quinta-feira, 31 de março de 2016

ENQUANTO SERVIDORES SE MATAM EM AGÊNCIAS PODRES PARA BATER METAS E CUMPRIR REPOSIÇÃO, EM BRASÍLIA...


Ah que maravilha.... Em todo o país servidores do INSS se matam em agências podres, infestadas e sem sistema para cumprir metas impossíveis...

Enquanto o drama aumenta pela necessidade de reposição de trabalho pós-greve e a iminência da queda da GDASS na maior parte do Brasil, em Brasília está tudo OK:





Servidores felizes, fazendo ioga, ginástica, terapias relaxantes, tudo em ordem, nenhuma crise, graças a Deus em pelo menos uma região do Brasil está tudo bem pro INSS, né?

O colega de camisa azul claro é um representante do INSS de Moçambique, sendo recepcionado pela assessora pessoal da presidente Elisete, que se encarregou de mostrar ao visitante como que o INSS brasileiro é uma maravilha de lugar...

São esses acima que escrevem os memorandos e portarias que são impostas goela a baixo pelo Brasil. Trata-se de trabalho muito tenso e pesado, por isso a necessidade de relaxar....

Um, dois, um, dois, um, dois...

quinta-feira, 24 de março de 2016

CONTINUA A GUERRA

Continua sendo travada nos bastidores a guerra entre Rossetto e Gabas pela presidência do INSS. Gabas tem recusado sistematicamente todos os pedidos de Rossetto e ambos estão buscando na Presidente Dilma amparo para seus pleitos.

O Gerente de Canoas não gostou da forma como foi abordado pela Presidente Elisete e nem por alguns de seus apoiadores, evidente que negou tudo mas continua sendo a carta principal na mão de Rossetto. Se ele conseguir assumir a Presidência alguns colegas que o criticaram estarão em maus lençóis...

Como vingança, o grupo de Rossetto inflou na mídia matérias sobre a reabertura da investigação do MP Paulista sobre o Bancoop, agora investigando Gabas e Vaccari, e fizeram até o MP colocar na nova denúncia que se trata de investigação sobre o "condomínio Jardim Anália Franco e outros", justamente o condomínio onde Gabas e Elisete possuiriam apartamentos no quarto andar, conforme o relatado.

Porém como tudo em Brasília está paralisado por causa do processo de impeachment em curso, por enquanto nada mudará.

PARABÉNS ROSSETTO, PARABÉNS ELISETE

Taxa de desemprego dispara 9,5% esse mês e 20% dos jovens estão desempregados no Brasil - Parabéns Ministro Rossetto...

Segurado armado ameaça peritos em Salvador, que paralisam atendimento, e o INSS mente na cara dura justificando que a paralisação foi do "sistema e apenas naquela agência"... Parabéns Presidente Elisete...

E assim vamos no teatro da vida...

quarta-feira, 23 de março de 2016

ROSSETTO, O PROFETA DO CAOS, AVISA - "NÃO VAI TER GOLPE, DIGO, BENEFÍCIO"


Enquanto ergue o punho direito para gritar "Não vai ter golpe" em comícios dentro do Planalto, enquanto aparece em carro alegórico assistindo um dos políticos mais ricos do país (Lula) discursar contra as elites, o Ministro Rossetto assiste de forma absolutamente inerte, insensível e impávido a:



  •  20 milhões de desempregados em curva crescente;
  •  500 mil gestantes e mães demorando 6 meses para obter uma licença-maternidade;
  •  2 milhões de segurados esperando 90 a 120 dias para passar em perícia médica;
  •  2 milhões de trabalhadores esperando 90 dias para um processo de aposentadoria;
  • Centenas de mães de bebês com Microcefalia aguardando BPC sem prazo para perícia;
Nem mutirões a perícia médica consegue fazer pois falta sistema, funcionários, segurança, salas e logística para fazer tais atendimentos.

Sob sua gestão o INSS pifou, o MTE derreteu, nada funciona e a tendência é a de piora.

Para a população, quando o Ministro Rossetto grita "não vai ter golpe", o significado é "não vai ter benefício", "não vai ter salário"...

Depois se perguntam porque a popularidade do governo não passa dos 10%...

Enquanto isso, os servidores se perguntam: Quando Miguel Rossetto irá, de fato, assumir o Ministério do Trabalho e Previdência Social? Depois ele reclama quando falam que o único quadro que presta na DS é o Raul Pont...

A BAIXARIA SÓ VAI PIORAR, O CONGRESSO TEM QUE DECIDIR LOGO.

Ciente de que não tem atualmente votos para deter o impeachment nem na Câmara, nem no Senado, o Governo decidiu partir para a luta final: as próximas semanas serão de muita baixaria, muito tapetão, pressão extrema no STF, ataques vis ao Juiz Sérgio Moro, ao Congresso, ao Judiciário como um todo e ao MPF. Abrir flancos em excesso, ainda mais para um exército com baixa artilharia, denota desespero e falta de foco.

A ordem "não declarada" é bagunçar, gritar, desordem, correria, boataria e quebrar a banca. Vale tudo no desespero de tentar impedir o inevitável. O grito do afogado diz "não vai ter golpe", apesar do impeachment estar na CF 88 e das evidências terem sido avaliadas pela Justiça, TCU e demais órgãos.

A escumalha ainda restante vai se reunir nos guetos de sempre (Largo de São Francisco, PUC-SP, Cinelândia, Departamento de "humanas" da USP e Federais) e protestar contra o "golpe", Ministros empossados pelo atual governo estão recebendo "a fatura" de forma contundente, desordem social é o objetivo. Listas de "artistas e intelectuais" que nunca produziram um clássico, uma tese, um invento, serão distribuídas para tentar contrapor o noticiário.

Jornais chapa-branca como a Folha de São Paulo serão usados para desestimular a bola de neve do impeachment. Governadores fracassados como o Dino do Maranhão serão acionados (a excelência tem 500 lixões clandestinos em plena capital reproduzindo hordas de mosquitos transmissores de doenças, mas vive em Brasília ultimamente).

Ridículas tentativas de um apoio internacional baseado em governos falidos e em clima de fim de festa como os bolivarianos será tentada, com "ameaças de isolar o Brasil" (o que seria uma benção, nos livrar desse Mercosul).

Por isso urge ao Congresso dar celeridade a este processo, seja o resultado que for. Nada de aditar isso ou aquilo, só servirá para atrasar a votação. Todos os deputados e senadores sabem que, mesmo fora da denúncia, as delações e gravações estarão "in pectore" na hora da votação.


A cada dia, a cada contagem, o desespero da turma só vai aumentar. As últimas balas estão sendo disparadas, vide a decisão de Teori Zavascki hoje à noite. No fim, porém, a nau vai afundar em sua própria incompetência.

terça-feira, 22 de março de 2016

NÃO VAI TER GOLPE

Relato dos dias atuais:

"Há meses meus amigos me falavam que minha mulher me traía, mas nunca apresentaram provas. Pois bem, um desses meus amigos seguiu minha esposa na última quarta e a gravou entrando em um motel dentro do carro do meu chefe e, pior, conseguiu filmá-la lá dentro tendo relações com meu chefe e mais outro cara ao mesmo tempo.
Um absurdo!!! Como pode uma coisa dessas? Uma gravação absolutamente ilegal, sem autorização do STF, sem nada.... Um descalabro completo, que tempos são esses onde a Lei é descumprida e ninguém faz nada?
Imediatamente retirei esse amigo da minha lista de amizades, bloqueei ele nas redes sociais e um grupo de juristas vai pedir pedir sua prisão. Minha mulher, meu chefe e o tal cara estão me dando todo o apoio.
Não vai ter golpe no meu casamento. Fora coxinhas!"


Ufa! Pensei que era corno...

quinta-feira, 17 de março de 2016

O GOVERNO É UM BANCO IMOBILIÁRIO

Até a data de ontem este blog achava que essa carta só existia no Banco Imobiliário...



HOJE A LAVA-JATO COMPLETA DOIS ANOS. PARABÉNS BRASIL. FICA A SUGESTÃO.

Em primeiro lugar parabéns aos operadores da Lava Jato pelo segundo ano de vida que está mudando a cara do Brasil.

Diante dos últimos eventos, este humilde blog tem uma sugestão para evitar confusões parecidas no futuro:

Aprovar uma emenda à Constituição estabelecendo que, uma vez iniciada uma investigação em determinado fórum policial, judicial ou do MP, que a mesma não mudará de sede em virtude da aquisição ou perda de foro privilegiado por parte do investigado durante o processo.

Assim não voltaríamos a ver cenas como as de ontem.

O PT É UMA SEITA

O PT nomeou 8 dos 11 Ministros do STF, 6 dos 7 Ministros titulares do TSE e 26 dos atuais 31 Ministros do STJ, mas diz que é perseguido pelo Poder Judiciário.
O PT comanda o executivo do país há 13 anos, mas alega ser vítima de um "Estado de Exceção".

O PT controla diretamente 30% do PIB e tem forte influência sobre os 70% restantes via empréstimos, subsídios, permissões, concessões, barreiras tarifárias, licitações públicas, participações estatais e de fundos de pensão, seus líderes se hospedam nos melhores hotéis, comem nos melhores restaurantes e viajam nos melhores jatinhos, mas alegam serem "vítimas das elites".

Em 13 anos o PT distribuiu mais de R$ 22 bilhões em publicidade estatal, sendo R$ 8 bilhões apenas para as Organizações Globo, mas alega ser vítima de um complô midiático e grita "Fora Globo".

O PT comanda a economia do Brasil há 13 anos mas alega que a crise é culpa da Operação Lava Jato.

E tem gente que acredita....

Na verdade, quando temos crenças muito arraigadas, não há evidência contrária que nos faça mudar. É preferível ignorar, negar ou falsificar as evidências do que encarar o choque de realidade.

O PT é uma seita. (na imagem acima, a cerimônia do "não vai ter golpe").

LULA, O BREVE. O PIOR MOMENTO DO BRASIL.

Este blog até agora se calou diante do escândalo assombroso que vem sendo revelado pela Operação Lava Jato, que hoje completa dois anos.

Porém assistir a posse de Lula, após as gravações de ontem, num Palácio do Planalto transformado em palanque político com direito a gritos de assembléia, ódio, discurso partidário, em uma cerimônia formal da Presidência da República, que grita que "não haverá golpe", é demais. Ali não é lugar para comício!

Todas as formalidades foram para o ralo. Todo o respeito foi para o lixo. A chefe da República execrando a Justiça e usando sua prerrogativa para blindar da prisão um ex-presidente pego com batom na cueca.

O comportamento moleque de autoridades e chefes de Estado, cercado da pequena claque, com um batalhão militar cercando o Palácio do Planalto por estarem com medo do povo (o povo real, não o povo fictício que eles se auto-intitulam líderes), isso é um absurdo.

A Presidente usando do expediente para se explicar de gravação que diz tudo o que ouvimos, que vergonha, que República de Bananas... Gritos de "abaixo a Rede Globo", como assim?

Desafiando publicamente um Juiz de Primeira Instância? Desafiando todo o Sistema Judiciário Brasileiro? Como se posicionam o STF? o STJ? Chamados de acovardados pelo ex-chefe de governo...

Se a posse era hoje, porque divulgaram que seria na terça? 

Se havia dúvida da presença de Lula, porque apressar uma assinatura de termo de posse? Qual a pressa? 

Se era apenas para Lula assinar por precaução de não comparecer à posse, porque dizer "para usar se precisar"? Usar onde?

Para que publicar às pressas um DOU com nomeação antes da assinatura do Termo de Posse?

Se já havia assinado o termo de posse porque assinou de novo?

Práticas tão repugnantes que apenas uma escumalha poderia ser capaz de perpetrá-la, só faltam as foices e martelos dentro da claque.

A cara de Lula na posse diz tudo. Estamos no pior momento do Brasil. Ainda bem que será breve.

quinta-feira, 10 de março de 2016

ELISETE REAGE.

Alertada por este site que a conspiração estava armada e que iria levar uma pernada do Ministro Rossetto, a Presidente do INSS, Elisete Berchiol, que sempre acredita neste blog (e o faz bem), iniciou um amplo movimento junto à sua base de apoio para desarmar a bomba gaúcha.

Ainda não conseguiu impedir plenamente a sua saída, mas segundo a fonte que nos relatou inicialmente os planos de Rossetto, conseguiu por ora estancar o processo para uma rediscussão. O Ministro ficou furioso e está contra-articulando pesadamente, segundo a mesma fonte. Os eventos recentes envolvendo o ex-presidente Lula ajudaram Elisete pois o assunto "INSS" ficou temporariamente em segundo plano.

O que prejudica Elisete, porém, é sua própria Diretoria. Basicamente Rossetto diz que nada tem contra Elisete mas que ela não soube formar uma boa diretoria e por isso sua gestão não está a contento. 

De fato o INSS está o caos e os planos de reposição pós-greve não estão agradando. Rossetto é contra, por exemplo, que o INSS não coloque todos os peritos para fazer perícia nas agências.  Mal sabe ele que a autarquia faz isso não por desejo, mas por impossibilidade física de colocar mais que 2.500 peritos por dia para fazer agenda. Ou seja, o INSS pode contratar 10 mil peritos, continuará colocando apenas 2.500 para atender a população nas agências, por falta de infra-estrutura e de servidores administrativos para habilitar o aumento da demanda de agendamento.

Esse engessamento é culpa exclusiva da Diretoria do INSS que não faz as mudanças necessárias para aumentar o atendimento por questões corporativistas (não querem colocar mais administrativos na linha de frente habilitando perícias), por questões de gerenciamento inadequado (erros na operação do benefício) e por incapacidade de melhorar a infra-estrutura existente.

Se Elisete pretende continuar Presidente do INSS vai ter que mostrar que não está satisfeita com os resultados apresentados por sua Diretoria e trocar diversos diretores, a começar pelo "Procurador Pantera" que trabalha todo dia por sua queda e também pelos Diretores de Benefícios, Cinara Fredo, e de Saúde do Trabalhador, Sérgio Carneiro. Além de ser comum ouvir nos corredores dessas diretorias tratarem a Presidente com adjetivos pejorativos como "interiorana", "filha da roça", "inculta", etc, os diretores estão fazendo um trabalho pífio em suas respectivas áreas, demonstrando extrema incompetência..

Como já dizia Giuseppe Lampedusa em sua obra Il gattopardo: "tudo deve mudar para que tudo fique como está".  Se insistir em manter esses nomes,  Elisete vai afundar.

quarta-feira, 9 de março de 2016

PROJETO PP (PP FANTASMA) NÃO RESISTE AO PRÓPRIO INSS - PROJETO PILOTO NAUFRAGA NA PRÓPRIA FALTA DE GESTÃO E ESTRUTURA DA AUTARQUIA.

O projeto PP (PP Fantasma), um projeto piloto ilegal e anti-ético iniciado em Sergipe para tentar fazer concessões automáticas de benefícios e com isso deixar o INSS "menos dependente de médicos", afundou na própria falta de estrutura da autarquia.

Não precisa mais da ANMP metralhar a proposta nem o CFM se descabelar para destrinchar a anti-eticidade da proposta.

O INSS sempre se supera. Os segurados não estão conseguindo agendar o PP automático no setor administrativo por falta de vagas no SISAGE. Por causa disso, o 135 está simplesmente agendando esses PP para a agenda do perito, muito antes dos 120 dias previstos, desvirtuando a proposta e matando o projeto.

A ANMP pode poupar suas coronárias. Se no projeto piloto já está esse horror, imagina nacionalmente. Por isso que sempre dizemos: Quem é ruim se destrói sozinho, né Sérgio Carneiro....

PROJETO PP EM SERGIPE DESTRÓI SERVIÇO DE ORTOPEDIA PÚBLICO NO ESTADO

Um dos efeitos colaterais desses projetos de concessão automática de benefícios por incapacidade, já cantado por nós há muito tempo, e que irá ocorrer também se expandirem isso para todo o Brasil, foi a superlotação e destruição dos serviços ambulatoriais de ortopedia do SUS de Sergipe.

Os consultórios públicos estão lotados de cidadãos pedindo atestados médicos aos moldes do que pede o INSS e ortopedistas, atônitos com a demanda e não entendendo porque um cidadão com fixador externo precisa de um atestado médico para provar incapacidade, estão se recusando a fornecer esses documentos para quem  não está agendado, a fila disparou e os próprios peritos médicos locais estão sendo cobrados pelos colegas do porque da exigência de atestados, quando então são explicados que a exigência é do setor administrativo e não médico.

A situação só não está pior pois o próprio INSS não consegue dar conta da demanda administrativa criada por esse fluxo anômalo do PP Fantasma.

Sérgio Carneiro quando implementou benefício automático na PMSP paralisou o ensino público em 2004.

Sérgio Carneiro quando implementou benefício automático no INSS em Sergipe paralisou o atendimento em Ortopedia (70% da demanda de benefícios).

Sérgio Carneiro é um perigo para o Brasil e precisa ser afastado urgentemente do INSS e de qualquer outro órgão onde ele possa causar danos. Que ele volte para a linha de frente, será menos danoso.

MESMO PROCESSANDO O INSS HÁ QUASE 10 ANOS, CRISTIANO KOCH CONTINUA GERENTE-EXECUTIVO

Há mais de 15 anos ocupando cargos DAS e de confiança no INSS, o servidor Cristiano Koch parece gozar de prestígio junto à Superintendência III, pois nem um largo processo que move contra o próprio INSS há quase 10 anos o impediu de permanecer em postos de confiança.

Os processos se referem a execução em desfavor do INSS em parcelas remuneratórias sobre gratificações e outras prestações ganhas pelo SINDSPREV/RS no longuíquo ano de 1995 e que o Gerente Executivo de Caxias do Sul, Cristiano Koch, resolveu ter pra si em 2008, conforme constam os processos listados abaixo:

5. Processo: 2008.71.00.033148-2

Basicamente o servidor foi promovido a Gerente Executivo em 2010, 2 anos após processar o INSS, em valores que atualmente beiram os R$ 30.000,00 segundo consulta ao site do TRF-4 e o INSS, até hoje, recorre contra seu próprio agente de confiança, Gerente-Executivo, querendo refazer o cálculo.

O detalhe é que, mesmo ganhando salário vantajoso à época (tinha função), o Gerente Cristiano teve a cara de pau de pedir assistência jurídica gratuita, alegando ser pobre. Mas essa a Justiça pegou e indeferiu.

O que dizer de uma pessoa que, ganhando salário acima da média para sua formação, alega pobreza para Justiça Gratuita? Com a palavra o INSS....

segunda-feira, 7 de março de 2016

PARABÉNS GERENTE-EXECUTIVO DE CAXIAS DO SUL, CRISTIANO KOCH, POR SUA GRADUAÇÃO EM DIREITO....

Só resta saber onde o Gerente Cristiano arrumou tempo para a Graduação do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), cujos cursos concorrem em horário concomitante ao que ele deveria estar a serviço do INSS, já que como Gerente-Executivo deve dedicação integral à autarquia.

Mesmo o curso noturno daria problema de compatibilidade no horário de entrada ou então traria questionamentos sobre a sua qualidade de saúde e de vida ao gastar boa parte do seu descanso noturno em curso de graduação.

De qualquer maneira o Gerente entrou na lista do ENADE 2015 da UCS, conforme o link abaixo:


Isso significa não só que fez a faculdade como a está concluindo sendo o ENADE etapa obrigatória. Para fazer o ENADE você precisa ter pelo menos 80% do curso feito ou pretender concluí-lo até julho do ano seguinte. O tempo coincide com o tempo em que está portariado como Gerente Executivo.

Para um gerente que se diz tão "rígido" e preso às "normas e às leis", é melhor começar a se explicar pois segundo apuramos a ANMP prepara umas surpresas contra esse Gerente por sucessivos casos de assédio e improbidades contra os peritos de Caxias do Sul além de questões envolvendo o erário público.

Este blog contribui com a Associação dos Peritos dando este singelo informe que julgamos merecer apuração.

sábado, 5 de março de 2016

FINALMENTE O ROSSETTO APARECEU, GENTE!!!


Defender o trabalho e a previdência que é bom, nada!!!! Violência é o trabalhador esperar 150 dias pra uma perícia, Ministro.... Esperar 150 dias para uma licença-maternidade, Ministro, 4 meses para uma avaliação de aposentadoria, 5 anos para uma revisão de benefício, Ministro...., 10 milhões de desempregados, isso sim é violência, e ocorre na SUA GESTÃO, Ministro, SEU LEGADO!!!

Se Vossa Excelência cuidasse melhor do seu Ministério e dos seus servidores, ajudaria muito mais o Lula do que falar bobagem na imprensa....

Quem diria, mas a atuação do Ministro Rossetto é tão pífia e sem sentido que está fazendo gente sentir saudades do Gabas...

sexta-feira, 4 de março de 2016

ROSSETTO BATE MARTELO: GERENTE-EXECUTIVO DE CANOAS SERÁ NOVO PRESIDENTE DO INSS. ELISETE SERÁ TRAÍDA.

O Ministro Miguel Rossetto (também conhecido como Grossetto por sua gentileza e Vaporetto por sua presença em Brasília) já bateu o martelo: Alberto Carlos Freitas Alegre, atual gerente-Executivo de Canoas/RS, será o novo presidente do INSS em substituição à atual presidente Elisete Berchiol. A mudança será concretizada nas próximas semanas.

Elisete será traída pois contava com um acordo firmado com Rossetto onde ele prometia apoiar e não mexer no INSS, em especial após ter assinado um acordo que cessou a greve dos peritos do INSS pois essa era uma condição para sua permanência, mas parece que Rossetto esperou justamente esse evento para começar a mexer as peças.

Isso representa um ataque direto da Democracia Socialista (corrente de Rossetto) em área que sempre foi ocupada pela Construindo um Novo Brasil (corrente de Gabas/Elisete).

Para não piorar a situação, será dado à Elisete uma boa posição: A ela será dada um cargo importante junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social em São Paulo.

Não foi dessa vez, Inspetor Clouseau. Diga-se de passagem a atuação da "Pantera" Stefanutto não foi suficiente para ele ser o Presidente do INSS, mas ajudou a construir a traição à Elisete.

Para entenderem melhor esse cisma DS x CNB, sugiro uma preve leitura abaixo:

"Diz a piada que com um comunista se tem uma tese, com dois comunistas se tem um partido, com três se tem uma revolução e com quatro comunistas se tem uma dissidência. Ao contrário dos movimentos de direita, os de esquerda sempre se caracterizaram pelo excesso de "mentes geniais" e de "insubordinados" à ordem, que a qualquer momento ou desculpa se organizavam em um coletivo próprio enfraquecendo a luta central. No Brasil isso foi também verdade e do Partido Mãe (PCB) nasceram mais de uma centena de dissidências, tendências, coletivos e movimentos, alguns virando partidos políticos, outros não, cada um com uma tese própria e, principalmente, uma liderança própria, fragmentando a luta coletiva e favorecendo á direita. Mesmo quando se unem, as operações "em paralelo" permanecem.

O PT, apesar de não ser comunista em sua base formadora, recebeu um forte apoio dos movimentos socialistas e foi o maior agregador desses movimentos "satélites" em especial em seus primeiros dez anos. Muitos coletivos optaram por aderir ao PT por enxergá-lo a grande força de esquerda nascente. Se realmente tivessem lido e estudado sobre comunismo e esquerda, veriam que o PT jamais se propôs a isso e sempre foi um partido burguês sindical de tendência social-democrata ao estilo leste-europeu (Solidariedade Polonês como exemplo mor, Lula e Lech Walesa são os líderes desse movimento).

Por ser um movimento anti-soviético, tanto o Solidariedade quanto o PT jamais poderiam ser taxados de "comunistas", por isso mesmo o PT recebeu carta livre da ditadura brasileira, em especial do então todo poderoso General Golbery, para crescer, como forma de rivalizar com o então crescente MDB (que daria origem ao PMDB). 

O fato do PT ser chamado de "comunista" hoje em dia é devido, em parte, a ter aceito a inclusão de dezenas de movimentos satélites comunistas perdidos e soltos durante a década de 80, diretas Já e fim da ditadura, mas o Partido sempre foi um movimento de característica sindical, coletivista, burguês (por ser sindical), calcado nos movimentos do sindicalismo do ABC paulista em conjunto com a ala à esquerda da Igreja Católica que precisava de um espaço para manifestação política (Comunidades Eclesiais de Base, Teoria da Libertação, CNBB). O exemplo maior dessa sinergia foi a ação do primeiro Bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, o "bispo vermelho", que deu apoio teórico, logístico e econômico para a fundação das primeiras associações sindicais do ABC, em especial os sindicatos dos bancários paulistas.

O fato é que o PT foi o porto seguro de muito movimento comunista que estava à míngua e sem destino no fim do regime militar e precisavam de um espaço para voltar a respirar e praticar seus esportes favoritos: a retórica e a dialética.

