quinta-feira, 5 de março de 2015

REVELAÇÃO DA MINUTA BOTA EM XEQUE DESCULPA DE JARBAS SIMAS PARA FRACASSO DAS 20H. (publicado em 30/07/2014)

O presidente da ANMP, Jarbas Simas, tem viajado o Brasil todo para palestrar a peritos e nessas palestras aproveita para apresentar a sua versão da questão da "Minuta das 20h", promessa de campanha eleitoral ao qual ele disse inclusive ter VISTO o documento, mas que nunca apareceu em lugar nenhum e foi sumariamente descartado pela própria ANMP, que passou a lutar pelas 30h.

Resumindo: Jarbas se elegeu calcado na sua "amizade com Gabas" e que com ele as portas estariam abertas e conseguiríamos as 20h. Muito perito caiu nessa, inclusive peritos fãs deste blog, que depois vieram me pedir desculpas (mas não precisa, o truque foi bom mesmo).

Diante da ausência das 20h passados mais de 75% do mandato, finalmente Jarbas se pronunciou oficialmente sobre o tema, copio aqui sua fala:
"2. Antes do debate pré-eleição estivemos com o Secretário que nos mostrou a minuta. Quando solicitamos a ele uma cópia para apresentá-la no debate ele negou tendo em vista que a mesma ainda estava sob análise no Ministério do Planejamento. Do MPS nos dirigimos ao Ministério do Planejamento onde fomos recebidos pelo Sr. Sérgio Mendonça que confirmou a intenção do Secretário, bem como a expectativa positiva dele tendo em vista o interesse do MPS e o INSS no tema.

3. No debate dissemos que havíamos tido acesso à minuta entretanto jamais que ela estava em nosso poder.

4. Posteriormente nos foi noticiado que a mesma não prosperou no Ministério do Planejamento tendo em vista o impacto financeiro e a eventual expectativa nos demais servidores público federais.

5. Após termos sido notificados convocamos uma assembléia e uma convenção de delegados onde se concluiu que a meta deveria ser 30 horas, pelos motivos que todos sabem.
Conclusão:
A minuta das 20 horas deve ser procurada na Secretaria Executiva do MPS.
As 20 horas foram prometidas e a minuta nos foi mostrada e ela não progrediu por motivos alheios à nossa vontade."
Então, segundo a versão de Simas:

1) Gabas mostrou a minuta e ela seria de 20h
2) Gabas protocolou a minuta no MPOG
3) Mas a mesma não prosperou no MPOG por diversos motivos
4) Se quiserem que procurem a minuta no MPS. 

Ele REAFIRMA que viu a minuta e que era de 20h.

Bom, o perito.med e seus colaboradores fizeram isso, foram a Brasília e obtivemos finalmente a tão esperada minuta e descobrimos que:

1) A minuta não era de 20h, era de 30h.
2) Gabas protocolou a minuta no MPOG.
3) A mesma ainda está SOB ANÁLISE na SEGEP/MPOG, não foi aprovada nem rejeitada ainda.
4) Publicamos a minuta no blog (clique aqui)

Bom, obviamente uma das duas versões está errada. O que Jarbas Simas diz que viu e aconteceu simplesmente não é o que está documentado e protocolado no MPOG.

Então Gabas sacaneou o Jarbas? Mostrou uma minuta que não era real? Seria isso? Mas eles não eram amigos? Um não abriria a porta do outro?

Por qualquer ângulo que se olhe essa história, ela não cheira bem. E essa carniça pode ser o corpo em decomposição da nossa carreira, tão gloriosa até 2007 e desde 2011 descendo o cadafalso, mas nada se compara ao que ocorreu desde 2013.

Uma coisa é certa: Nós avisamos ao colega e agora presidente Jarbas Simas que suas falas eram perigosas e que ele seria cobrado disso no futuro. Não foi por falta de aviso.

Repudiamos o fato da categoria ter sido feita de palhaça. Mas agora cabe à categoria decidir: Vai querer continuar assim ou vai tentar algo diferente?

Do jeito que está já sabemos onde vamos parar: Vamos voltar a 2003, onde 72% das perícias eram feitas por credenciados, que chegavam a ganhar 100 mil reais por mês fazendo centenas de perícias por dia, e os peritos da casa ganhavam o equivalente a dois salários mínimos, tendo que homologar o trabalho em massa dos credenciados.

__________________________________
PS: De 30/07/14 para hoje, de fato a carreira acabou, o governo derrubou nossa exclusividade, estão voltando com 18 e depois 24 perícias e nem se fala ou cogita em redução de carga horária ou aumento salarial. Esse é o saldo da gestão "amiga de portas abertas".

Um comentário:

Gustavo M. Mendes de Tarso disse...

Pode impeachment na ANMP?