terça-feira, 15 de setembro de 2015

"GABAS, PELEGO, AQUI NÃO TEM ARREGO"

Tumulto marca evento com ministro Gabas em S.Bernardo

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC


Foi marcado por tumulto evento com a participação do Ministro da Previdência, Carlos Gabas, hoje pela manhã, às 9h30, em São Bernardo. Logo na abertura de seminário sobre temas previdenciários, realizado na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, o ministro, quando foi fazer discurso inicial, foi interrompido por gritos de grupo de cerca de 20 servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na plateia.
Eles, que colocaram poucos minutos antes coletes do Sinsprev (Sindicato dos Servidores da Previdência Social no Estado de São Paulo), entoaram: "Gabas, pelego, aqui não tem arrego", "Cadê a pauta específica?" e "Está nos enrolando há dois meses", em referência à negociação do governo com a categoria, em greve há 71 dias.
A diretora da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) Rita de Cássia Pinto assinalou que o governo não apresenta propostas por escrito para que sejam apresentadas à categoria, o que levou ao impasse.O clima ficou tenso, com o prefeito Luiz Marinho tomando o microfone e também respondendo aos berros: "Busca uma melancia para o companheiro". E depois: "Sejam educados, é o mínimo que se espera". Foi só quando Gabas se comprometeu a conversar com os manifestantes logo após a abertura do seminário, os ânimos se acalmaram.
A categoria reivindica, além do reajuste salarial, concurso público para a reposição de vagas e mudanças no sistema de metas, entre outros pleitos. No entanto, o aumento oferecido, de 5,5% a ser pago no ano que vem e que seria pago em janeiro, deve ficar para agosto, por causa das medidas de ajuste fiscal. E o governo quer congelar a abertura de concursos federais, também para conter gastos públicos.

Nenhum comentário: