quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jornada de 6 hs

Ontem o plenário da Câmara aprovou o relatório PLV 04/2010 da deputada Gorete Pereira (PR-CE) sobre a MP 479/2010, que trata de carreiras não típicas do serviço público federal, com modificações de interesse da categoria médico-pericial do INSS. A aprovação da jornada de seis horas sem perda salarial é uma vitória que comprova a importância de um trabalho articulado envolvendo todas as forças democráticas, inclusive o legislativo federal.

A Jornada de 6 horas, bandeira da CUT para várias categorias, se adequa perfeitamente à carreiras médicas e, em particular, à carreira de perícia médica, de sabido desgaste aos seus integrantes. Como aconteceu em diversas outras oportunidades, o risco agora é o veto da Casa Civil da Presidência que tem grande probabilidade de acontecer. O veto não deverá ser por aumento de despesas de iniciativa do legislativo, mas por falta de acordo, de interlocução e uma sistemática perseguição do Dr Luiz Alberto dos Santos (Casa Civil) e Sr Duvanier Paiva, do MPOG. Algum argumento referente às filas será criado a título de "não abrir precedente". Só resta torcer para que o ano eleitoral faça milagre, já que a pressão à qual o Executivo é sensível não será cogitada pelas lideranças classistas: greve.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigos,

Esta eu pago para ver, nem que a vaca tussa o MPOG e a Casa Civil vão deixar que isto aconteça.
E outra, a ANMP está queimada junto a estes interlocutores do governo federal, é mais do que sabido que a atual direção da tal associação não tem a mínima condição de conduzir mais nada.
Parece que estamos parados no tempo, correndo atrás de migalhas ao invés de lutar por carreira de Estado, subsídio, estas coisinhas que parecem não interessar à peritada.
Acho que esta é a última flor do Lácio a não ser colhida pela atual direção da associação.

Unknown disse...

Carreira Típica de Estado JÁ, é o que todos queremos e ao mesmo tempo o que ninguém está exigindo.A ANMP não se manifesta!Porque a carreira de Perito Médico não é deslocado do INSS para a outro órgão(Judiciário por exemplo)para que tenhamos respeito e vencimentos adequados?

Unknown disse...

Ha' muito tempo penso na ideia que a pericia medica deveria ser uma autarquia propria como ocorre com a DATAPREV em relacao ao INSS, e tambem com os Institutos de Crimnalistica em relacao a Policia Civil.Deste modo, ocorrer'a uma separacao entre as funcoes de elaborar um parecer e conceder um beneficio.Outra sugestao seria criar um Tribunal de Pericias na instancia administrativa.