sexta-feira, 15 de abril de 2016

PLACAR DO IMPEACHMENT PERITO.MED - PREVISÕES APONTAM QUE 342º VOTO SERÁ DA BAHIA.

Estudos feitos baseados no levantamento do Placar do Impeachment (Estado de São Paulo), Termômetro do Impeachment (O Globo) e do Mapa do Impeachment (Movimento Vem pra Rua), apontam que o Impeachment da Presidente Dilma Rousseff será aprovado no próximo domingo por 367 votos a favor contra 141 votos contra com 5 faltas, numa mediana sem considerar possível efeito "manada" quando o quórum de 2/3 for atingido.

Considerando efeito manada, os votos a favor poderão ser de até 390 a favor do impeachment. As previsões cravam que o Estado que dará o voto derradeiro será a Bahia. Provavelmente na primeira metade da ordem alfabética da lista de deputados baianos. 

No momento ele consta como indeciso, mas se votar a favor, o voto derradeiro deverá ser de Cacá Leão (PP-BA), numa variante que deve pegar entre Benito Gama (PTB-BA) a Lúcio Vieira Filho (PMDB-BA). Se Cacá Leão não votar a favor, pela mediana o mais provável é que seja de Cláudio Cajado (DEM-BA).

Pela ordem aprovada pela Presidência da Câmara dos Deputados, quando chegar no 15º Estado (Mato Grosso), o placar deverá estar próximo de 141 a favor contra 41 contra. Na segunda metade, o número de votos a favor vai disparar com a entrada de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, porém o máximo de votos a favor que deveremos ter será em torno de 337 ao terminar a contagem de Pernambuco. Com 39 deputados, a Bahia terá a maior probabilidade de cravar o voto derradeiro.

Em caso de efeito manada antecipado, será em Pernambuco o voto derradeiro, numa janela que irá de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a Tadeu Alencar (PSB-PE).

O Nordeste representará quase 50% dos votos a favor de Dilma, entre 67 a 71. Para se ter uma ideia, as bancadas da Bahia e Ceará darão respectivamente uma média de 19 e 13 votos, respectivamente, à Dilma Rousseff. Comparando, São Paulo e Minas Gerais também darão em média 13 votos pró-Dilma, com bancadas duas a três vezes maiores que Bahia e Ceará, respectivamente. Rio de Janeiro deve dar 11 votos pró-Dilma.

É difícil fazer projeção estatística em um quadro tão mutante, mas pelos números e curvas já apresentadas até o presente este deverá ser o cenário mais provável.

Nenhum comentário: