quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

NO APAGAR DAS LUZES, A DÍVIDA SERÁ PAGA? ESSE SIM SERÁ O VERDADEIRO APAGÃO DO INSS.


Informações dão conta de que até o dia 31/12 será publicada no DOU alterações na IN 28, que trata dos consignados, de forma a entregar para os bancos a chave da porteira dos empréstimos junto aos beneficiários do INSS.

Um grupo secreto sediado no gabinete da Presidência do INSS, sem consultar a área técnica, está elaborando alterações na IN 28 de forma a facilitar de toda a sorte para os bancos a gestão dos empréstimos consignados, com todo o ônus a cargo da autarquia. Tem até Coordenador importante da DIRBEN, muito querido pelos administrativos, que está em São Paulo fazendo a ponte da Febraban com o INSS em Brasília.

Na prática, os bancos estão definindo as penalidades contra eles mesmos. Atendidas as alterações pedidas pela FEBRABAN e pela ABBC, será uma abertura sem precedentes de todas as porteiras com enorme risco de prejuízos para a autarquia, que segundo fontes teria que até mesmo indenizar os bancos em caso de encerramento de benefícios de segurados com empréstimos contraídos. 

Soubemos que representantes da alta cúpula previdenciária ficaram reunidos hoje até de noite elaborando as mudanças, com direito a frases do tipo "Ou é agora ou nunca. Não sabemos quem estará aqui semana que vem".  

A imprensa vem veiculando há meses um "apagão" no INSS para 2019, com a aposentadoria de 40% dos servidores ativos. Isso na verdade é um falso apagão. Com cada vez mais processos automatizados e com o avanço da gestão de sistemas, a maior parte desses servidores aposentáveis não causará paralisia nas atividades. Uma mera mudança do sistema de gestão do INSS resolverá essa questão.

O verdadeiro apagão do INSS é o que foi feito pela turma do Deputado André Moura desde 2016, que poderá ser culminado com esse verdadeiro ato de ataque contra a autarquia. Este blog já vinha denunciando essa questão do INSS e bancos desde a denúncia do Sistema ECO, ainda em 2017.

Já anunciado para Presidente da CEB (Companhia Energética de Brasília) em 2019, o atual Presidente do INSS, Comodoro Edison Garcia, prometeu dar um choque de gestão na empresa e levar para lá toda sua expertise adquirida no INSS. Não sabemos se isso foi um anúncio ou uma ameaça, pois se concretizado o fato, os brasilienses que se preparem para 4 anos de muitos apagões de energia na cidade.

Apagão em Brasília será comum a partir de 2019 - Gestão do INSS será levada à CEB.



Na foto acima, brasilienses se desesperam com anúncio de Edison Garcia na CEB e correm aos mercados para comprar velas, fósforos, lampião a gás e lanternas. Estoque já acabou no plano piloto.

Soubemos que uma das primeiras medidas a ser anunciadas para 2019 será o consignado energético, onde o cidadão levará ao banco apenas a conta de luz paga e, com o histórico de consumo, receberá um empréstimo com quitação das parcelas diretamente na conta de luz. Se não pagar, basta cortar a energia.

Não faz sentido uma medida dessas, de mudanças na IN 28, nos últimos dias de governo. Se for efetivada tal medida, só poderá significar uma coisa: pagamento de dívida. Resta saber o que constará nessa "nota fiscal" apresentada.

Nenhum comentário: