segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

FLÁVIO "GHOST" FERREIRA DOS SANTOS - O SERVIDOR QUE NÃO EXISTE NOS PORTAIS DE PESQUISA. COMO RENATO PAVÃO ACHOU ELE? QUEM O INDICOU AO INSS?

Um dado muito curioso envolve a história do servidor Flávio Ferreira dos Santos, nomeado para ser DGP do INSS pelo Presidente Renato Vieira Pavão. Ele não consta nos sites oficiais de pesquisas de servidores.

Ele é servidor, SIAPE 1.777.179, CPF: 626.615.581-87, mas ao pesquisar por seu nome no Portal da Transparência da União, ele simplesmente não existe. A pesquisa pelo nome consta inexistente, mesmo com variações. Ao pesquisar pelo CPF, durante dias e em diferentes horários este blog recebeu a mesma resposta: inexistente. Apenas após a 15ª pesquisa, apareceu o nome dele.

Mas ao pesquisar os dados do servidor, nova surpresa: tudo em branco. Para efeitos de comparação, foram pesquisados em horário similar os nomes do Presidente do INSS e de 5 servidores aleatórios de outros órgãos - todos normais e regulares. Menos para Flávio Ferreira dos Santos.

Ao pesquisar no site da Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União, as portarias e publicações sobre esse servidor, só se acha a portaria de posse dele no cargo de Analista em Tecnologia da Informação do MPOG, em 09 de abril de 2010. Nenhuma outra portaria é encontrada no mecanismo de pesquisa da Imprensa Nacional, seja pelo nome, SIAPE ou CPF.

 
Porém na pesquisa no Google, nos sites paralelos que espelham as publicações do DOU, encontramos todas as portarias e cessões sobre esse servidor, aqui resumidas:

Posse como Analista em Tecnologia de Informação - 09/04/2010
Nomeação como CGTI do Ministério da Integração Nacional em 04/04/2011
Exoneração a pedido do cargo de CGTI do Min. Integração Nacional em 20/07/2016
Nomeação como CGTI do DATASUS em 12/08/2016
Exoneração do cargo de CGTI do DATASUS em 18/12/2017
Cessão do MPOG para ocupar cargo comissionado junto à EBSERH em 08/01/18
Nomeação como Diretor-Subst. de Gestão e Processos de TI da EBSERH em 18/05/18
Nomeação como Presidente-Substituto da EBSERH em 14/11/2018
Nomeação como Diretor de Gestão de Pessoas do INSS em 19/02/19
Cessão do MPOG para o INSS em 20/02/2019
Inocalizável: A portaria de nomeação dele como Diretor de Tecnologia de Informação da EBSERH, presume-se ser próximo à data de sua cessão ao órgão.
A carreira de Flávio Ferreira dos Santos é peculiar: Assume em cargo técnico de Analista de TI do MPOG em 2010, com menos de um ano de serviço público assume a importante pasta de Coordenação-Geral de Tecnologia de Informação (DAS 4) do Ministério da Integração Nacional, que é alvo de uma série de denúncias ao longo dos anos (veja aqui e aqui), fica lá de 2011 até 2016, quando pede exoneração na época do impeachment de Dilma Rousseff, um mês depois vira Diretor de TI da mais importante ainda DATASUS, sai no final de 2017 e já assume como Diretor de TI da EBSERH e agora vem pro INSS, onde será o Diretor de TI quando vier a reforma da Estrutura do INSS. As acusações contra o Ministério da Integração são graves, de contratos assinados "por debaixo dos panos" e "fora dos sistemas oficiais de registros" segundo o então Secretário-Executivo da pasta, que pediu demissão e abriu a boca (veja aqui).

Trata-se de um fenômeno esse servidor Flávio, um garoto-prodígio. Menos de um ano como analista e há 8 anos ocupando DAS 4 pra cima como Diretor ou Coordenador de TI de Um Ministério (Integração), do DATASUS e da EBSERH e agora será TI do INSS. E nunca havia chamado a atenção de ninguém, até ser nomeado ao INSS. 

O mais interessante: os portais de pesquisa não acham seu nome facilmente, é um fantasma nesses sistemas. Somente ele. Este blog nunca experimentou dificuldade similar em levantar a ficha funcional de um servidor por esses meios. No novo portal da Imprensa Nacional consegue-se achá-lo pelo SIAPE, no modo HTML, mas só apenas 30/11/2017.

Quem é Flávio Ferreira dos Santos? O que o levou a ocupar tantos cargos importantes nesses anos todos sem chamar a atenção? Será essa a sua qualidade?

E principalmente: Como que ele ganhou a confiança de Renato Pavão? Como que esse "ghost" foi apresentado ao Presidente do INSS? Seria essa uma indicação do igualmente petista Mario Soria (Sorry)? 

Quem é o padrinho de Flávio Ferreira dos Santos? Quem o indicou a Renato Vieira Pavão?

Em breve aguardem as investigações dos outros nomeados de Renato Pavão. Ninguém coloca tantos petistas dentro do INSS sem uma razão. Tentaremos descobrir que razão é essa.

Abaixo os prints demonstrando a ausência desse servidor nos portais:
A) Portal da Transparência

I - Pesquisa pelo nome - "nenhum resultado encontrado". Mudar acento, s para z, etc, não resolveu.


II - Pesquisa pelo CPF - deu positivo após 15 pesquisas em 4 dias e horários diferentes:

III - Mas ao clicar em qualquer uma das opções, cadastro vazio.

IV - Pesquisando servidor aleatório no mesmo momento: Tudo regular.

B) Imprensa Nacional - DOU

I - Pesquisa nos Diários (PDF ou HTML) pelo nome dele e a respectiva Seção 2 (nomeações):

II - Resultado vazio. Até a publicação deste post, a pesquisa de 2011 a 2019 está sem resultados.
 

Um comentário:

MAURICIO disse...

Believe or not.
Tales from the Crypt.
The Outer Limits.