domingo, 2 de julho de 2017

O SILÊNCIO DAS SOCIÁVEIS - PARTE 5: ESTÁ NA HORA DO PENTE FINO NAS PESQUISAS EXTERNAS DAS SOCIÁVEIS.

Houve choro e ranger de dentes após a publicação da série "Silêncio das Sociáveis", neste blog, mês retrasado, que mostrava o pantanoso submundo dos bastidores da atuação de algumas pessoas ligadas a movimentos do "Serviço Social" dentro do INSS e que revelou o chocante dado de que o INSS precisa de 10 (dez) sociáveis para fazer o trabalho de 1 (um) Perito Médico.

Em recente reunião técnica em uma capital do Nordeste, as sociáveis fizeram questão de mostrar a sua "produtividade" como que em resposta aos artigos deste blog, porém o resultado foi um fiasco. De janeiro a maio de 2017, segundo seu próprio relatório, todo o conjunto de sociáveis produziu apenas 3.584 avaliações de BPC, o que dá apenas uma média de 716 BPC por mês, confirmando a média de 1 atendimento por dia detectado por este blog.


Apenas UM Perito Médico, neste mesmo período, fez em média 315 perícias mensais, ou 1.575 perícias de janeiro a maio de 2017.

Na prática, bastam 2 Peritos Médicos para fazer o trabalho de TODAS as cerca de 25 assistentes sociais da referida gerência, no mesmo período.

O que chama a atenção é que elas apresentaram um enorme quantitativo de ações de "socialização de informações previdenciárias e assistenciais", em um total de 7.083 individuais e 893 "coletivas". Para traduzir o que quer dizer isso, é como se o Perito Médico deixasse de atender segurado na APS para fazer "reuniões em hospitais e clínicas para explicar assuntos previdenciários".

Além de ser obscena a baixa quantidade de atendimento feito em APS, chama a atenção a enorme quantidade de "socializações" e "atividades externas" feitas no período, com destaque para o "socializações coletivas", que na prática não significam NADA para o cidadão que aguarda na fila do INSS, mas geram alguns questionamentos: 

1) Foram pagas "Pesquisas Externas" e demais deslocamentos para a realização dessas "atividades de socialização"? 

2) Quais os eventuais comprovantes de atendimento que embasaram eventuais pagamentos de "pesquisas externas" a essas sociáveis por tais atendimentos?

3) As sociáveis tiveram PONTO DO SISREF abonado por isso? 

4) Qual o critério dessas atividades? Quem define a prioridade?

5) Porque temos mais eventos externos do que internos se a fila do BPC está a perder de vista?

6) É razoavel dividir pesquisas externas, que poderiam ser feitas por apenas um servidor, por vários servidores, alegando que "cada um acompanha o seu segurado", sendo que o segurado não é do servidor e sim do INSS?

7) É razoável lançar várias pesquisas externas feitas em um único deslocamento em vários dias diferentes?

8) É razoável fazer 2 a 3 pesquisas externas no mês para "acompanhamento de curso" para o mesmo segurado, alegando que "o professor da noite é diferente do professor do dia"? E é recomendável pagar pesquisa externa para "acompanhamento de curso"?

Enfim, um verdadeiro escândalo que precisa de uma séria apuração da auditoria e da corregedoria do INSS e da CGU.

Após o sucesso do pente-fino dos benefícios por incapacidade, está na hora urgente de se iniciar o pente fino das pesquisas externas das sociáveis.

7 comentários:

Unknown disse...

Pra ti ve como os peritos fazem uma ótima avaliação, 315 pericias mensais. Os peritos fazem pericias a rodo, nem olham pra cara dos segurados assim é fácil e estão fazendo até pouco, pois podia entrar de dois em dois na sala de pericia kkkkkkkkkkkkkkk Esse blog chega a ser mais facista que a própria ANMP.

Hafiz Ben David disse...

Lancando-me como Advogado do Diabo, nao vejo esta moleza toda com relacao aos Assistentes Sociais daqui...
Creio que trabalham bastante! Generalizacoes nesta esfera geram injusticas!

Hafiz Ben David disse...

Isso ofende a categoria e o teu IP esta gravado!

Deixe-me dizer uma coisa:"Leite as criancas e carne aos Homens."

Adsumus.

Unknown disse...

Peço que não façam generalizações indevidas.
Sou Perito-Médico Previdenciário e conheço profissionais de excelência na carreira do Seguro Social; tanto Técnicos do Seguro Social, quanto Analistas do Seguro Social com Formação em Serviço Social.
Devo, em particular; a uma Assistente Social do INSS, todo o aprendizado que tive do quê significa ser Servidor Público; sobre o papel do Serviço Público Civil da União, bem como acerca da Missão e Visão do INSS.
Então, por favor; solicito mais uma vez que não se destrate dessa forma toda uma categoria profissional, que conta com profissionais de alto gabarito; alguns dos quais tive a felicidade de conhecer.

Unknown disse...

Hafiz Ben David, deveria tomar como exemplo o que escreveu o teu colega abaixo, alias, tu é Perito? Porque se tu é perito tu deveria te preocupar é com as ofensas aos segurados. Da uma olhada nesta matéria http://www.correiodoestado.com.br/cidades/homem-morre-apos-ter-beneficio-do-inss-suspenso/308377/ e veja o que é ofensa. Quanto a tu ter o meu IP gravado, também tenho o teu e dai, o jogo democratico tem que valer para ambos os lados, tu defende o teu coletivo, mas o inverso também é verdadeiro, aceita que doi menos. Fica na Paz do Senhor Jesus.

Marcelo Caumo disse...

Caro Dr.Ronaldo gostaria muito de concordar com você; não podemos generalizar,mas fui obrigado a filmar algumas perícias pois chegou ao INACREDITÁVEL; se eu te contar vc não iria acreditar, pode ver que meu nome Marcelo Caumo está marcado no PC do INSS para sempre negarem para eu o benefício por ter iniciado um processo contra uma colega sua em 2011 no CRM;ela me marcou na minha ficha no PC e cheguei a ficar 8 meses sem benefício e sem salário.
Espero que vc faça a diferença no INSS como um excelente perito, para evitar injustiças e sofrimentos como o meu.

Cristyane F disse...

Sou médica perita, e não gostaria de ver a minha classe,destratando de forma ofensiva uma outra classe profissional. Há várias formas de discutir sem ofender. A ANMP já está levando uma rasteira do Governo, e vai levar mais . Não entendo como a ANNP, que é formada por médicos servidores pode ser a favor de um governo que apóia a privatização, e ainda ofende outros servidores ..