quarta-feira, 14 de junho de 2017

EM EVENTO NO PARANÁ, MINISTRO RICARDO BARROS DECLARA APOIO A CANDIDATURA DE JURANDIR RIBAS PARA A AMB


No 25º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), o Ministro Ricardo Barros aproveitou a fala na abertura e teceu loas ao Doutor Jurandir Ribas, candidato à presidência da AMB e ex-presidente da Associação Médica do Paraná.

O Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), realizado de 8 a 11 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), marcou também os 25 anos do evento, que reúne as cooperativas paranaenses do Sistema. O Suespar aconteceu juntamente com o 9º Encontro das Unimeds do Polo Mercosul e abordou o tema Conexões que Transformam.

A mesa de abertura contou com as presenças do presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin; do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken; do presidente da Unimed Santa Catarina e vice-presidente da Confederação, Alberto Gugelmin Neto; do presidente da Unimed Participações e da Federação Rio Grande do Sul, Nilson Luiz May; do presidente da Federação Paraná e da Unimed Mercosul, Paulo Roberto Fernandes Faria; do ministro da Saúde, Ricardo Barros; do presidente da Unimed Foz do Iguaçu, Isidoro Antonio Villamayor Alvarez; do presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Augusto Ruschi Filho; do diretor de Operações da Seguros Unimed, Agenor Ferreira da Silva Filho; do diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Unimed, Luiz Carlos Palmquist; do presidente da UniPrime Central Unimed, Álvaro Jabour; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho; e do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Yosida.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, encerrou a abertura com foco nos avanços do Sistema Único de Saúde e enfatizando o trabalho conjunto do setor público com a saúde suplementar. “Eu tenho certeza de que, com a colaboração dos senhores médicos, nós poderemos avançar muito mais na qualidade dos serviços de saúde. As Unimeds são fundamentais para o Brasil nesse processo. Esse espírito de cooperar e de somar é o que precisamos”. Também teceu elogios ao colega Jurandir Ribas, cooperado da Unimed de longa data, ex-Presidente da Associação Médica do Paraná, atual Vice-presidente da Associação Médica Brasileira - Região Centro Sul e membro do Conselho Editorial da Revista da Associação Médica do Paraná, a quem disse torcer por sua eleição para a Associação Médica Brasileira que ocorrerá em meados de agosto deste ano.

Na foto acima, Ministro Barros, Jurandir Ribas e lideranças da Unimed Paraná.

Como de costume, a Unimed sede do evento teve a palavra de abertura. Isidoro Alvarez, presidente da Unimed Foz do Iguaçu deu as boas-vindas e fez uma dedicatória à família. Em seguida, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar destacou o trabalho de cada um dos integrantes da mesa, em especial a presença de Ricardo Barros, Ministro da Saúde. E fez uma menção especial ao trabalho das Unimeds paranaenses, destacando o grau de profissionalismo do Sistema no estado. E falou sobre o investimento incessante do Sistema Ocepar e Sescoop/PR em educação continuada.

Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná, ao tomar a palavra falou do fortalecimento da classe médica por parte das cooperativas e destacou a importância de estreitar laços entre as entidades, uma vez que os objetivos são comuns. E pediu: “Criemos vias de ação, somemos esforços e sinergismo buscando trabalhar pela população e pela dignidade da profissão médica”.

Paulo Roberto Fernandes Faria fez uma análise da atual situação da economia brasileira, ressaltando uma fala do ex-ministro Delfim Neto sobre o Brasil ser muito grande para caber em um abismo. “Não é errado falar que vivemos tempos disruptivos. Em termos de negócio, o que é certo hoje, pode não ser amanhã. Porém, é um tempo rico, extremamente desafiador e criativo”. Como exemplo, ele citou as várias Unimeds do Paraná que cresceram e inauguraram serviços próprios no último ano. “Neste cenário movediço de rupturas e de inovação, todos nós somos chamados à responsabilidade. Todas as lideranças do nosso Sistema devem ser protagonistas desse processo. Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim o mais disposto às mudanças. Para continuar a avançar, é preciso se conectar mais. Conexões que transformam são o espírito do cooperativismo. Que esse espírito seja perene”, disse.

Na programação, nos três dias de Simpósio, foram tratados temas como Gestão de Crises, Riscos e Comunicação de Organizações, Novo Modelo de Gestão de Carteira: Processos para Gerenciamento de Riscos e Resultados para Carteira de Planos Coletivos, Novos Modelos de Atenção à Saúde que Geram Sustentabilidade para a Operadora, Medicina Baseada em Evidências no Judiciário, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma Ferramenta de Transformação a Serviço da Unimed, entre outros.

Fontes:
http://www.easycoop.org.br/Noticias/38337/Conexoes-que-transformam-e-tema-do-25o-Suespar
http://rmconsult.blogspot.com.br/2017/06/ministro-da-saude-participa-de.html
http://www.unimed.coop.br/blog/canalunimedparana/entry/unimed_pr_recebe_visita_de

Nenhum comentário: