segunda-feira, 15 de agosto de 2016

MARCELO SIQUEIRA IRÁ ASSUMIR DIRETORIA JURÍDICA NO BNDES

O atual assessor-chefe da assessoria especial do Ministro Chefe da Casa Civil, procurador Marcelo Siqueira de Freitas, 39, irá assumir nos próximos dias a recém-criada Diretoria de Assuntos Jurídicos do BNDES.
 
Apesar de ser um dos maiores bancos de fomento do mundo, o BNDES já não tinha uma diretoria jurídica há anos, sendo defendido por advogados ligados diretamente à Diretoria do banco. A recriação da Diretoria Jurídica visa a dar mais poder e autonomia para essa defesa, que será liderada por Marcelo Siqueira.



Siqueira começou a atuar na Previdência Social logo após ingressar na Advocacia-Geral da União (AGU) como procurador autárquico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em fevereiro de 2000. Em 2002, ano de instalação dos Juizados Especiais Federais (JEFs) em todo o país, assumiu a Coordenação dos JEFs na Procuradoria- Geral do INSS, tendo exercido também os cargos de procurador-chefe substituto da Subprocuradoria-Geral do INSS, coordenador-geral do Contencioso Judicial interino e coordenador-geral em Matéria de Benefícios da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS. No ano de 2004, foi nomeado, na Advocacia-Geral da União, consultor da União. Em 2007, assumiu o cargo de subprocurador-geral federal e, de setembro de 2008 a janeiro de 2015, foi o procurador-geral federal (PGF). Em janeiro de 2015 assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social, onde permaneceu até setembro de 2015, quando da fusão do MPS com o MTE, virou Assessor Especial do Secretário Especial da Previdência Social.

Em maio de 2016, com o advento do afastamento da Presidente Dilma e a consequente extinção do MPS, Marcelo Siqueira foi nomeado Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República, onde em especial vem sendo responsável pela parte jurídica da reforma da previdência do Governo Temer.

A criação dessa Diretoria e a colocação de Siqueira nela mostra que o BNDES receberá especial atenção do governo em relação aos projetos relacionados com as reformas do país.

Nenhum comentário: