quinta-feira, 10 de março de 2016

ELISETE REAGE.

Alertada por este site que a conspiração estava armada e que iria levar uma pernada do Ministro Rossetto, a Presidente do INSS, Elisete Berchiol, que sempre acredita neste blog (e o faz bem), iniciou um amplo movimento junto à sua base de apoio para desarmar a bomba gaúcha.

Ainda não conseguiu impedir plenamente a sua saída, mas segundo a fonte que nos relatou inicialmente os planos de Rossetto, conseguiu por ora estancar o processo para uma rediscussão. O Ministro ficou furioso e está contra-articulando pesadamente, segundo a mesma fonte. Os eventos recentes envolvendo o ex-presidente Lula ajudaram Elisete pois o assunto "INSS" ficou temporariamente em segundo plano.

O que prejudica Elisete, porém, é sua própria Diretoria. Basicamente Rossetto diz que nada tem contra Elisete mas que ela não soube formar uma boa diretoria e por isso sua gestão não está a contento. 

De fato o INSS está o caos e os planos de reposição pós-greve não estão agradando. Rossetto é contra, por exemplo, que o INSS não coloque todos os peritos para fazer perícia nas agências.  Mal sabe ele que a autarquia faz isso não por desejo, mas por impossibilidade física de colocar mais que 2.500 peritos por dia para fazer agenda. Ou seja, o INSS pode contratar 10 mil peritos, continuará colocando apenas 2.500 para atender a população nas agências, por falta de infra-estrutura e de servidores administrativos para habilitar o aumento da demanda de agendamento.

Esse engessamento é culpa exclusiva da Diretoria do INSS que não faz as mudanças necessárias para aumentar o atendimento por questões corporativistas (não querem colocar mais administrativos na linha de frente habilitando perícias), por questões de gerenciamento inadequado (erros na operação do benefício) e por incapacidade de melhorar a infra-estrutura existente.

Se Elisete pretende continuar Presidente do INSS vai ter que mostrar que não está satisfeita com os resultados apresentados por sua Diretoria e trocar diversos diretores, a começar pelo "Procurador Pantera" que trabalha todo dia por sua queda e também pelos Diretores de Benefícios, Cinara Fredo, e de Saúde do Trabalhador, Sérgio Carneiro. Além de ser comum ouvir nos corredores dessas diretorias tratarem a Presidente com adjetivos pejorativos como "interiorana", "filha da roça", "inculta", etc, os diretores estão fazendo um trabalho pífio em suas respectivas áreas, demonstrando extrema incompetência..

Como já dizia Giuseppe Lampedusa em sua obra Il gattopardo: "tudo deve mudar para que tudo fique como está".  Se insistir em manter esses nomes,  Elisete vai afundar.

Nenhum comentário: