quinta-feira, 19 de outubro de 2017

AH, QUE SAUDADE DA MINHA BOULANGERIE

"Ah, como era lindo o meu bistrô.... que saudade da minha boulangerie, je ne parle pas français mas curti o briochê...."

Assim, cantarolando versos românticos pelo "Bloco O" afora, o renovado e refrescado Presidente do INSS, Lèonard Gadêlhe, após sua idílica visita à Paris, a cidade luz, retornou ao batente (retour à l'arrêt) junto ao INSS, o Instituto blecaute.

Acompanhado de seu braço direito, Alex Monsieur, Lèonard Gadêlhe aproveitou os momentos na icônica capital gaulesa para interagir com seus pares previdenciários franceses em uma espécie de performance interativa pele-à-pele de cunho pós-impressionista quando de sua visita à  tradicional "École d´arts et de la sécurité sociale de France", mundialmente conhecida como Moulin Rouge.

Quando estavam livres de compromissos oficiais, Gadêlhe e Monsieur aproveitaram para inspecionar, in loco, o modelo previdenciário aplicado às principais boulangeries e bistrôs de Paris e seus benefícios mais tradicionais tais como os brioches, croissants, baguetes, macarons, canelés, éclair, carolinas, tarte citron e petit gateau. 

Ao passarem pela Pont des Arts, aproveitaram e deixaram lá seus cadeados destrancados, uma tradição francesa.

Tanta motivação e entusiasmo chamou a atenção de recrutadores do BID que passavam na Champs Élysées, e lhes rendeu um convite para participarem do Programa Jovens Profissionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento. De cara ganharam um cartão de beneficiário do BID e um visto para os Estados Unidos.

Tamanha sorte, aliado aos ares frescos de Paris, só reforçou o sentimento de Lèonard Gadêlhe em deixar, à francesa, a presidência do Reino Inssano, ao qual ele prometeu fazer de forma bem discreta em 17/11. Dizem que na entrada do Charles de Gaulle, Lèonard disse: "Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris. Au revouir, mon cher..."

Má notícia para o Conde Champignon, que acuado pela investigação da Operação Lava Cana, está impedido de tentar assumir o trono. A rápida retirada de Léo do Reino não o favorece. Ao Conde Champignon, seu destino será mesmo o Strogonoff....

Nenhum comentário: