domingo, 18 de janeiro de 2015

PARTO: O EXPERIMENTO DE SOROCABA

Durante todo o ano de 2013, mesmo ano de início do Programa "Mais Médicos", em Sorocaba-SP, Grupos de organizados de defensores do "Parto Humanizado", fizeram campanha para pressionar a Santa Casa da cidade a apoiar e instituir esta modalidade de parto nas suas instalações - apesar dos alertas sobre as tragédias obstétricas que a "falta de uma Cesariana". Passados vários meses, exatamente no mês outubro, estes grupos organizaram um Abaixo-Assinado em apoio ao Médico Obstetra Bráulio Zorzella por ele ter abraçado a causa e estar supostamente enfrentando fortes pressões internas pela resistência dos outros colegas à mudança de "filosofia" institucional na maternidade.
 
No texto do Abaixo-Assinado pode ler que é atribuída ao empenho do profissional, que fatura dando cursos e palestras sobre "parto humanizado", a redução de 56% para 40% nos últimos 6 meses do número de cesarianas (2013). Claro, como sempre, alegavam evidências científicas para justificar seus meios. O parto humanizado seria muito melhor para a gestante - mas e o recém-nascido?. Infelizmente matéria de hoje (18.01.2015) no Jornal JE online afirma que a mortalidade infantil em Sorocaba simplesmente aumentou 8,6%. Apesar da ampliação da cobertura da rede básica com os cubanos, apesar das pressões para implementação do parto humanizado pelas militantes, apesar da queda no número de cesarianas, ... mais crianças morreram. Que triste uma sociedade que precisa sofrer para aprender!
 
Cada vez mais fica evidente que há um movimento organizado político-social-econômico na Sociedade Brasileira em oposição à Medicina Tradicional, Alopática, Científica, que tem por objetivo principal criar e alimentar uma lucrativa indústria do "Parto Humanizado" - que, aliás,  já é logomarca de publicidade - e, como consequência, defender interesses comerciais obscuros que custam vidas humanas. 
 
Estas militantes promovem diuturnamente: a Glamourização da dor - como se fosse lindo o se contorcer de cólicas; a Infantilização Fantástica da Mulher - como se elas se tornassem rainhas mimadas, superpoderosas e controlassem àquilo que é sabidamente algo incontrolável, a Demonização Tecnológica - agregam sempre valores negativos aos procedimentos cirúrgicos que salvaram vidas milhões - e, por fim, a Animosidade para com os Médicos que se dedicam ao nascimento. Isso tem que ser freado e combatido com inteligência e bom senso antes que seja tarde!
 
Esperamos que este Experimento de Sorocaba sirva de exemplo e estimule a reflexão da nossa sociedade e que os pequenos brasileiros possam nascer e viver com segurança e qualidade. Parto Humanizado é parto seguro, é parto com Médico. 

Nenhum comentário: