conseguem ser agendados as 7horas e serem atendidos as 7horas.... Duvide-ó-dó. Menos política e mais propriedade. Eu trabalho os 5 dias da semana uteis com isso.

Em que consultório de APS o Sr atende? Ou fala apenas de aspectos teóricos? Por que falas de como deveria ser sem conhecer a realidade nossa discussão é vã.

Ponha um nome conversamos de igual para igual. Como quer ter respeito e propriedade sobre este tema?

Boa noite

Pensador disse...

Dr. Heltron,
Agradeço a tentativa de correção, mas você está equivocado ao pensar que todas as agências do INSS no Brasil abrem as 07:30h. Sei que esta é a realidade na agência onde você exerce atividade, mas é ingenuidade sua pensar que todas as agências do Brasil também sejam desta forma. Lembro a você que são mais de 1.200 agências e o Brasil é bem extenso. Sugiro que consulte o horário de algumas no site http://www010.dataprev.gov.br/enderecoAPS/mps1.asp caso persista alguma dúvida.
Quanto ao relato da servidora, acredito que esteja faltando muitos dados para se saber o que realmente se passava no momento. Não creio que o sistema SABI esteja apresentando problemas todos os dias, no mesmo horário e na mesma APS. Também não tem como dizer com precisão se o comentário do atraso de 2 horas do perito ocorreu somente naquele dia, ou se é habitual, ou se o atraso é ou não justificável (acredito que seja). Resumindo, quase nada se sabe.
É isto que estou questionando, o fato de colher parte de um comentário de uma servidora que por si só não revela quase nada e expor dizendo que ela agiu com maldade ao tempo que tenta justificar a suposta falta de pontualidade do perito. Como escrevi, quase nada se sabe, então para que ficar supondo maldades? Isto é colocar mais lenha na fogueira só para ver queimar.
Agora você pergunta o que o perito faz das 7h as 8h? Isto não nos compete! É da competência da gestão local e da equipe que pode analisar o caso com mais propriedade na buscar por soluções, seja com alteração de agenda, alteração de horários, reorganização na distribuição de tarefas, etc.
Concordo que exista um problema acentuado para se resolver críticas, demandando muito atendimento administrativo.
Referente sua questão “E desde quando houve defesa de não se cumprir o horário?”, respondo que não percebi que tenha existido esta defesa. Mas houve uma defesa parcial por atrasos que entendo que não deva ser feito. A OI Nº 2 de 28/05/2009 trata também de pontualidade.
Não estou afirmando que o perito não cumpriu seu horário ou que realmente chegou atrasado, pois não trabalho em São José e não dá para saber disto com certeza através do comentário da servidora. Estou me posicionando contra atitudes como esta que recorta um pequeno trecho e cria uma fantasia, se desprendendo do fato e aumentando em proporção de tamanho para o lado que achar mais conveniente.

Pensador

Silvia disse...

ok pessoal, que bom que minha participação na Audiência Pública realmente deu audiência.
Mas vamos por partes.
Antes quero agradecer a defesa do PENSADOR e dizer que provavelmente é um servidor inteligente, conhecedor da Legislação e cumpridor dos seus deveres, assim como todos aqui deveríamos ser. Bem, eu sou!
Primeiro, me identifico como a cruel e perversa servidora: Meu nome É Silvia e trabalho em SJ já faz uns 7 anos.
Temos médicos ótimos e prontos a ajudar, como o Dr. Claudio, que figura fantástica! Já passaram pela APS médicos muitos bons, no passado. Mas depois daquela greve dos administrativos pelas 6 hs, greve que não houve participação nem apoio dos médicos, aí a coisa ficou feia. Feia pq o nosso gerente passou a exigir 8hs de TODOS. Dos administrativos e dos médicos tbm. Afinal somos TODOS SERVIDORES E NÃO HIERARQUIA ENTRE NÓS. Mas foi aí que bicho pegou. Os médicos nunca foram cobrados, o horário então, capaz!!! Ficaram P. da vida.
E o que aconteceu, houve uma saída em massa da Previdência, todo dia tinha médico pedindo pra sair, jogaram a toalha mesmo. E eles ainda foram beneficiados pq faziam 24 perícias antes da greve e depois da greve passaram a fazer 18 apenas, os médicos que fazem 8 hs né? Muitos médicos tbm pediram redução de jornada. Tudo bem, cada um sabe o que faz da sua vida.
Então qual a realidade hj das APS.
O meu questionamento na Audiência foi a seguinte: Me reportei ao SSt que estava lá presente e perguntei? Por que marcar uma pericia para as 7hs da manha se o perito só chega as 9hs. Não seria mais justo com o segurado e com os servidores marcar essa pericia só para as 9hs? COmo disse o PENSADOR, nem todas as pericias passam pelo administrativo antes, a grande maioria pega senha e vai direto aguardar o médico. Até pq em São José temos servidores que tiram críticas dos benefícios anteriormente pra facilitar tudo na hora da perícia. A gente sabe como trabalhar e fazer a coisa andar pra evitar confusão com segurado. Os servidores administrativos fazem TUDO, TUDO, que podem pra atender bem, atender rápido e evitar confusão. Até o resultado da pericia que o médico se nega a entregar nós é que entregamos!!
Então, eu sou a perversa? Sou eu que chego as 9hs qdo sei que desde as 7hs tem segurado lá na agência me esperando? Eu sou perversa? Fala sério né Dr. Heltron Israrel.
Eu não sou cruel. Se alguém está sendo não sou eu, com certeza. Atendo bem, sou educada e faço tudo pro segurado resolver seus problemas e não precisar voltar mais na APS. Qdo os sistemas estão fora do ar eu faço meu trabalho a mão, anoto o telefone do segurado e depois só ligo dizendo que tudo deu certo. Pode investigar meu trabalho, pergunte pra qqr pessoa da GEXFLO quem eu sou. Agora, como diz meu marido, não me tire pra dançar....
Hj por exemplo, o médico que estava em férias antes da sua partida informou que tinha dias em haver e solicitou bloqueio da sua agenda para hj nem amanha. Sabe que hs chegou o seu substituto???? Já era quase 9hs e sabe desde que horas os segurados estavam esperando??? Desde as 7hs e nós colocamos todos pra dentro da APS pq aqui em Floripa tá chovendo demais e os coitados não poderiam ficar na rua. Então ficaram na nossa frente, nos observando, nos questionando sobre a demora do médico desde as 7 até quase 9hs qdo o SUBSTITUTO chegou. Erro ou perversidade de quem???? Minha???
Minha não pq eu estava ali e ouvi as lamúrias dos segurados e tenho ouvido todos os dias, não só pelo atraso mas pela qualidade no atendimento dispensado pelos médicos. Mas isso daria um livro e eu não quero escrever muito agora . Fica pra próxima tá Doutor??
Boa noite a todos e obrigada pela atenção.