Para minha total felicidade, diferente de outros lugares onde eu havia trabalhado, no INSS havia um grupo aguerrido, congregado por uma associação forte e respeitada. A tal de ANMP TINHA LIDERADO UMA GREVE DE 3 MESES ! A categoria de peritos havia saído vencedora, com salários bem melhores e com um plano de carreira !!
Nossa, não havia paralelo para estes fatos em nenhuma outra Categoria médica no cenário nacional. Não tive dúvidas, fui ao Congresso de Salvador, ajudei no que me solicitaram a escrever para a carta de Salvador, me apresentei ao Presidente da ANMP, Dr. Eduardo Henrique e me coloquei à disposição para trabalhar pela ANMP.
A partir dali fui Delegada da GEXPOA, sempre presente onde minha ação se fizesse necessária. Infelizmente, Dr. Argolo assumiu a presidência da entidade e não soube compreender como seu perfil melhor ajudava a entidade. Sua personalidade tinha importante papel na ANMP. Mas, definitivamente, não era o papel diplomático e de negociador que ele insistiu em assumir, por vaidade!
De lá para cá, nossa entidade só tem vivido retrocesso. Tivemos que buscar alternativas. Pedi exoneração do cargo delegado da ANMP. Iniciamos a articulação de um grupo de oposiçáo ao autoritarismo e personalismo que se estabeleceram na ANMP, desde que o Dr. Argolo presidiu, sozinho, a entidade.
Foram duas Chapas de oposição, formadas pelo Grupo Perícia Forte. Na primeira Dra. Virgínia Eloy concorria. Como não tinha "tempo de esperar para buscar ideais" e estava atrás de poder, traiu o grupo e aliou-se a Argolo que dizia ser um inimigo terrível, impossível de tolerar ou de buscar aproximação ! Coisas da política...
E política é um vespeiro mesmo! A mesma Virgínia que traiu a Perícia Forte e foi promovida à Direção na Chapa de Argolo, junto com Geílson Gomes, traiu Argolo ! NADA SURPREENDENTE !
Bom, destas manobras todas surgiram a Chapa 3 do colega "tudo eu" Argolo que já esteve 8 anos na ANMP E, me parece, mostrou tudo que tinha a mostrar e a Chapa 1 dos ex-protegidos/traidores de Argolo: Virgínia, Geílson e outros
Ahhh. Faltou Jarbas. E só por um motivo: durante todo este período que compreende 2007 a 2012 ele nunca esteve presente, sempre foi próximo da gestão do INSS E MPS e não dos peritos e da luta associativa. Simples assim. Agora, por amizade com Dra. Virgínia e Carlos Eduardo Gabas, tenta presidir a ANMP. Estas amizades e proximidades com o Governo parecem ao grupo da Chapa 2 um tanto perigosas, pois no campo da representação de classe/categoria não há de se falar em "amizade com o governo", não é mesmo ?ALGUM DOS COLEGAS PERCEBE SINAL DE AMIZADE DO GOVERNO COM OS PERITOS ? Negociação, respeito e diálogo não se confundem com amizade...
Já a Chapa 2 é formada por um grupo unido, que tem procurado valorizar as qualidades de seus membros e neutralizar seus defeitos como sempre coloca o candidato a Presidente e parceiro Ricardo Abdou.Tentamos buscar o melhor de cada um dos membros. Todos temos contribuido com alguma parte. Uns falam melhor, outros escrevem melhor. Outros estudam. E assim vamos crescendo e adquirindo experiência. Estamos sempre nos auto-criticando, tentando cortar as vaidades exacerbadas que rondam qualquer grupo humano e promovendo a sinceridade nas nossas relações. E, INCRÍVEL ! Temos conseguido !
Assim, podemos seguir com uma grande liberdade de ação e informação, sabendo que nosso bem mais precioso é a proximidade entre os colegas e a capacidade de ouvir uns aos outros e nunca deixar de aprender.
ISTO É UM GRUPO E É NISTO QUE ACREDITO.
VOTO CHAPA 2 QUE NÃO TEM DONO E NÃO É DE NINGUÉM, POIS É MINHA TAMBÉM !

Nenhum comentário:
Postar um comentário