segunda-feira, 27 de outubro de 2014

2015 - O ANO DA EXTINÇÃO DA CARREIRA? VÃO ACABAR ATÉ COM A DIRSAT.

Segundo informações de dentro da cúpula do poder em Brasília, o primeiro efeito da reeleição de Dilma Rousseff já está sendo forjado nos gabinetes inssanos e pretende ser um golpe mortal na carreira dos peritos médicos previdenciários.

Já que é impossível controlar os peritos médicos, o INSS pretenderia acabar com nossa carreira e a forma como pensa em fazer isso é absolutamente inssana, pois preveria o fim da "subordinação dos médicos ao CRM".

Quando tive acesso a essa notícia, me pareceu delírio de uma das fontes. Porém fui atrás para checar e, por incrível que pareça, o assunto estaria sendo levado a sério, de fato, por gestores do INSS.

Segundo a denúncia, gestores estudariam, através de medida provisória, conceder benefícios por incapacidade no balcão das APS, sem perícia e sem exame físico, através apenas de análise de atestados médicos, "assumindo" para si em caráter nacional as condenações que vem sofrendo no âmbito das ACP movidas pelo MPF Brasil afora por conta da demora na realização de perícias.

A análise, porém, seria feito por servidores administrativos. Mas não seriam os técnicos do seguro social ou analistas do seguro social. Seria uma nova classe de administrativos, os bacharéis em medicina.

Como se sabe, em 2014 o PT através do MEC definiu que o Brasil seria o único país do mundo onde médico não receberia mais diploma de médico e sim de bacharel em medicina, um conceito irreal e esdrúxulo para uma profissão milenar como a médica.

Isso não era mero recalque de petista. Era para criar uma nova classe de "médicos" que passariam a operar sem a tutela do Sistema CFM-CRM.

Os novos concursos seriam para uma classe a ser criada por MP, a de "Analista Previdenciário Bacharel em Medicina", que seria servidor administrativo "especializado" em medicina, como funciona com o Serviço Social, receberiam GDASS, etc.

Com isso, pasmem, o governo pretende tirar do CRM a prerrogativa de dizer quem pode trabalhar com médico no Brasil. Por isso a alteração no diploma. O "bacharel" em medicina seria um graduado em medicina, não-inscrito no CRM, que seria autorizado a emitir pareceres médicos dentro do INSS para fins de incapacidade, e apenas isso ele poderia fazer na vida já que não tem CRM.

Com isso, nossa carreira de PMP seria colocada na lista de extinção.

A DIRSAT deixaria de ser uma diretoria, pois estão precisando dos cargos de DAS para incorporar a uma nova coordenação de TI dentro do INSS e seria rebaixada a coordenação subordinada à DIRBEN, perdendo a sua já pequena importância.

A idéia aqui é fazer com a medicina o que fizeram com o direito, onde o "bacharel em direito" sem OAB acaba aceitando fazer esses concursos de analista previdenciário devido à saturação do mercado.

Uma das coisas que vem sendo criticada nesse projeto louco e absolutamente recalcado anti-médico é justamente isso: Não ocorre com a medicina esse mercado saturado que o direito experimenta, com isso seria muito difícil em especial nas áreas mais afastadas do centro, manter uma pessoa com possibilidade de ser médica de fato presa a uma carreira de baixo salário e atrelada a gratificações absurdas de desempenho.

O plano é tão ardiloso que pretendem fazer os CRM caírem em uma armadilha, a de criar a prova de acesso ao CRM, estilo OAB, para criar uma legião de sub-médicos reprovados e que, impossibilitados de obterem o CRM, seriam empurrados a subempregos como esse a ser criado pelo INSS.

Conselhos alinhados ao petismo, como o de São Paulo, não à toa, estão na luta pela criação do Exame de Ordem Médico. O objetivo não é a qualidade do médico, é criar sub-médicos para preencher essas vagas estatais de subempregos.

Manteria-se a Lei do Mais Médicos e apenas cubanos e "bachareis em medicina" sem CRM inscritos nesse programa poderiam atuar como médicos no Brasil, aos outros sem CRM restaria cargos como esse. A expansão de vagas em faculdades embutida nessa Lei ajudaria nesse processo.

É o maior projeto de desqualificação profissional em massa de uma categoria profissional jamais empreendida por um governo na história do Brasil e quiçá de todo o ocidente. E isso vai começar justamente na nossa carreira, no INSS.

Para quem acha loucura, em 2009 e 2010 o INSS submeteu consultas à AGU no sentido de saber se:

1) O médico poderia ser enquadrado como analista previdenciário (clique aqui)
2) O médico para o concurso de 2010 precisaria ter CRM (clique aqui)

A AGU foi enfática no sentido de que o médico não poderia ser enquadrado como analista uma vez que exerce atividade meio e não finalística dentro da instituição e que deveria por força de lei própria ter sim registro no CRM.

Mas nada que uma MP bolchevique não mude, não?

O assunto ainda é tratado com reservas e não ultrapassou as fronteiras do INSS, porém tem sido estudado em caráter "emergencial" pelas autoridades envolvidas, segundo as fontes me passaram.

PERGUNTAS QUE NÃO CALAM

Se está tudo ótimo porque vai ser um "novo governo com novas idéias"?

Se estamos livres da pobreza, porque 25% da população recebe Bolsa Família?

Se não temos inflação, porque vai trocar o Ministro da Fazenda?

Se o desenprego está tão baixo porque o gasto com seguro desemprego só aumenta?

CACIQUE EM APUROS

Carlos Gabas vai ter que dar explicações... Em Araçatuba, onde é o cacique petista local, Aécio massacrou Dilma por 70% a 30%...

domingo, 26 de outubro de 2014

DILMA DISCURSA AGRADECENDO A TODOS PELA REELEIÇÃO

Neste momento a presidente reeleita Dilma Rousseff faz uma longa lista de agradecimentos. Só faltou agradecer ao Paulo Roberto Costa e ao Alberto Yousseff.

GARIBALDI E LINDOLFO SÃO TRAÍDOS POR DILMA E LULA E PERDEM GOVERNO DO RN

O Ministro Garibaldi e seu fiel escudeiro, o presidente Lindolfo, acabaram de sentir na pele o que nós peritos estamos sofrendo há anos: a traição do PT. Com o decisivo apoio de Lula e do PT no Rio Grande do Norte, o candidato deles, o futuro ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, perdeu de virada a eleiçào para o candidato apoiado pelo PT, Robinson Faria.

Se continuarem no MPS e no INSS depois dessa, assinarão diploma de cornos, porque o diploma de otários já foi impresso e será publicado pelo TSE amanhã.

Neste governo, se não for traído de véspera, será no dia seguinte. Aposto que o comissário Gabas deve estar rindo, e muito, de ambos.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BLOG EM RITMO ELEITORAL

Alguns leitores tem perguntado porque o blog anda tão parado. Devido a campanha eleitoral e às próprias circunstâncias do atual processo, não há muito o que postar pois a verdade é que Brasília está parada, em pânico, aguardando o desfecho  do pleito. Por isso nada anda, nada sai.

Por isso mesmo, nada de novo até o fim das eleições. Mas o que for surgindo, publicaremos.

NOVO PRESIDENTE DO CRPS

Conforme esse blog publicou em primeira mão, o procurador Manuel Dantas não é mais o presidente da Junta de Recursos. O novo presidente, procurador Carlos Alexandre de Castro Mendonça, tomou posse dias atrás.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

GARIBALDI COM O PÉ FORA DA PREVIDÊNCIA

Primo do candidato ao governo Henrique Alves (PMDB-RN), o ministro Garibaldi Alves (Previdência) avalia abandonar o cargo após notícia de que ex-presidente Lula irá ao Estado para pedir votos ao adversário Robinson Faria (PSD). Garibaldi confirma ter conversado com Henrique sobre a possibilidade de deixar o ministério, mas nada foi decidido: “Não pretendo tomar nenhuma decisão isolada ou precipitada”, afirmou.
A oposição aguarda o desfecho do caso para tentar fazer Garibaldi Alves “correr para o abraço” com Aécio Neves para presidente.
O problema com Lula será tratado inicialmente pelo vice Michel Temer num “contexto nacional”, diz Garibaldi: “Não queremos dissidência”.
Henrique Alves tem sido pressionado a romper com o governo Dilma desde que Lula gravou vídeo pedindo voto para Robinson, no 1º turno.
Lula apoia Robinson sob pressão do PT-RN, que acusa Henrique de prejudicar Fátima Bezerra para se aliar ao DEM, PSDB e PSB. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

PS: Se Garibaldi sair, Lindolfo sai junto. Em pleno período eleitoral, que fase...

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PADILHA E ASSOCIADOS USAM FALSOS PERFIS NA INTERNET PARA ATACAR OS MÉDICOS E A OPOSIÇÃO.

Nesses últimos dias a patrulha virtual do PT em conjunto com sua linha auxiliar na imprensa (portal iG, Mônica Bergamo, etc) tem se dedicado a espalhar uma farsa, uma fraude, de supostos "médicos eleitores do Aécio" que em comunidades médicas em redes sociais estariam pregando "ódio e morte" a nordestinos e negros.

Nada mais falso.

Vejam a imagem abaixo:

À esquerda, Alexandre Padilha, membro do PT e candidato derrotado ao governo de São Paulo, publica em sua linha de tempo suposta mensagem racista de uma "eleitora" do Aécio.

À direita, a verdade: O perfil é falso e meses atrás era usado para fazer propaganda pró-PT na mesma rede social.


Abaixo, a verdadeira dona da foto, cujo nome não é "Alexandra", clama para que apaguem o perfil falso.


Por fim, a ironia: Repararam que o nome do "fake" é Alexandra Santos? Coincidência ter sido o Padilha a soltar a imagem, pois o nome do Padilha é ALEXANDRE Rocha SANTOS Padilha.... Quanta criatividadea do fake, não?

Esse é apenas um das centenas de casos em investigação nesse momento. Tampem as narinas.

O DESEJO DE MUDAR É TAMANHO QUE ATÉ O INSS PEDE "MUDANÇA" NO DIA DO VOTO

Com direito a foto da urna e dedo no "confirma"....


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Carta de Aécio Neves aos médicos do Brasil

Caro amigo,
 
Todas as pesquisas de opinião revelam que o acesso a um sistema de saúde 
qualificado é a prioridade dos brasileiros. Tanto na saúde pública quanto 
na saúde complementar,o Brasil avançou muito desde a década de 90. Mas, 
com certeza, há muito a fazer.
 
Assegurar os direitos de cidadania na saúde previstos na Constituição
brasileira é tarefa complexa e trabalhosa. Exige liderança, experiência 
e clareza estratégica, e demanda capacidade de diálogo para a construção das 
parcerias necessárias, principalmente com os médicos brasileiros que 
são e serão protagonistas insubstituíveis na construção, no Brasil, 
do sistema de saúde dos nossos sonhos. Desafio como esse não comporta 
amadorismo, não demanda aventuras, requer liderança política e capacidade 
de gestão.
 
Como presidente da República, irei aumentar os investimentos do Governo 
Federal,apoiando o projeto de lei de iniciativa popular endossado por 
entidades da sociedade civil que arrecadou mais de 3 milhões de assinaturas em 
defesa da aplicação de 10% da Receita Corrente Bruta da União exclusivamente
para a saúde. Vamos profissionalizar a gestão do Ministério da Saúde, 
da ANS, da ANVISA e de todos os órgãos ligados ao sistema, qualificar a
atenção primária e ampliar o acesso aos serviços ambulatoriais e hospitalares.
 
O atual governo, na discussão e implantação do programa que ganhou o  nome
de MAIS MÉDICOS, atropelou o diálogo, mistificou a discussão, desrespeitou 
os profissionais brasileiros e tentou jogar a população brasileira contra 
nossos médicos.
 
Ninguém pode ser contra mais médicos para atender a nossa população. 
Mas dizer, como o fez a candidata à reeleição, que o grande legado 
dos médicos cubanos será ensinar como se trata a população de forma 
humanizada é desrespeitar os médicos brasileiros, construindo no 
imaginário popular uma caricatura injusta.
 
Ora, por que juízes e promotores vão para o interior e os médicos não?
Porque não há carreira, retaguarda, segurança e parceria estratégica.
 
Como presidente, vou viabilizar a Carreira Médica Nacional do SUS, 
assim como para os  demais profissionais de saúde, e manter um diálogo 
permanente com as categorias, assegurar agências regulatórias regidas
pela meritocracia e pela eficiência para garantir o bom convívio entre
operadoras, prestadores e profissionais da saúde complementar. Também 
vamos criar um programa de financiamento pelo BNDES  para que jovens 
profissionais de saúde tenham acesso a consultórios.
 
O atual governo rompeu com os médicos brasileiros, expondo-os a uma 
tentativa de execração diante da opinião pública brasileira, como se 
bastasse importar médicos cubanos para encontrar as respostas que há 
26 anos o SUS procura. Sabemos  todos que isso é mentira e uma fuga da
 busca de soluções sólidas e duradouras.
 
É preciso dar um basta nessa situação! O Brasil e o nosso sistema de 
saúde exigem mudanças profundas. Introduzimos avanços importantes em 
Minas e conheço os caminhos para a mudança necessária.
 
Por isso, venho pedir o seu apoio, o de seus colegas de trabalho, familiares 
e pacientes.
 
O atual governo faz mal à saúde. Vamos juntos, com diálogo e parceria, 
avançar na construção do sistema de saúde que os brasileiros desejam e merecem.
 
Um abraço fraterno,
Aécio Neves
Para os médicos e pra todas as pessoas que precisam ou vão precisar do sistema 
de  saúde!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AVANÇAM AS CONVERSAS DO INSS PARA DESTRUIR AS EMERGÊNCIAS JÁ SUCATEADAS DO BRASIL

Gestores técnicos do MS e do MPS/INSS estão em fase avançada de conversações para entendimentos a fim de permitir uma ilegalidade ética: Que o médico assistente do SUS seja o próprio perito de seu paciente e possa emitir laudos com "tempos de repouso" que seriam aceitos "automaticamente" pelo INSS. 

Essa semana teve nova rodada de reuniões, mas parece que o Ministro da Saúde ainda não está ciente disso e do impacto que causaria às já abarrotadas emergências do SUS uma eventual liberação de atestado de plantonista para concessão automática de benefício por incapacidade.

Imaginem a cena: Governo anuncia que com mero atestado do pronto socorro ou do ambulatório, você poderá receber dinheiro do INSS. Imaginem a fila nas emergências e nos postos/PSF/UPA após essa notícia ser divulgada.

Imaginem as agressões contra médicos que "se recusem" a dar um atestado a alguém que só conheceram segundos atrás.

Por conta disso em 2010 o Ministério da Saúde já havia se posicionado radicalmente contra essa idéia cretina: http://www.perito.med.br/2013/01/em-2010-ministerio-da-saude-ja.html

Porém a gana de Carneiro e companhia em destruir a perícia médica é infinita. Carneiro deve achar que o PT governará para sempre, pois ao fazer isso está destruindo a própria carreira na qual ele é servidor.

domingo, 5 de outubro de 2014

ANÁLISE: NUNCA O PT ESTEVE TÃO PERTO DE PERDER.

Nos últimos 12 anos a hegemonia petista no poder federal deu a impressão de que eles serão eternos em Brasília, pelo menos enquanto Lula viver.

Porém o surpreendente resultado do primeiro turno deve deixar até o mais otimista dos petistas com barbas de molho. Com resultado 10 pontos acima do que previam os institutos de pesquisas, Aécio Neves bateu 34% contra 42% de Dilma e irão ao segundo turno.

Trata-se do pior desempenho petista em primeiro turno desde Lula-02 e uma redução de 5 pontos em relação à Dilma-10.

Pior: Marina Silva com seus 21% são uma ameaça séria à hegemonia petista a partir de 2015. Isso porque o voto em Marina Silva, após a desidratação que sofreu em setembro com os cruéis ataques petistas à sua imagem, podem ser divididos em 3 tipos de voto:

Voto por admiração pessoal

Voto por mudança

Voto por afinidade programática

Marina Silva e sua equipe já estão desembarcando nas naus tucanas, mesmo que ainda não declaradamente. Quem vota por admiração pessoal tenderá a seguir nulo ou Aécio por protesto contra os ataques sofridos por Marina.


Quem vota por mudança JAMAIS votará em Dilma, esses tendem a virar voto útil contra o PT.


O voto por afinidade programática tende a se dividir: uma parcela mais à esquerda seguirá com Dilma e uma parcela mais à direita seguirá com Aécio.

Sendo mais específico: São Paulo, onde Marina obteve maciça votação (5.7 milhões de votos), Rio Grande do Sul e Brasília tenderão a ir para Aécio. Isso anulará a diferença de votos atuais entre Aécio e Dilma.

Os votos de Minas a Marina devem ir em maioria a Aécio também. Se Aécio conseguir aumentar sua votação no seu Estado, a reeleição de Dilma ficará em xeque.

Isso porque no Rio de Janeiro, onde já houve um empate praticamente, a tendência é a divisão (afinidade programática) e Pernambuco idem, pois a família de Campos irá certamente apoiar Aécio e eles mostraram com a eleição em primeiro turno de seu candidato a Governador, que conseguem transferir votos.

Por isso a margem de expansão de Dilma dessa vez está muito mais apertada que a de Aécio.

Não duvido que o PT estimule o absenteísmo no segundo turno, orientado práticas como a de juntar feriadões e etc para estimular as pessoas a viajarem.

E, como vimos, os institutos de pesquisa vão precisar melhorar o calibre...

Dilma ainda é a favorita, mas vai ter que suar como nenhum petista suou até hoje. Haja bolsa família....

AÉCIO GANHA DE LAVADA EM ARAÇATUBA. PESO POLÍTICO DE GABAS REDUZIDO A PÓ. ATÉ MARINA GANHOU DE DILMA POR LÁ...

Nada boa a situação de Carlos Gabas. Nem no "reduto eleitoral" dele o PT se deu bem, seus candidatos a deputados também foram mal, nunca o PT elegeu tão poucos federais e estaduais. Até o PRB terá mais federais que o PT. Aliás, em Araçatuba, até Marina ganhou de Dilma...



sexta-feira, 3 de outubro de 2014