Nenhum desses movimentos foi tão importante e duradouro como a Democracia Socialista. Criado no fim da década de 70 como uma organização política marxista não-armada que em 1986 aderiu ao PT. Com forte base no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, a DS foi a responsável por dar sucessivas vitórias eleitorais ao PT no RS e conseguiu introduzir no PT a política das tendências, onde agrupamentos poderiam ter uma certa autonomia em seu discurso e atuação, limitados obviamente pelas linhas centrais da direção do partido.

Apesar de importante, a DS sempre careceu de grandes nomes políticos e quadros técnicos, sendo Raul Pont (RS) o grande quadro dessa tendência. Apesar disso, sua retórica socialista quase o levou à presidência do PT em 2005, no auge da crise do mensalão, quando perderam por pouco da corrente dominante desde o início do Partido, a Articulação (atual Construindo um Novo Brasil). A dissidência (olha ela ai de novo) da tendência Aliança Popular Socialista, que traiu o acordo de apoio no segundo turno, foi vista como essencial para a derrota da DS. A APS acabou saindo do PT e, honrando as tradições socialistas, virou um novo partido, o PSOL. Jamais a DS teve chance igual de comandar alguma coisa, até que Dilma Rousseff foi reeleita em 2014.

Querendo autonomia e distância do grupo de Lula, Dilma constrói um governo com forte presença da DS, tanto por sua proximidade (ambos são do Sul) quanto por ser a única corrente com algum quadro que já experimentou governos (no RS). Os petistas ligados à corrente majoritária, CNB, se sentem traídos e uma intensa luta interna tem início.

Na previdência social, que sempre foi da CNB, a nomeação de Rossetto (DS) como novo Ministro do Trabalho e Previdência Social (MTPS) sacudiu as bases do antigo MPS. Um acordo de paz, no entanto, garantiu que Rossetto só cuidaria das questões relativas ao trabalho e Gabas continuaria como "Ministro informal" da Previdência Social, tanto que Rossetto ocupa o gabinete do antigo MTE e Gabas permanece no seu gabinete com a mesma equipe.

O medo de dar uma zica na rotina da previdência social e deixar 30 milhões de aposentados e afastados sem benefícios sempre fez o governo ser muito cauteloso ao se intrometer no INSS. Parece que, agora, Rossetto dará os primeiros passos para infiltrar a DS dentro do aparelho previdenciário."

quarta-feira, 2 de março de 2016

STEFANUTTO, A PANTERA PREVIDENCIÁRIA, ATACA DE NOVO E AJUDA ANMP A RATIFICAR O MEP E O ATO MÉDICO

A ANMP deveria premiar o Procurador-Chefe do INSS, Alessandro Stefanutto, com a Medalha de Mérito Previdenciário. Nem a melhor bancada de advogados do Brasil faria o que a nossa pantera previdenciária fez recentemente para os peritos.

A ANMP ingressou com ação na Justiça para obrigar o INSS a fornecer processos formalizados aos peritos quando da realização da perícia médica. O que é o óbvio ululante pois todo serviço federal trabalha assim.

Porém o INSS, a autarquia onde tem mais casos de corrupção do Brasil segundo a CGU, encomendou ao nosso Pink Panther uma defesa para impedir que a tese da ANMP prosperasse.

Dentre vários absurdos, Stefanutto oficiou ao Juiz que "não havia risco aos peritos médicos" pois "o médico tem plena autonomia para requisitar os documentos que julgar necessários ao segurado".

Ora, o INSS há anos vem combatendo isso e assediando os peritos a trabalhar sem lenço nem documento para produzirmos laudos de baixa qualidade como se fossemos máquinas de moer carne. Afirmar isso em juízo é quebrar todo o pensamento "interna corporis" do INSS sobre o ato médico.

O que o Juiz fez? acatou integralmente a tese da AGU, indeferiu o pedido da ANMP mas reafirmou, em sentença, que o perito tem autonomia para solicitar a documentação que achar necessária, ou seja, ganhou mas não levou e, melhor, ajudou a ANMP a ratificar os conceitos do Movimento de Excelência Pericial e do Ato Médico.

Agora todo perito médico tem respaldo JUDICIAL para, uma vez iniciada a perícia, solicitar todas as documentações que julgar necessária, sob pena de remarcação da mesma.

Está de parabéns, Stefanutto. A ANMP deveria contratar o senhor. 

ANMP, dá a medalha pro Pantera, ele merece....